Porque existe gordofobia?

Perguntado por: uximenes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 3 votos

(A) A gordofobia é um desdobramento da compulsão alimentar ampliada na sociedade de consumo que se estabeleceu na modernidade, gerando milhares de pessoas ansiosas que perdem o controle sobre seu corpo e sua capacidade de se manter dentro dos padrões saudáveis.

“Gordofobia é um neologismo para o comportamento de pessoas que julgam alguém inferior, desprezível ou repugnante por ser gordo. Funciona como qualquer outro preconceito baseado em uma característica única”, explica o Dr.

A gordofobia é um preconceito estrutural que afeta toda a sociedade, tanto pessoas gordas quanto pessoas magras, em diferentes graus. Se manifesta pela aversão ao corpo gordo, ao medo de engordar e aos fatores limitantes ao corpo gordo, como ser impedido de utilizar serviços e acessar espaços.

Relação entre obesidade e discriminação
Padrões estéticos impostos de magreza, por exemplo, são um dos fatores para essa discriminação. Pessoas obesas frequentemente enfrentam discriminação e preconceito, o que pode afetar sua autoestima e autoimagem.

A gordofobia é um neologismo criado para indicar o preconceito de pessoas que julgam o excesso de peso e a obesidade como um fator que mereça seu desprezo.

Proteção legal
O PL nº 3461/2020 visa a proibir a cobrança adicional para pessoas obesas em transportes – algumas companhias aéreas cobram um adicional de 20% do valor da viagem de pessoas obesas – e em eventos culturais.

Existem evidências que o preconceito e o estigma que o obeso sofre no dia a dia acabam ocasionando problemas emocionais que estimulam comportamentos alimentares disfuncionais como o comer emocional e a adição à comida, o que perpetua o ciclo da obesidade”, reforça Tonelli.

Você já ouviu falar em gordofobia? A gordofobia é definida como “repúdio ou aversão preconceituosa a pessoas gordas, que ocorre nas esferas afetiva, social e profissional”, segundo o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras.

O preconceito contra o corpo gordo é chamado de gordofobia. A discriminação acontece dentro de casa, entre familiares, no ambiente de trabalho, no transporte público, no comércio de roupas e até no consultório médico.

Desde 2009, 756 processos envolvendo gordofobia passaram na Justiça em todo o país. Destes casos, 108 tramitaram em 2022 – contando apenas até outubro, último mês com dados contabilizados pela pesquisa.

A gordofobia é capaz de provocar baixa autoestima e autoimagem negativa, gerando vergonha e dificuldade de autoaceitação. Essa baixa autoestima pode levar à ansiedade e a outros problemas de saúde mental.

No Brasil, a gordofobia não é crime, mas pode ser enquadrada por injúria e danos morais, ou seja, o abusador pode ser processado nas esferas criminal e cível.

E essa culpa vem da associação de que o corpo gordo é resultado de uma alimentação compulsiva, de uma dieta rica em gorduras e pobre em nutrientes e do sedentarismo. Esse tipo de associação entre o gordo comilão e preguiçoso é a base do imaginário sobre pessoas gordas.

Resposta: Gordofobia é a aversão à gordura e as pessoas que estão acima do peso, fazendo com que se sintam inferiores aos outros.

Causas da Obesidade

  • História familiar de obesidade;
  • Pouco exercício físico;
  • Maus hábitos alimentares;
  • Uma doença subjacente, como por exemplo diabetes tipo 2.

Ele afirma que é possível, sim, ser um gordinho saudável. - Basta que ele tenha uma dieta adequada e faça exercícios físicos. É claro que se ele tem um sobrepeso muito grande pode sobrecarregar as articulações e precisa de recomendação médica para saber que exercício lhe fará bem - encerrou.

Processos por “gordofobia” crescem 314% em 4 anos; indenização média pedida é R$ 240 mil.

Mulher vítima de gordofobia receberá 5 mil reais de indenização.