Porque existem pessoas que se apaixona fácil?

Perguntado por: ibarreto5 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

A explicação neuroquímica pode justificar a personalidade das pessoas que se apaixonam facilmente. No entanto, também existem outros fatores que entram em jogo para que essa tendência apareça: Baixa autoestima. Há quem só se sinta realizado estando em um relacionamento.

Segundo pesquisa inglesa, homem se apaixona mais rápido que a mulher.

A paixão e o amor são sentimentos lindos, mas geralmente a baixa autoestima pode fazer com que a pessoa se apaixone por alguém que não tem muito contato ou mal conhece. O melhor é desenvolver a capacidade de gostar e cuidar de si mesmo para que qualquer relacionamento com o outro seja saudável e feliz.

Por que as pessoas se apaixonam? De acordo com uma tese sobre a paixão, as pessoas se apaixonam para exercerem, inconscientemente, um processo chamado de auto-expansão, que nada mais é do que, basicamente, um meio para nosso rápido crescimento pessoal.

Evite se apaixonar dedicando seu tempo para si mesmo e seus interesses em vez de ficar sonhando acordado com outra pessoa. Tire os pensamentos românticos da cabeça gastando sua energia nos seus passatempos preferidos. Escolha atividades que tomem todo o seu tempo livre e deixem pouco espaço para devaneios amorosos.

É possível e há estudos que o comprovam. Fisiologicamente, demora apenas um quinto de segundo até que sejam produzidos todos os químicos que nos fazem sentir apaixonados, segundo um estudo publicado no "The Journal of Sexual Medicine".

O resultado dessas alterações hormonais são aquelas conhecidas por quem já experimentou o sentimento da paixão: aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, corpo mais quente e excesso de suor, falta de apetite, insônia, além da sensação de bem-estar e prazer quando se está com a pessoa amada.

Sim e acontece em 99% dos casos! A paixão, muitas vezes denotada como "amor à primeira vista", acontece por um desejo sexual irresistível e imediato por outra pessoa. O estopim desse desejo pode ser a beleza física, o status social, o comportamento, etc.

Uma pesquisa realizada pela Opera North afirma que uma pessoa só se apaixona em média quatro vezes durante a vida. Os resultados sugerem que a média de idade para se estabelecer é de 27 anos, e 33% das pessoas faz isso com seu primeiro amor.

Um homem apaixonado está sempre buscando uma forma de cortejar a sua paixão. Assim, observe se ele olha nos seus olhos e fala diretamente com você, mesmo que a conversa tenha a participação de outras pessoas. Em qualquer circunstância, o apaixonado direcionará sua atenção para você.

O bom e velho cafuné! * Pescoço: o local é bem vulnerável e pode ser muito sexual. A maioria gosta de receber beijos molhadinhos. * Orelha: para as preliminares é interessante que a mulher comece falando de maneira sussurrada no ouvido e dê leves mordidas na orelha.

É só atração sexual? Para saber se você está apenas com segundas intenções com alguém, é preciso se autoanalisar e, quem sabe, chegar a um diagnóstico. “A paixão é mais profunda, exige mais de você. Ela te faz pensar mais, desejar mais e querer mais do outro”, explica a psicóloga.

Amar nos permite processar melhor as emoções
Quando há um amor saudável, o cérebro melhora sua atividade no campo da empatia e assim diminui o egocentrismo, e beneficia também ao processamento das emoções, pois há um aumento de massa cinzenta na região cerebral pertinente aos sentimentos.

O amor nunca pode ser desvendado totalmente, mas certos fatores realmente tornam mais provável que duas pessoas se apaixonem. Alguns desses fatores são biológicos, como hormônios e cheiros, enquanto outros são comportamentais, como educação e linguagem corporal.

A paixão desencadeia atividade aumentada nas áreas subcorticais que estão associadas à euforia, recompensa e motivação. São elas a área tegmentar ventral, núcleo caudado e putâmen, todos ricos em neurônios dopaminérgicos”, detalhou.

Gostar é passar a olhar mais para ela, porque o olhar dela te encanta e o sorriso dela começa a te fazer sorrir. Se apaixonar é querer olhar para esse sorriso e ser o motivo dele, é querer mover o céu, e o mundo, só para vê-lo de novo nos lábios daquela pessoa.