Porque existe o neutro?

Perguntado por: rpires . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Para que serve o neutro? O neutro é fundamental para o equilíbrio da instalação porque ele é o ponto de referência para a fase de um circuito elétrico. O neutro também pode ser usado para se fechar um circuito, permitindo a circulação de corrente elétrica.

O principal problema de um fio neutro interrompido é que quando isso ocorre temos um comportamento do circuito onde a tensão elétrica pode elevar e com isso a queima de equipamentos e eletrodomésticos é praticamente inevitável se estes não forem fullrange (bivolt).

provavelmente um fio energizado encostando no fio neutro em algum local, motivos podem ser diversos, os mais comuns são curto circuito onde os fios se unem pela temperatura e ligação errada de interruptores de lâmpadas.

Além de servir de referência para criar uma tensão de 127V, o fio neutro tem a função de fechar o circuito elétrico. Portanto, a corrente que vem da rede elétrica pelo fio fase passa pelo aparelho e retorna pelo neutro.

O fio neutro, por sua vez, possui zero volts de tensão, assim a ligação entre fase e neutro é quem permite a passagem de corrente.

Quando um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica aumenta, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, logo, o consumo de energia consecutivamente aumenta!

Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

Em outras palavras, quando falamos que a tensão (voltagem) elétrica de uma instalação é 220 volts, isso quer dizer que o condutor de fase está em um potencial de 220 volts, o neutro está em zero volt e, portanto, a diferença de potencial (tensão) entre eles é 220 – 0 = 220 volts.

E se o aterramento foi bem projetado, executado e mantido, a tensão será sempre zero volts. Portanto, teríamos zero volts de tensão no cabo. Isso é o que acontece no Terra em situações normais. Logo, pode acontecer, em algumas situações, do neutro ter 50V ou até mais, mas o terra deve ter sempre 0V.

Outra dúvida comum em relação a fiação de chuveiro elétrico é se pode ser feita uma emenda nos fios. A resposta é sim, porém não é recomendado, pois a emenda pode não resistir ao aquecimento e causar um acidente maior se existirem outras falhas na instalação como fios mal conectados ao disjuntor, por exemplo.

O nível de tensão do neutro também deve ser igual ao nível de tensão do terra da fonte geradora de energia, pois o neutro é derivado da fonte geradora de energia. Todo equipamento que utiliza o neutro, deve ser ligado no neutro e nunca no terra.

Isso ocorre, devido às defasagens entre as fases e aquele ponto de união da estrela é um ponto matematicamente nulo, ou seja, tem 0V. Este ponto nulo é o que chamamos de neutro e é dali que sai o cabo de neutro, justamente do lugar onde as cargas das fases se anulam!

E como surge o fio Neutro? O fio neutro pode surgir por meio do Center Tap de uma bobina, ou seja, o contato que acontece na metade do enrolamento desse indutor. Assim também, o ponto neutro se forma, a partir da ligação da conexão no formato de estrela em um transformador.

Teste de tensão elétrica com a carga ligada, usando detector de tensão elétrica. O segundo teste é da corrente, colocando o amperímetro no cabo de fase temos a corrente de 0,4 amperes. Em seguida colocando o amperímetro no cabo neutro, temos o valor da corrente de aproximadamente 0,4A.

Por padrão, os eletricistas identificam esses fios da seguinte forma: Fase: esse fio tem cor preta ou vermelha. Neutro: é identificado com a fiação na cor azul. Terra: é utilizado fios na cor verde ou verde com amarelo – o famoso cabo “brasileirinho”