Porque falam frango a passarinho?

Perguntado por: efrutuoso . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 19 votos

Em países europeus, como a Itália, antigamente as pessoas tinham o hábito e a cultura de consumir aves selvagens pequenas. Não à toa, o galeto é uma dessas aves menores que era muito consumida. E as pessoas então continuaram associando e adequando esse preparo aos dias atuais, como frango a passarinho.

O frango a passarinho é composto por cortes de frango (dorso, pescoço, coxas, sobrecoxas, asas e peito), soltos e congelados individualmente! A embalagem e os pedaços geram mais praticidade aos seus dias, você pode consumir o necessário e guardar o restante para outro momento.

Sendo assim, bife à milanesa é escrito com crase, assim como filé à francesa, tutu à mineira, churrasco à gaúcha ou arroz à grega. Mesmo assim, é preciso ficar atento para não cair em pegadinhas, como bife a cavalo ou frango a passarinho. "Nesses casos, a crase não é aceitável porque não tem um estilo 'à passarinho'.

- indivíduo volúvel em gostos e interesses, que está sempre mudando de opinião ou de partido; - indivíduo fútil, que demonstra falta de seriedade em seus atos. Do latim “gallus”, ave doméstica ou selvagem, macho da galinha.

pollo {m.}

O empresário Wesley Batista pode orgulhar-se de ter transformado o JBS, que já exibe o título de maior produtor de carne bovina do mundo, também no maior em frangos, com 12,5 milhões de aves abatidas diariamente.

Em resumo, frango a passarinho são pequenos cortes de frango, temperados com ingredientes variados e depois fritos por imersão. E antes que pergunte, não existem cortes específicos ou receitas tradicionais, cada estabelecimento dita as regras. Há quem tempere apenas com sal e pimenta-do-reino.

Até agora, a origem do frango domesticado permaneceu em debate, embora muitos no campo tenham suspeitado que começou em algum lugar na China (por volta de 7500 aC) e envolveu uma ou mais subespécies de pássaros vermelhos da floresta.

É um petisco clássico das cantinas italianas, popularizado no Brasil na década de 1950. Por ser fácil de comer – basta usar as mãos –, também é muito bem-vindo pelas crianças, que muitas vezes são introduzidas ao consumo de carne por meio do frango a passarinho.

O frango é o galo jovem, portanto a franga é a galinha jovem. Só que, na hora de comprar, vira tudo frango mesmo. Na fase adulta, a galinha ganha popularidade nos pratos. Se ela foi criada em granja, tem a carne macia, clara e sabor mais discreto.

Frango de academia
A princípio, frango seria uma pessoa com pouca massa muscular, bem magra mesmo. Atualmente, a palavra está mais relacionada aos aspectos comportamentais, como: não querer treinar as pernas, ficar batendo papo nos aparelhos da academia, etc.

Passarinha | Michaelis On-line.

Fried Chicken
[...]

A crase só existe quando, ao falarmos de um prato, estiver subentendida a expressão (à moda). Exemplo: frango à milanesa (frango à moda milanesa), ou seja, à moda da cozinha de Milão (Itália). Observe que 'a passarinho' quer dizer 'cortado como se fosse um passarinho'. Nesse caso, não há crase, apenas a preposição.

O mesmo que cerveja! Vou tomar Danone!

Galo é uma das maneiras que eram usadas pelo mercado para se referir aos lotes. Em vez de falar uma quantidade enorme de contratos, solta um galo é o mesmo que pedir 50 contratos.

Já o danone, é uma forma carinhosa que Aloísio achou para chamar a cerveja que ele bebe.

pollo {m.}

il pollo. (Nada de traduções automáticas!)

Vamos nos preparar para saber como pedir alguns alimentos. Vamos pedir carne ou frango num restaurante onde se fala espanhol. Carne é carne e frango é pollo. Se queremos comer carne ou frango assado, pedimos: carne al horno ou pollo al horno.

É assim que o frango do KFC (Kentucky Fried Chicken ou Frango Frito do Kentucky, em português), que conquistou nacionalmente o paladar dos consumidores americanos, a partir de 1964, encara hoje a fama global.