Porque fazer ultrassom menstruada?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

A paciente pode realizar o ultrassom durante a menstruação, já que isso não interfere na realização ou resultado do exame. No entanto, recomendamos que os exames de ultrassom de rotina sejam realizados após a menstruação para o seu conforto.

De preferência, realizar este exame entre o 5o e 12o dias do ciclo menstrual (o dia em que a menstruação começa é o 1o dia do ciclo). Chegar 15 minutos antes do exame.

Depende do que o médico deseja visualizar e diagnosticar durante o exame. De uma maneira geral deve ser realizado logo após terminar a menstruação, mas se quisermos realizar a Contagem dos Folículos Antrais do ovário deve-se realizar até o quinto dia da menstruação.

Pode fazer ultrassom do abdomen total menstruada? Para Ultrassonografia de abdômen total não há problema. No caso da Ultrassom endovaginal que o recomendado é aguardar o término da menstruação.

O exame não tem contraindicações, a mulher pode fazer o exame estando menstruada e não há preparação nem cuidados posteriores necessários. A mulher volta às suas atividades cotidianas normalmente.

Pode ter relação antes de fazer ultrassom? Sim, o exame pode ser realizado normalmente após a relação sexual. Além disso, após o procedimento, não é necessário aguardar nenhum período para ter relações.

Algumas mulheres pensam que é obrigatório depilar a área íntima antes do exame. No entanto, a presença ou ausência de pelos não interfere na sua realização. Os pelos pubianos não são anti-higiênicos.

Evitar bebidas alcoólicas, frituras e alimentos que produzam gases na véspera do exame (refrigerantes, laticínios, feijão, repolho); Fazer jejum absoluto de no mínimo 8h no dia do exame, sendo a última refeição leve; (em caso de uso de medicamentos estes devem ser ingeridos com água); Não fumar antes do exame.

Para a Ultrassonografia Pélvica via Abdominal, é necessário estar de bexiga cheia (tomar de 4 a 6 copos de água 1 hora antes do exame). Usar roupas confortáveis.

Essa dúvida é comum porque o transdutor do ultrassom é inserido no canal vaginal para obter as imagens. Isso pode causar um leve incômodo em forma de pressão no abdome ou na bexiga, mas não é normal que o procedimento cause dor.

Evitar bebidas alcoólicas, refrigerantes, leites e derivados, feijão, repolho, alimentos muito gordurosos, como frituras e processados, ou que aumentem a produção de gases no dia que antecede o exame; Jejum absoluto de no mínimo oito horas; Estar com a bexiga cheia na hora do exame.

Ultrassonografia transvaginal – a análise das imagens permite ao médico averiguar se há presença de cistos nos órgãos da região pélvica. Este exame pode ser tradicional ou com preparo intestinal prévio, o que facilita a pesquisa dos focos de endometriose.

A ultrassonografia pélvica é um exame diagnóstico não invasivo importante para avaliar estruturas pélvicas femininas, possibilitando a visualização do útero, colo uterino, vagina, tubas uterinas e ovários.

O sangramento em pequena quantidade pode ocorrer durante a realização do ultrassom. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.

Alimentação normal até 08 horas antes do exame, INCLUSIVE PODE TOMAR CAFÉ DA MANHÃ NORMAL, DESDE QUE ATÉ 08 HORAS ANTES DO EXAME. Após este horário dieta líquida sem gordura (PODE INGERIR: água, chá, suco ou refrigerante) até 02 horas antes do horário marcado para o exame.

As mulheres podem realizar exame de sangue ou qualquer tipo de exame durante o período menstrual. Mas é importante informar ao médico em que período do ciclo o exame foi realizado, pois há variação de hormônios que precisam ser levadas em conta durante a avaliação dos resultados.