Porque evangélicos comem carne na Semana Santa?

Perguntado por: lneves2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

“É uma data de respeito a Jesus, de agradecimento pelo sacrifício que ele teve ao ter passado por aquela experiência. Mas principalmente o ensinamento moral, sobre como devemos nos comportar frente às nossas provações”, afirma.

"É um respeito frente à paixão do Nosso Senhor", explica o coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Vitória, padre Claudio Moreira. Segundo ele, não comer carne é uma forma de penitência, que tem como referência a crucificação de Jesus que, de acordo a Bíblia, aconteceu numa sexta-feira.

Sexta-Feira da Paixão
É quando os cristãos relembram a morte de Jesus.

Enquanto os católicos são encorajados a não comer carne na Quaresma, os evangélicos não possuem essa restrição. Além disso, os evangélicos, em geral, não costumam celebrar todos os dias da Semana Santa como os católicos, dando mais importância à Sexta Feira Santa e ao Domingo de Páscoa.

Também denominado por Sexta-Feira da Paixão, esse dia representa uma data destinada para a prática de privações como a de não consumir carnes e frango por ser uma de penitência pela morte de Cristo.

21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.

Pela fé em Jesus Cristo, todos os alimentos foram considerados limpos. A pureza do cristão é alcançada por meio da fé e da transformação operada pelo Espírito Santo. 8 O porco também é impuro; embora tenha casco fendido, não rumina. Vocês não poderão comer a carne desses animais nem tocar em seus cadáveres.

- Quem comia carne às sextas, mas não tinha pleno conhecimento, não cometeu pecado mortal; - Aqui no Brasil, CNBB permitiu que, em todas as sextas-feiras do ano, os fiéis comutem a abstinência de carne por outras práticas penitenciais ou exercícios piedosos.

A tradição de abstinência de carne na Sexta-Feira Santa, portanto, não está nos 10 mandamentos, mas é uma norma que visa favorecer a espiritualidade. É um dia de jejum, abstinência de carne e um momento para praticar a caridade, a oração e um pouco mais de silêncio e recolhimento.

A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Jesus Cristo não aceitava o tipo de vida que seu povo levava, o governo cobrando altos impostos, riquezas extremas para uns e miséria para outros.

Igreja Adventista

É uma norma da Igreja Adventista tradicional a proibição a carne de porco, por este animal ser considerado impuro. Também é proibido comer carne de animais sufocados, bem como seu sangue, norma baseada na tradição judaica e na Lei de Moisés do Antigo Testamento.

Lendo a Bíblia
Os livros bíblicos que contam acerca da Semana Santa são os quatro primeiros livros do Novo Testamento, de autorias de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João.

Qual o significado da Sexta-Feira Santa? A Sexta-Feira Santa é uma data extremamente significativa para os cristãos, pois representa a crucificação e morte de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

QUARTA-FEIRA SANTA – Quando um dos discípulos de Jesus Cristo se oferece para traí-lo, aceitando trinta moedas de prata como recompensa pela sua traição; QUINTA-FEIRA SANTA – Marca a última ceia de Jesus com seus apóstolos, lavando os pés dos doze discípulos, e ensinando-os que o evangelho é algo para servir.