Porque fecharam o Carandiru?
A mega-rebelião resultou em 16 presos mortos, além de familiares de presos feridos em circunstâncias um pouco confusas. A Casa de Detenção fechou suas portas em meados de Setembro de 2002, após 46 anos de funcionamento, e no dia 9 de Dezembro de 2002, os pavilhões 6, 8 e 9 foram implodidos.
O que existe hoje no lugar do Carandiru?
Atualmente, é possível agendar visitas guiadas ao local e conhecer a história do presídio que, em seu “auge”, abrigou mais de 8 mil detentos. Para marcar a visita, é só acessar o site http://www.etecpj.com.br/memoria/ e clicar em “agende sua visita”.
O que aconteceu com os sobreviventes do Carandiru?
Atualmente, os sobreviventes da matança carcerária de 1992, no Complexo Penitenciário do Carandiru, na Zona Norte de São Paulo, continuam sem algumas respostas.
Qual foi a maior chacina do Brasil?
Massacre do Carandiru: 30 anos da maior chacina numa prisão brasileira - Episódio causou a morte de 111 detentos, repercutiu mundialmente e acabou servindo como discurso para união e "profissionalização" de presos, base do estatuto do PCC, maior facção criminosa do país.
Porque o Carandiru tem esse nome?
Conforme se verifica da obra Estação Carandiru, escrita por Drauzio Varella (1999), a Casa de Detenção estava situada no bairro chamado Carandiru, por isso o seu nome, a dez minutos da Praça da Sé, em São Paulo/SP.
Quem era o líder do Carandiru?
"Se o comandante do Carandiru [coronel Ubiratan Guimarães] estivesse vivo, eu daria", comentou o presidente em 2019. O coronel Ubiratan Guimarães, então comandante da Polícia Militar de São Paulo, foi assassinado em 2006.
O que aconteceu com os policiais do massacre do Carandiru?
Dos 74 policiais militares que foram identificados e acusados pelo assassinato de 111 homens dentro da Casa de Detenção, 47 se aposentaram pelo governo paulista, cinco morreram, 11 pediram exoneração, dois foram expulsos da corporação, um foi exonerado e oito não recebem aposentadoria pela Polícia Militar, mas não ...
O que mudou depois do Carandiru?
A área da antiga Casa de Detenção abriga agora o Parque da Juventude. Ao implodir os pavilhões 6, 8 e 9 do Carandiru, em 8 de dezembro de 2002, o então governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que era “um dia histórico” e representava “uma virada no sistema penitenciário”.
Quem foi condenado pelo Massacre do Carandiru?
Julgamentos. A responsabilidade pela ação policial só começou a ser julgada quase dez anos depois. Em 2001, o coronel Ubiratan Guimarães, que comandou a operação no Carandiru, foi condenado a 632 anos de prisão pela morte de 102 dos 111 prisioneiros do complexo penitenciário.
O que funciona no antigo Carandiru?
Atualmente o local abriga instituições educacionais e de cultura, o Parque da Juventude e a Biblioteca de São Paulo. E, em dois pavilhões reformados, foram criadas duas escolas técnicas estaduais, a ETEC de Artes e a ETEC Parque da Juventude.
Quantos presos tinham no Carandiru no dia do massacre?
No dia do massacre, o Carandiru abrigava 7.500 detentos, quase o dobro de sua capacidade. A invasão do presídio contou com 330 PMs, além de cães e cavalos, e embora a justificativa para as 111 mortes tenha sido legítima defesa, nenhum policial morreu.
Quantas pessoas realmente morreram no Massacre do Carandiru?
Em 2 de Outubro de 1992, ocorreu o episódio que ficou marcado como o Massacre do Carandiru. O estado de São Paulo afirmdeixando 111 detentos mortos, segundo o Estado de São Paulo.
Como era a vida no Carandiru?
A penitenciária do Carandiru era aberta à visitação pública e chegou a ser considerada um dos cartões postais da cidade de São Paulo. É somente a partir de 1940 - quando a penitenciária excedeu sua lotação máxima - que ela começa a passar por sucessivas crises e brigas.
Qual foi o maior genocídio da história?
o Holocausto
Foi o caso do governo nazista que promoveu uma política para exterminar os judeus, fazendo o mais famoso genocídio da história, o Holocausto.
Qual a diferença entre chacina e massacre?
Assassínio em massa ou assassinato em massa, também chamado de massacre ou chacina, é o ato de assassinar, simultaneamente ou em curto período de tempo, um grande número de pessoas. Pode ser cometido por indivíduos ou organizações.
Qual cantora cantou no Carandiru?
Rita Cadillac
A multidão eufórica de presos no pátio da Casa de Detenção, no Complexo do Carandiru, veste calças beges e canta "É Bom Para o Moral". No palco, a cantora e dançarina carioca Rita Cadillac sorteia um detento aleatório para ir à frente e tirar a calcinha da ex-chacrete com a boca.
O que significa a palavra Carandiru?
Carandiru – Vegetação falsa companheira, parasita de árvores. Também era o nome do córrego que passava pela região. Cupecê – Existem poucos registros sobre sua origem ou significado. O mais difundido fala em ribeirão da cidade de São Paulo que, hoje, já está coberto.
Quantos foram os sobreviventes do Carandiru?
Na chacina que ocorreu há 30 anos, policiais militares invadiram o pavilhão 9 da Casa de Detenção, nome oficial do presídio na zona norte de São Paulo. Mataram 111 detentos e obrigaram sobreviventes a carregarem os corpos. Para não virar um deles, Godoy teve que se fingir de morto entre os cadáveres.
Porque Zico matou Deusdete?
O uso exagerando de drogas levou o Zico a matar seu amigo de infância, Deusdete, pelo simples fato de que ele havia proibido o uso de drogas na cela, o que levou Zico ao desespero. Por isso, a pena para o Zico foi à morte.
Quantos massacres em escolas no Brasil?
Ao todo, 52 pessoas foram assassinadas em atentados em instituições de ensino brasileiras desde 2011, sendo 7 no somente no último ano. Ao longo do último ano, a frequência de ataques a escolas cresceu no Brasil, com 5 ataques fatais registrados desde setembro de 2022 até abril de 2023.
Em que ano foi a demolição do Carandiru?
8 de dezembro de 2002
No caso do Carandiru, demolir foi uma escolha. Os pavilhões 6, 8 e 9 foram os primeiros, em 8 de dezembro de 2002, e a implosão ganhou ares de espetáculo, transmitida como o fim de uma era. Os pavilhões 2 e 5 foram demolidos três anos depois, em julho de 2005.