Porque exceção é com C?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Exceção é ação ou efeito de excetuar, de excluir, desvio de uma regra ou padrão convencionalmente aceito. Usamos esse termo para indicar que algo não faz parte de um padrão. O termo vem da palavra em latim exceptione – é sinônimo de restrição ou privilégio.

Exemplos com exceção

  1. Toda regra tem uma exceção.
  2. Todos concordaram com as medidas propostas, você foi a única exceção.
  3. Todos devem comparecer na hora certa, sem exceção.

Exceção vs.
Enquanto "exceção" indica aquilo que se excetua ou se exclui, "excesso" indica quantidade exagerada de algo; aquilo que sobra. Confira os exemplos abaixo e veja a diferença entre o uso de cada uma das duas palavras.

exceções - Dicionário Online Priberam de Português.

Algumas palavras que são sinônimo ou que podem substituir “exceção” em alguns contextos: restrição, exclusão, isenção, regalia, ressalva e exceto.

Exceto é uma preposição usada para indicar uma condição de exceção ou exclusão. Antes do Novo Acordo Ortográfico entrar em vigor, em Portugal a palavra se escrevia com "p", ou seja, excepto. No entanto, o acordo ortográfico indica que as letras que não se pronunciam devem ser excluídas.

Exceção significa algo que não é comum, que não faz parte das regras. A exceção ocorre quando acontece algo fora da regra comum, um fato inédito, que não era feito ou conhecido antes, e foi aberta uma exceção.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

A forma correta de escrita da palavra é certo, com c no início: Está certo. Deu certo?

Principais antônimos de exceção: 1. rotina.

Etimologia (origem da palavra exceção). A palavra exceção deriva do do latim "exceptio,onis", que significa restrição, reserva.

1. Fazer exceção. Desrespeitar a regra ou as normas; sair do padrão; fazer algo fora do comum; fazer algo diferente do que geralmente é feito.

Esforço feito por meio de exercício muscular.

ex·cre·ção |eis| ou |es|
1. Saída de matérias excrementícias, de suor, de saliva, etc. 2. Material expelido pelo corpo.

1 vivo, existo.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Alguns possíveis motivos externos para ocorrer uma exceção são:

  1. Tentar abrir um arquivo que não existe.
  2. Tentar fazer consulta a um banco de dados que não está disponível.
  3. Tentar escrever algo em um arquivo sobre o qual não se tem permissão de escrita.
  4. Tentar conectar em servidor inexistente.

É um adjetivo masculino que se originou do latim superfluus e significa "excessivo". São sinônimos de supérfluo: desnecessário, dispensável, fútil, superficial, excedente, inútil.