Porque fevereiro tem 28 dias na Bíblia?

Perguntado por: rmoraes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

O ano começava em março e terminava em fevereiro, sendo que os meses tinham 29 ou 30 dias. Fevereiro, que era considerado de mau agouro por ter seu nome derivado de Februus, deus etrusco da morte, ficou com apenas 28 dias.

Ouça também no Spotify! Sabe-se que o ano tem duração de 365 dias e os meses têm 30 ou 31 dias, sendo somente fevereiro com 28. Mas, de 4 em 4 anos, ocorre um ano bissexto, com 366 dias de duração (um dia a mais em fevereiro).

Em 1235, Sacrobosco publicou no livro De Anni Ratione a especulação de que o imperador César Augusto retirou um dia do mês Fevereiro e o colocou em Agosto, assim nomeado em sua homenagem, para não ficar atrás dos 31 dias que o mês de Julho possuía em homenagem a Júlio César.

DIA MUNDIAL DAS DOENÇAS RARAS

O DIA MUNDIAL DAS DOENÇAS RARAS SERÁ COMEMORADO NESTE ANO EM 28 DE FEVEREIRO. MAIS DE CEM PAÍSES PROMOVEM EVENTOS PARA CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE SOBRE ESSAS ENFERMIDADES E COMO TRATÁ-LAS.

Registro no cartório
A data de nascimento, sendo a pessoa nascida dia 29/02, sai como este dia mesmo.

Fevereiro: Por volta de 690 a.C., Numa Pompilius transformou um período de celebração no final do ano em um mês próprio, em homenagem ao festival Februa (festival da purificação). É assim que o nome de fevereiro chegou.

Ano bissexto é chamado o ano que tem 366 dias, ou seja, um dia a mais que o normal (365 dias), o dia 29 de fevereiro. O termo bissexto faz referência ao duplo seis na quantidade de dias desses anos (366). Segundo a regra, no ano bissexto é incluído um dia extra no final do mês de fevereiro, que passa a ter 29 dias.

Mas por que isso acontece? O ano é o tempo que a Terra demora a dar uma volta em torno do sol: 365 dias e cerca de 6 horas – na verdade são 5 horas 48 minutos e 46 segundos. Essas horas acumulam-se, e então a cada quatro anos temos um dia a mais (24 horas).

O primeiro calendário solar surgiu com os egípcios por volta de 3000 a.C., com uma medição de 365 dias. Atualmente seguimos o chamado calendário gregoriano, que foi criado em 1582 pelo Papa Gregório XIII (1502 – 1585) — daí o nome “gregoriano”.

Principais datas comemorativas do mês de fevereiro:

  • Carnaval.
  • Quarta-feira de Cinzas.
  • Dia de Iemanjá – 02 de fevereiro.
  • Dia de São Valentim – 14 de fevereiro.
  • Promulgação da 1ª Constituição Republicana – 24 de fevereiro.

Este dia a mais é acrescentado, porque um ano não tem 365 mas sim 365,25 dias. Ao acrescentar um dia ao ano cada 4 anos este problema fica resolvido. Qualquer ano divisível por 4 é um ano bissexto, como 2016, 2020, 2024, 2028.

Após a morte de César, os anos bissextos passaram a ser contados a cada três anos. O imperador Augusto, sobrinho e sucessor de Júlio, decidiu abolir o dia extra entre os anos 12 a.C. e 8 d.C. E ainda faria mais uma reformulação. O fato é que Augusto era, digamos, um pouco ciumento.

O ano começava em março e terminava em fevereiro, sendo que os meses tinham 29 ou 30 dias. Fevereiro, que era considerado de mau agouro por ter seu nome derivado de Februus, deus etrusco da morte, ficou com apenas 28 dias.

Foram os egípcios de Alexandria que, há mais de 2.200 anos, tiveram a idéia de, a cada quatro anos, adicionar um dia a mais ao calendário, para compensar as seis horas restantes (um arredondamento das 5h48m46s). Dá um dia certinho, que a cada quatro anos aparece na folhinha como o dia 29 do mês de fevereiro.

O governo Sarney implementou, em 28 de fevereiro de 1986, um plano de combate à inflação que ficou conhecido como Plano Cruzado, o nome da nova moeda brasileira que substituiu o cruzeiro.

Romão, abade. Eremita do século V, Romano subiu ao maciço de Jura, na França, levando consigo a Bíblia e ferramentas de trabalho.

O Dia Nacional do Livro Didático é comemorado anualmente em 27 de fevereiro, no Brasil.

De acordo com a médica, o bebê que nasce no dia 29 de fevereiro deve ser registrado nessa mesma data. "Os pais não podem escolher a data de registro do bebê, eles devem registrar a criança no dia em que ela nasceu, ou seja, de acordo com o que diz a lei da declaração de nascido vivo.

Em contrapartida, os meses de outubro, novembro e dezembro são tidos como os meses em que nascem menos bebês. A diferença é bem expressiva. De 1997 a 2017, houve 17% mais partos em março, o recordista de nascimentos, do que em dezembro.