Porque feijão chama carioca?

Perguntado por: vmodesto4 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

A cor do feijão é a mesma de uma raça de porco caipira, chamada carioca, bastante comum na época e famosa por suas listras espalhadas no corpo. Vendo a semelhança, o agricultor decidiu homenagear o novo feijão com o nome do animal. E, assim, um feijão bege descoberto em SP recebeu o nome de carioca.

No Rio de Janeiro o feijão preto é o grande preferido, pois constitui o ingrediente basilar da feijoada, prato do séc. XIX, muito apreciado pelos cariocas. Mas o feijão preto não é consumido largamente no país, pois representa apenas 20% da produção brasileira.

Curiosamente, a cor é a mesma de uma raça de porco caipira, chamada carioca, muito comum na época. O carioca era um porco gordo e bege, que tinha essas listras espalhadas pelo corpo. Vendo isso, o produtor decidiu homenagear o novo feijão com o nome do animal. Simples assim.

A hipótese mais provável talvez seja de que o mesmo tenha surgido na Mesopotâmia, por volta de 7000 anos a.C. De fato, o feijão fez parte da alimentação humana desde as primeiras civilizações. No Egito o mesmo era considerado um símbolo da vida.

Feijão-carioca

Feijão-carioca, o queridinho dos brasileiros
O feijão-carioca pertence à espécie Phaseolus vulgaris L. Considerado o preferido dos brasileiros, o feijão tipo “carioca”, também conhecido como “carioquinha”, é o mais cultivado e consumido no Brasil.

feijão azuki

Opte pelo o feijão azuki
Se você ainda sofre bastante com o desconforto intestinal ocasionado pelo feijão carioca tradicional, opte pelo feijão azuki, por menor quantidade desses oligossacarídeos, assim, diminuirão os gases.

O valor nutricional dos dois tipos de feijão é bem parecido, mas o preto possui mais ferro, cálcio e carboidratos que o carioca. Por conta disso, ele pode ser uma boa opção para pessoas que querem evitar ou estão com anemia, problema causado pela falta de ferro.

Além disso, tanto o feijão carioca quanto o preto contém minerais como ferro, zinco, cálcio, fósforo, potássio, cobre e manganês. Mas mesmo com todos esses benefícios compartilhados, o feijão preto ganha a disputa, por ter mais ferro, cálcio e carboidrato.

As leguminosas que produzem mais flatulência são: o feijão comum/carioca/preto/pinto (Phaseolus vulgaris), feijão branco (Phaseolus vulgaris), favas (Phaseolus lunatus) e os grão de soja integrais.

Feijão roxinho
De cor avermelhada, o feijão roxinho tem textura macia e dá bom caldo. É muito consumido em São Paulo e Minas Gerais.

Feijão Preto

Feijão Preto
– é muito usado na feijoada e é um dos mais potentes por conter altos índices de ferro, o mineral que auxilia no combate à anemia.

Atualmente, o feijão carioca é o mais consumido do Brasil. Porém, não é o mais famoso em quatro estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

No período colonial (século XVI – século XVIII), os nascidos na capitania do Rio de Janeiro eram conhecidos por “carioca”, devido ao Rio Carioca, que era o rio que fornecia água potável à população (aqueles que “bebiam das águas do Carioca”).

Martin Afonso de Souza

Em 1532, o explorador Martin Afonso de Souza trouxe o animal ao Brasil. 9. A domesticação dos porcos foi muito mais rápida na China do que na Europa. Lá, esses animais já eram mantidos presos em recintos desde o período Neolítico.