Porque fazer a bioimpedância?

Perguntado por: ulopes . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.3 / 5 12 votos

Para o que serve e como funciona o exame de bioimpedância? Muito solicitado em academias e pelos nutricionistas para auxiliar no diagnóstico geral de saúde, o exame de bioimpedância avalia a composição corporal do organismo, a fim de identificar ganhos ou perdas de acordo com o plano de treino ou da dieta.

Desvantagens: a ausência de pontos de corte para diagnósticos, escassez de protocolos clínicos e concordância em sua utilização e utilização limitada em situações com edema excessivo.

Em mulheres, a faixa normal para água corporal varia de 45 a 65%. Para homens, de 50 a 65%. Em relação à distribuição da água corporal, as faixas normais são de 43% de água extracelular (ECW), correspondendo à água transcelular, intersticial, linfa e plasma; e 57% de água intracelular (ICW).

A avaliação de bioimpedância prescrita por médicos ou outros profissionais é indicada, sobretudo, para o acompanhamento da evolução de regimes nutricionais destinados tanto à perda de peso quanto ao ganho de massa magra. Assim, ela pode ser indicada para um paciente com quadro de obesidade, por exemplo.

O exame de bioimpedância encontrado em clínicas custa de R$ 90 a R$ 180. Na Smart Fit, é possível realizar o primeiro gratuitamente. E assinando o pacote de Bioimpedancias do Smart Fit Nutri, realizar uma por mês muito mais em conta.

CAFÉ, CHÁ, ÁLCOOL E OUTROS Não ingerir café, chás, álcool, bebidas efervescentes, bebidas energéticas ou diuréticos durante as 24 horas antecedentes à avaliação.

Não realize atividade física intensa e não tome sauna. Não estar em período menstrual (mulheres). Não estar febril no dia do teste. Urine pelo menos 30 minutos antes da realização do exame.

O considerado excelente costuma ficar abaixo de 12%. Na faixa de 12% a 17%, é considerado um nível bom ou ótimo. “Já acima de 22% prejudicial à saúde”, alerta Cilla. Na verdade, para ambos, se o índice apontar mais do que 22% é preocupante porque pode desencadear vários problemas de saúde.

Porém, a bioimpedância trabalha com uma margem de erro de 2 a 3% para a porcentagem de gordura corporal, de acordo com alguns estudos.

5Não conduzir o teste após o banho ou sauna. A transpiração causa mudanças temporárias na composição corporal. Tomar o banho no mínimo 1 hora antes do teste.

Não realize atividade física intensa no dia anterior ao exame. Para a preparação para o exame de bioimpedância é recomendado não realizar atividades físicas no período de 12 horas que antecedem o exame.

De 18 a 35 anos: de 40 a 44% de massa muscular; De 36 a 55 anos: de 36 a 40% de massa muscular; De 56 a 75 anos: de 25 a 32% de massa muscular; De 76 a 85 anos: menos de 31% de massa muscular.

A Bioimpedância é um exame destinado à avaliação da composição corporal, estimando a massa magra, gordura corporal, água corporal total, e outros parâmetros auxiliares. O exame é realizado na sala de coleta do Check-up e tem duração média de 5 minutos.

Existem três tipos de exame de bioimpedância, o segmentar, o regional e o total, que se referem respectivamente á: Bioimpedância segmentar: um exame mais detalhado, onde cada membro é avaliado separadamente.

Você sabe o que é bioimpedância? Realizado através de eletrodos, esse exame visa analisar a composição corporal, identificando o percentual de massa muscular, de ossos e de gordura no organismo. No Parque Esportivo da PUCRS todos os alunos matriculados na Academia podem realizá-lo.

Conforme a médica diz, não existe uma recomendação formal de se ter um aparelho de bioimpedância em casa, por terem baixa precisão na avaliação, especialmente quando se tem acesso a equipamentos mais tecnológicos na academia ou na clínica do profissional que acompanha o indivíduo.

Como métodos para avaliar a gordura visceral podem ser utilizadas a bioimpedância, a ultrassonografia (US), a tomografia computadorizada (TC), a ressonância magnética (RM) e a densitometria com medida da gordura (DEXA).

Só que existe uma verdade indiscutível: o seu corpo não é feito por números. Os números nunca definiram ninguém e, se tratado do nosso corpo, a bioimpedância pode sim ter impressões erradas sobre quem somos.

Água entre 2 a 4 horas antes do exame. NO DIA DO EXAME: 1. Estar com roupas leves (Não vir de calça jeans).