Porque eu tenho que ser batizado?

Perguntado por: lbrites . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Quando colocamos nossa fé em Cristo e nos arrependemos e somos batizados, nossos pecados são perdoados por meio da Expiação de Jesus Cristo.

Jesus viveu uma vida perfeita para nos mostrar como viver de modo a podermos voltar ao nosso Pai Celestial, depois da morte. Mesmo que Ele não tivesse pecados para serem perdoados, Jesus Cristo escolheu ser batizado para nos dar um exemplo perfeito a seguir (ver Mateus 3:13–15).

O Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos, diz, em Marcos 16:16, que quem crer e for batizado será salvo, sugerindo duas etapas para a salvação: a fé e a ação. Contudo, trata-se de um assunto polêmico, pois no verso seguinte é dito que quem não crer será condenado, sem citar o batismo.

O que me impede de ser batizado?". 37 Filipe disse: "Nada o impede, se você crê de todo o coração".

Batismo do Senhor: as águas são santificadas, o homem é purificado e toda a criação se alegra. O batismo para os cristãos pode ser considerado como uma “porta” que conduz à santidade porque faz deles participantes da vida de Deus. A imersão de Jesus nas águas do Jordão é a imagem da entrada no coração de Deus.

O batismo deve ser realizado por imersão
Quando Jesus foi batizado, Mateus registra que Ele “saiu logo da água” (Mateus 3:16). Essa imersão completa na água simboliza renascimento, à medida que uma pessoa é imersa na água e se levanta, limpa e comprometida a seguir a Jesus Cristo e Seu evangelho.

Jesus disse no evangelho “Ide e fazei discípulos meus todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19). Como batizados temos uma missão, somos gratos a Deus porque Ele nos acolheu, nos perdoa, nos ama, mas nossa gratidão deve ser transformar em serviço de amor/evangelizador.

O Batismo é o primeiro dos Sacramentos, aquele que consagra o verdadeiro nascimento de um cristão. É através do Batismo que somos purificados do Pecado original e nos tornamos parte da Igreja e do corpo de Cristo. Graças ao Batismo, temos acesso aos outros sacramentos e começamos a seguir o caminho do Espírito.

Igreja ortodoxa grega de João Batista

Igreja ortodoxa grega de João Batista | Paulo Basso Jr. Local de batismo de Jesus | Paulo Basso Jr.

O batismo para a remissão dos pecados, realizado por alguém que possua autoridade, é um princípio eterno, pois Deus o estabeleceu e ordenou, e o próprio Cristo não estava acima da necessidade de cumpri-lo; Ele teve que obedecer a esse princípio para cumprir a lei da retidão.

O batismo é a primeira ordenança do evangelho. Uma das instruções que o Senhor deu a Seus Apóstolos foi: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19–20).

Na Igreja Católica, a tradição é que a criança seja batizada no máximo até os nove anos, antes que comece a frequentar a catequese. Em outras confissões cristãs, como na maioria das igrejas protestantes e evangélicas, o batismo ocorre de modo diferente, já que apenas adolescentes e adultos podem ser batizados.

36 E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração.

A resposta é SIM!

Por que Preciso Ser Batizado? “Jesus respondeu: Na verdade,na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.”

Jesus pediu que João O batizasse. João sabia que Jesus sempre tinha obedecido aos mandamentos de Deus e não precisava Se arrepender. Por isso João achava que Jesus não precisava ser batizado. Mas Deus ordenou que todas as pessoas fossem batizadas, por isso Jesus disse a João que O batizasse.

O batismo é a graça de Deus derramada no coração humano para que este possa acolher o próprio Deus que se lhe revela ao longo da vida. Na linguagem paulina, poderíamos dizer: também as crianças precisam ser libertadas do poder das trevas e serem transferidas para o domínio da liberdade dos filhos/as de Deus (cf.

Que seu dia de batismo seja tocado com todas as bênçãos do Senhor! Através da água e da palavra sagrada, você se tornará filho de Deus, marcado pelo Espirito Santo e comprometido na fé em Cristo. Que o bom Senhor abençoe sua vida e que seu dia de batismo seja cheio de amor. Bem-vindo ao mundo de Deus!

Óleo dos Catecúmenos
Significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, libertação e preparação para o nascimento pela água e pelo Espírito, para os que irão receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água.