Porque falamos o nome do ex?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

“Embora algumas pessoas possam pensar que ser chamado pelo nome de um ex é um sinal de que ainda podem querer estar com um ex, raramente é o caso e muitas vezes é apenas associação e lembrança de fortes emoções e sentimentos”, acrescenta Ness Cooper.

Seu cônjuge fala da/o ex com muita naturalidade quando, por algum motivo, sente vontade de comentar algum detalhe que tenha algum significado. De fato, é possível que esta comunicação seja sintoma de transparência e confiança que seu parceiro mostra ao evitar a opção oposta: ocultar a informação. Quer te valorizar.

Chamar alguém pelo nome parece banal. Mas é, no fundo, uma homenagem ao interlocutor. Aos ouvidos de quem nos escuta, significa nada menos do que "você é único". Quem quer presentear o outro com esse reconhecimento sabe que precisa se esforçar.

Valorizem o presente
É importante valorizar o presente e as experiências compartilhadas no relacionamento atual. Crie novas memórias e momentos especiais juntos, assim, a importância da ex se tornará menos presente e a ligação emocional entre vocês se fortalecerá.

No que compete a indivíduos com os quais não se tem muito contato ou afinidade, a troca de nome acontece porque, em geral, pode ter faltado compreensão quanto à pronúncia ou falta de atenção.

Não é incomum encontrar homens e mulheres que seguem em contato com seus ex-parceiros, principalmente se o término do relacionamento é recente, eles ficaram muito tempo juntos ou mantêm um relacionamento amigável. Às vezes, o contato é inevitável. Mas, em outros casos, pode incomodar e muito o atual.

Como em todos os conflitos de casal, o principal é poder falar com franqueza. Se há uma atitude que incomoda ou causa insegurança, o que se deve fazer é comentá-la abertamente. É sobre dizer a essa pessoa como nos sentimos quando ouvimos constantemente os casos de amor que ela teve antes.

A logorréia ou logomania é um transtorno comunicativo em que a pessoa fala compulsivamente e tem um discurso incoerente. A logomania pode ser considerada tanto um transtorno quanto um sintoma de um outro transtorno. Ademais, pode ser considerada uma sequela de algum tipo de lesão cerebral.

Indica também um tratamento informal, usado como vocativo, como cara, camarada, amigo e companheiro, não sendo necessário nomear a pessoa com quem se fala.

Um nome pessoal ou nome completo é o conjunto de nomes pelos quais um indivíduo é conhecido e que pode ser recitado como um grupo de palavras, entendendo que, juntos, eles todos se relacionam com esse indivíduo.

Não tem nada a ver com memória ruim, envelhecimento ou preterimento em relação a alguém; a confusão é resultado da forma como o nosso cérebro categoriza nomes. É como se tivéssemos na nossa cabeça pastas especiais para guardar os nomes de amigos e familiares.

One for the Money. no IMDb. One for the Money (em inglês).

Se o seu ex-namorado esteve com alguém durante muito tempo depois de terminarem a vossa relação, o facto de ele mandar mensagem pode significar que ele também terminou a relação com a pessoa com quem estava. É normal que quando uma pessoa se sente em baixo procure formas de se sentir bem novamente.

Ela está mostrando carinho e apreço por você. Isso é apropriado especialmente se vocês estiverem em um relacionamento romântico; Ela está usando “amor” como um termo carinhoso, como chamar alguém de “querido” ou “docinho”; Ela usa o termo para mostrar fortes sentimentos por você.