Porque existe o direito de arrependimento?
A regra tem como objetivo ainda possibilitar que o consumidor tenha um prazo para degustação e adaptação ao uso do produto ou serviço. Portanto, em síntese, o direito de arrependimento é uma espécie de desistência da compra sem a necessidade de justificativa.
Como funciona o arrependimento?
O que diz a lei do arrependimento? O código do consumidor prevê um prazo de 7 dias, a partir do recebimento do item, para o direito de devolução sem custos em compras online. No caso de lojas físicas, não há um tempo determinado. Assim, essa decisão fica sob responsabilidade da empresa.
Pode devolver o produto por arrependimento?
Se você se arrepender da aquisição por não gostar da cor, modelo ou tamanho do produto, pode fazer a devolução de acordo com as diretrizes do art. 49 do CDC. Vale lembrar que o prazo é de 7 dias e o produto não pode apresentar vício ou avarias causadas por mau uso.
Quais motivos posso cancelar uma compra?
A legislação ampara os consumidores que por algum motivo se arrependeram da compra, seja por questões financeiras ou porque o produto não condiz com aquilo que era ofertado. “A regra vale também para pagamentos no cartão de crédito”, lembra a coordenadora de Educação para o Consumo do Procon-MT, Cristiane Vaz.
O que acontece se o comprador desistir da compra?
Via de regra, o comprador perderá o valor que pagou de comissão pela venda. Isso acontece porque tal valor corresponde a um serviço que de fato foi executado pela imobiliária ou corretor. Vale ressaltar que em cada caso existem suas particularidades, devendo ser analisados isoladamente.
Qual a natureza do direito de arrependimento?
O direito de arrependimento é a prerrogativa instituída pelo art. 49 do Código de Defesa do Consumidor mediante a qual é facultado ao consumidor desistir, no prazo de sete dias e sem qualquer ônus, do contrato que tenha efetuado fora do estabelecimento comercial do fornecedor.
Como cancelar uma compra por arrependimento?
Entrar em contato com a empresa vendedora; Ter a nota fiscal do produto e saber da política de cancelamento ou de troca da empresa; Saber se o produto será devolvido por uma agência dos Correios ou se a empresa irá buscar o item. Aguardar a devolução do dinheiro após envio do produto para a loja.
Quais são os dois tipos de arrependimento?
Além da confissão, o arrependimento também trará consigo vergonha e ódio ao pecado. Existem dois tipos de arrependimento dos pecados: atrição e contrição.
Como é produzido o arrependimento?
“O arrependimento precisa ser acompanhado de uma reflexão para que ele não fique apenas no estágio da dor e do remorso. Ele precisa gerar uma reflexão acerca da causa dessa dor e o que deve ser feito para que isso não aconteça novamente.
O que fazer quando bate o arrependimento?
Como se libertar do arrependimento: especialistas dão dicas
- Pare de julgar o passado. Ao pensar em decisões antigas é possível acreditar erroneamente que se fez a escolha errada, o que piora o arrependimento. ...
- Aceite a inação. ...
- Busque sabedoria interna. ...
- Avalie a situação. ...
- Empregue o pensamento otimista. ...
- Tenha uma vida ativa.
O que acontece se o vendedor não aceitar a devolução?
O vendedor se recusar a realizar a devolução está em desacordo com o que prevê a legislação do direito do consumidor e o direito de arrependimento. No artigo 49, de acordo com o Direito do Consumidor, o cliente pode se arrepender da compra e fazer a devolução no prazo de sete dias.
Pode se arrepender de compra presencial?
Sendo assim, no caso das lojas físicas, o direito de arrependimento fica condicionado à livre e espontânea vontade do lojista. Quando a desistência for por motivos de vício ou defeito, a loja deve promover a devida solução no período de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para produtos duráveis.
Sou obrigada a devolver o produto?
Quando o produto apresenta algum tipo de defeito o comerciante não tem escolha, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o vendedor é obrigado a substituir o produto ou devolver o dinheiro.
É possível desistir de uma compra em loja física?
Quanto à desistência de compras realizadas na própria loja ou estabelecimento comercial, não há disposição legal que regule essa situação ou obrigue o vendedor a efetivar a devolução, salvo se o produto apresentar defeitos ou danos.
Como cancelar uma compra feita presencialmente?
Para o cancelamento de uma compra feita presencialmente, você deve primeiro solicitar o cancelamento e estorno do valor ao estabelecimento onde fez a compra. Caso haja recusa, entre em contato diretamente com a operadora do seu cartão de crédito e cancele a operação.
Quais são os 7 direitos de um consumidor?
Direitos Fundamentais do Consumidor
- Direito à segurança. Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde.
- Direito à escolha. ...
- Direito à informação. ...
- Direito à ser ouvido. ...
- Direito à indenização. ...
- Direito à educação para o consumo. ...
- Direito a um meio ambiente saudável.