Porque falar muito pouco é errado?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Não há nada errado com a expressão “muito pouco”. Trata-se de um par de advérbios em que o primeiro intensifica o segundo, dando-lhe grau superlativo. “Muito pouco” equivale a “pouquíssimo”.

No caso do comparativo de superioridade, quatro adjetivos não aceitam o uso do advérbio “mais”. São eles: “grande”; “pequeno”; “bom”; “ruim” (não se fala “mais grande” nem “mais bom”, por exemplo).

Tanto é correcto dizermos muito mais coisas, como muitas mais coisas. a) Em muito mais coisas, o elemento muito encontra-se ligado ao advérbio mais para o intensificar. É, pois, um advérbio. b) Em muitas mais coisas, o elemento muitas está ligado a coisas para avultar a maior quantidade dessas coisas.

As formas "melhor" e "pior" são intensificadoras. No grau comparativo de adjetivos, elas têm plural. Assim: "Alguns textos são melhores (isto é, mais bons) ou piores (isto é, mais maus) que outros". Mas, no grau comparativo de superioridade de advérbios, essas formas se manterão invariáveis.

Com baixa estatura: 1 baixo, anão, nanico, tacanho, miúdo. Que tem um tamanho reduzido: 2 estreito, apertado, minúsculo, ínfimo, acanhado, estreitado, encurtado, exíguo, modesto, humilde.

A redundância, também chamada de pleonasmo vicioso, ocorre de maneira não intencional no discurso. Porém, quando se usa um pleonasmo propositalmente para reforçar algum sentido no enunciado, trata-se de uma figura de linguagem.

A redundância é conceituada por um excesso de palavras que trazem a mesma ideia, caracterizada geralmente como pleonasmo ou tautologia. Pleonasmo (de pleos, em grego, que quer dizer abundante) é o emprego de palavras desnecessárias ao sentido da expressão tanto do ponto de vista sintático quanto do significado.

As expressões de quantidade, medida, peso, valor, tempo — como é muito, é pouco, é suficiente, é caro, é barato — são invariáveis.

Os 6 idiomas mais difíceis de aprender se você fala português

  • 6 – Russo. Esse idioma europeu com cerca de 166 milhões de falantes nativos faz parte da ramificação leste da família eslava. ...
  • 5 – Vietnamita. ...
  • 4 – Coreano. ...
  • 3 – Japonês. ...
  • 2 – Mandarim. ...
  • 1 – Árabe.

A frase com "menos bom" é a que soa menos natural das três. Parece uma forma pouco idiomática de evitar a possível conotação negativa de "pior". Existe uma implicação de que a qualidade do À Fartazana é, se não alta, pelo menos não baixa. A terceira frase, com não é tão bom, é já mais idiomática.

Perceba que nesse caso a palavra MAS pode ser substituída pelas palavras PORÉM, TODAVIA, CONTUDO... Já a palavra MAIS (com i) é usada, principalmente, para indicar o aumento da quantidade ou de intensidade. Ela é a menina mais bonita da sala. Note que a palavra MAIS nesse caso é o contrário de menos.

Arrogante
Um indivíduo que age de forma prepotente, soberba. Para usar uma expressão popular, o arrogante é aquele que “se acha”, demonstrando superioridade, orgulho excessivo e desprezo pelas outras pessoas.

De acordo com a norma padrão da língua portuguesa, a maneira de grafar corretamente a frase é "Estamos muito felizes". Essa dúvida surge devido a um questionamento comum ao iniciar a escrita da oração: "felizes" concorda com "estamos" ou "muito". O adjetivo "felizes" concorda com o sujeito oculto "nós" ("nós estamos").

01: Giria policial para definir pessoa doida, com distúrbios mentais.

Em nenhum: não existe essa de português mais ou menos correto. “Já circulou pelo Brasil o mito de que era no Maranhão”, diz o linguista Marcos Bagno, da Universidade de Brasília. “Mas toda variedade linguística é correta na medida em que satisfaz às necessidades de comunicação da comunidade que a utiliza.”

A gramática normativa recomenda que, antes dessa forma nominal do verbo, deve-se utilizar “mais bem” e “mais mal”.

A altura está relacionada a fatores genéticas, em geral, pessoas que tem pais mais altos costumam crescer mais. Já pessoas com pais mais baixos costumam ter baixa estatura. Portanto, mais pessoas com baixa estatura na verdade não tem problema nenhum.