Porque explicativo é conclusivo?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Experimente trocar o pois pelo “porque” e verá que a oração terá ainda mais sentido de explicação. Porém, se o pois estiver depois do verbo, será uma conjunção conclusiva.

Conjunções explicativas
Que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte. As conjunções explicativas exprimem razão, motivo, por exemplo: Não choveu, porque nada está molhado. Vem aqui, pois preciso falar com você.

Na ligação de ORAÇÕES COORDENADAS, se o POIS vier depois do verbo da oração coordenada sindética, ele será CONCLUSIVO e a oração, por sua vez, será uma oração coordenada sindética conclusiva. Esse POIS é equivalente a ENTÃO ou a PORTANTO. Ex.: João está chorando; está, POIS, triste.

Resposta. as oraçoes coordenadas sindeticas explicativas, explicam as oraçoes e possuem conjuçoes como: porque, porquanto e pois (antes do verbo). Ja as conclusicas concluem a oraçao e possuem conjuncoes como: pois(depois do verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto.

Significado de explicativo
Que pode ser utilizado ou desenvolvido com o propósito de explicar; elucidativo. [Gramática] Diz-se da conjunção que, geralmente coordenativa, é utilizada para expressar uma explicação.

As conjunções coordenativas conclusivas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a conclusão da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções conclusivas são logo, pois, portanto e então.

Conjunções coordenativas explicativas estabelecem relação de explicação. As principais conjunções coordenativas explicativas são “porque”, “pois”, “porquanto”. Exemplos: “Quisemos viajar porque não conseguiríamos descansar aqui em casa.”

Conjunções conclusivas exprimem a conclusão de pensamento: logo, portanto, por isso, pois, por conseguinte, assim. Exemplos de conjunções conclusivas: Choveu bastante, portanto a colheita está garantida.

Como conjunção explicativa
Introduz uma oração coordenada explicativa e indica uma justificativa para algo ter ocorrido. Exemplos: Não fui à praia porque estava chovendo.

Conjunções coordenativas explicativas
São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro. Eu não disse nada porque pensei que você pudesse ficar chateado.

Resumindo: será adverbial causal a oração que tiver uma relação de causa-efeito, com diferença de tempo entre as ações/fatos (causa sempre anterior ao efeito numa linha cronológica) e será coordenada explicativa uma justificativa para ordem ou a explicação para uma hipótese.

A conjunção pois tem valor explicativo quando liga duas orações com um valor de causa de dicto, isto é, um nexo no qual a oração introduzida por pois é utilizada como justificação da afirmação feita na oração anterior, como acontece em: (1) «Vai chover, pois tenho os ossos a doer.»

Significado de Conclusiva
adjetivo Relativo ao que possui conclusão; que expressa ou indica uma conclusão: conjunção conclusiva. substantivo feminino Conjunção utilizada para ligar uma oração que expressa conclusão, consequência ou inferência, à frase ou oração anterior; pois, portanto, assim, logo.

A oração coordenada sindética alternativa transmite ideia de alternância em relação à oração anterior. A conclusiva, por sua vez, transmite a conclusão de uma ideia expressa na oração anterior.

Os conectivos que coordenam as orações explicativas são: isto é, ou seja, a saber, na verdade, porque, que, pois, etc. Exemplos: Descemos do carro, porque o trânsito estava parado. Ela não atende o telefone, ou seja, ela não quer saber de nós.

Separadas por vírgulas, as orações subordinadas explicativas, como o próprio nome já indica, explicam melhor ou esclarecem o termo ao qual se referem. Exemplos: 1) O exame final, que estava muito difícil, deixou todos apreensivos.

Elementos explicativos
Use a vírgula para separar qualquer elemento que serve apenas para fazer uma explicação, como “isto é”, “com efeito”, “a propósito”, “além disso”, “ou seja”, etc. Exemplos: O que sinto, isto sim, é um grande alívio na alma.

IMPORTANTE: A vírgula antes da conjunção “porque” causal é opcional. A vírgula antes da conjunção “porque” explicativa é obrigatória.

Dá uma explicação: 2 que, pois, pois que, porquanto.

Conjunções Conclusivas são palavras que integram duas ou mais orações Coordenadas estabelecendo entre elas uma relação de conclusão. São exemplos de Conjunções Conclusivas: logo. pois.