Porque fevereiro é o mês mais curto do ano?

Perguntado por: uviana . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Foram os egípcios de Alexandria que, há mais de 2.200 anos, tiveram a idéia de, a cada quatro anos, adicionar um dia a mais ao calendário, para compensar as seis horas restantes (um arredondamento das 5h48m46s). Dá um dia certinho, que a cada quatro anos aparece na folhinha como o dia 29 do mês de fevereiro.

Ano bissexto: o ano em que fevereiro tem 29 dias
Para corrigir a diferença que é acumulada com o tempo, adotou-se nesse período o ano bissexto, com um dia a mais a cada quatro anos, inspirado no calendário egípicio que já utilizava esse recurso.

Fevereiro

Fevereiro é também o mês mais curto do ano: dura 28 dias. Porém, a cada quatro anos, sua duração é de 29 dias, os chamados anos bissextos, que ocorrem para ajustar o ano civil com o ano solar.

A inclusão de um dia foi feita para aproximar o calendário ao movimento de translação da Terra, tempo que o planeta leva para dar a volta no Sol, que é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Essas horas que ultrapassam os 365 dias são compensadas a cada quatro anos, no dia 29 de fevereiro.

Ano bissexto é chamado o ano que tem 366 dias, ou seja, um dia a mais que o normal (365 dias), o dia 29 de fevereiro. O termo bissexto faz referência ao duplo seis na quantidade de dias desses anos (366). Segundo a regra, no ano bissexto é incluído um dia extra no final do mês de fevereiro, que passa a ter 29 dias.

Foi então que Numa Pompilius, segundo rei de Roma, teve uma ideia. Como números pares eram considerados de mau agouro na Roma antiga, ele removeu um dia de todos os meses com 30 dias.

Fevereiro - Mês dedicado ao deus da purificação dos mortos, Februa, a quem os romanos ofereciam sacrifícios para expiar as faltas cometidas durante todo o ano. Março - Homenagem a Marte (Martius), deus da guerra.

Fevereiro vem de Februs, um antigo deus dos mortos. Dedicaram esse mês a um Deus tão temido para ganhar seus favores. Março vem de Marte, originalmente deus da agricultura e fertilidade, como já dito, mas que depois passou a ser deus da guerra e da valentia.

4 de fevereiro: Dia mundial do câncer. 14 de fevereiro: Dia de São Valentim. 21 de fevereiro (data móvel e ponto facultativo): Carnaval. 24 de fevereiro: Promulgação da Primeira Constituição Republicana.

Fevereiro é o segundo mês do ano pelo calendário gregoriano e pelo seu antecessor, o calendário juliano, e era o décimo-segundo e último mês no calendário lunissolar romano extinto em 46 a.C. (à época chamado de Februário).

Outubro é o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março.

Os 10 dias de atraso foram abruptamente retirados do calendário gregoriano. Os dias entre 5 e 14 de outubro de 1582 simplesmente não existiram. As pessoas foram dormir na quinta, 4 de outubro e acordaram na sexta, dia 15. Imaginem a confusão.

O mês de agosto conta com 31 dias e muito se fala que este é o mês mais longo do ano, então aproveitando essa deixa, iremos destacar o que este grande mês é dedicado e é através dele que temas importantíssimos são discutidos e aprofundados em todo o mundo.

30 de fevereiro

Costuma vir reforçada com “à tarde”, no final da locução, assim; Dia de São Nunca, à tarde. Seria como um 30 de fevereiro, embora, historicamente, já tenha existido a data 30 de fevereiro. Corresponde a expressões como “quando as galinhas tiverem dentes” ou “nem que a vaca tussa”.

Como o dia 29 de fevereiro só acontece a cada quatro anos, a pessoa, no fim, tem que escolher uma data para comemorar nos anos que não são bissextos. Ou seja, o bolo e o “Parabéns pra você” ficam para o dia 28 de fevereiro ou 1. ° de março nesses anos.

O dia 31 de fevereiro (AO 1945: 31 de Fevereiro) é uma data fictícia usada para um evento imaginário, como, por exemplo, o dia de São Nunca.