Porque explicação ou conclusão?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

1) A conjunção "POIS": a) quando dotada de valor explicativo, deve ser sempre precedida de vírgula. Exemplo: "Entre agora, pois a chuva está começando." b) quando indicar uma ideia conclusiva, deverá ficar entre vírgulas.

Iniciam orações com relação de causa, motivo da oração principal. São conjunções subordinativas causais “que”, “porque”, “como”, entre outras.

A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa. Exemplos: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas.

Ato de averiguar a causa, o motivo, a razão de; justificação: explicação do fenômeno da chuva; explicação da cena do crime. Todo fato que se usa para dar uma justificativa: explicação do acidente. Reparação de um insulto; satisfação: ainda não consegui dar uma explicação a ela; exijo uma explicação para tal medida.

Os conectivos de conclusão são palavras que unem as orações em um período ou ligam termos que exercem a mesma função sintática na oração. Eles são responsáveis por dar sentido às frases, unindo ou contradizendo diferentes ideias que estão presentes em um texto.

Conectivos de conclusão ou resumo
CONECTIVOS: Em suma, em síntese, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, desse modo, logo, pois, assim sendo, nesse sentido.

Conjunções Explicativas são palavras que unem duas ou mais orações Coordenadas estabelecendo entre elas uma relação de explicação. São exemplos de Conjunções Explicativas: pois. que.

e) explicativas: quando expressam uma explicação para o que é dito na primeira oração. Elas são articuladas por meio de uma conjunção explicativa (porque, que, pois). Ela estava comemorando, porque foi aprovada.

Uso do “pois”
O pois é uma conjunção coordenativa tanto conclusiva quanto explicativa. Dito isso, como diferenciar? Então vamos lá: primeiramente, se o pois vier antes do verbo, ele será explicativo e terá sentido de “porque”.

Conjunções coordenativas explicativas
São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro. Eu não disse nada porque pensei que você pudesse ficar chateado.

Quando usar porque? Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

As frases explicativas são aquelas que, como o nome indica, utilizam conjunções que possuem a função de justificar ou explicar algo que foi dito anteriormente. Exemplos de frases explicativas: Hoje não irei para a aula porque estou me sentindo muito doente. Vou embora, que cansei de esperar na fila do restaurante.

A palavra “porque”, escrita junto e sem acento, é uma conjunção usada para indicar o motivo de algo. Assim, costuma ser usada em frases declarativas, afirmativas. O “porque” conecta duas palavras ou duas orações, estabelecendo relação de explicação entre elas.

Porque junto e sem acento é usado em respostas e frases afirmativas. Por funcionar como uma conjunção, ele liga duas orações explicando a relação de causa entre elas. Veja os exemplos: Não viajei porque não tinha dinheiro.