Porque eu suo a noite?

Perguntado por: scamacho2 . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

O suor durante o sono, especialmente durante as épocas mais quentes do ano, é resultante de um processo natural do corpo para regular sua temperatura interna.

Pessoas com suores noturnos e outros sintomas devem procurar um médico, disse Boutin-Foster, especialmente aqueles que têm uma condição médica crônica conhecida. Mesmo aqueles sem nenhum outro sintoma devem monitorar seu suor e manter um registro da temperatura, medicamentos e alimentos, disse ela.

“A hiperidrose pode ser definida como um distúrbio somático provocado pela hiperestimulação do sistema nervoso simpático. O resultado disso é o suor excessivo. Não acontece apenas por alterações de temperatura, pode ter outros fatores desencadeantes, que estimulam a ação do sistema nervoso simpático”, explica a Dra.

A dica, aqui, é reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e, se o problema persistir, procurar um médico. Alimentação inadequada. A ingestão de bebidas ou alimentos muito quentes ou picantes aumenta a temperatura interna, ativando o mecanismo de resfriamento do corpo e a produção do suor.

Mantenha-se hidratado
Muitos podem ter a crença de que se tomarem muita água, vão suar mais. No entanto, é exatamente o oposto. Manter-se hidratado, além de saudável, ajuda a manter a temperatura do seu corpo equilibrada e, consequentemente, evita o suor excessivo.

Febre que perdura por mais de uma semana e ocorre principalmente no final da tarde e início da noite, suor noturno — daqueles que encharcam os lençóis e travesseiros –, perda de peso sem motivo aparente e ínguas indolores na região da axila e da virilha.

Rosto, corpo e cabelos costumam até produzir mais suor nesta época do ano, uma vez que o banho quente retira a oleosidade natural da pele, fazendo com que o corpo produza mais. Outro problema que aparece no inverno é a escolha das roupas de frio.

Causas Sudorese noturna
As causas da Sudorese podem ser inúmeras, podendo ser decorrente de ansiedade, abcessos, abstinência de psicoativos, distúrbios do sono, derrame, HIV, leucemia, hipertireoidismo, tuberculose, e algumas outras.

O suor noturno ou sudorese noturna é o fato de a pessoa suar excessivamente durante o sono noturno. Isso pode ser um processo natural do corpo para regular sua temperatura interna, especialmente durante as épocas mais quentes do ano.

Por que a ansiedade faz você suar
Quando você fica ansiosa, a resposta natural de “luta ou fuga” do seu corpo entra em ação: suas glândulas supra-renais, que são controladas pelo hipotálamo (também responsável pela regulação da temperatura) liberam hormônios do estresse, incluindo adrenalina.

Inchaço nos gânglios do pescoço, das axilas e da virilha, suor noturno excessivo, febre, coceira na pele e perda de peso são os principais sintomas do linfoma não Hodgkin, tipo de câncer que acaba de ser diagnosticado na atriz Jane Fonda. Fonda descreveu o quadro como "um câncer muito tratável".

Na hiperidrose, o paciente apresenta uma quantidade bastante excessiva de suor, que pode se apresentar somente em alguns pontos, como nas axilas, nas mãos e no pescoço ou mesmo surgir em todo o seu corpo, causando constrangimento.

Além disso, o suor não queima calorias. Suar o suficiente pode fazer com que você perca peso de água, mas essa perda é temporária e é recuperada após se reidratar bebendo água ou comendo.

Nos casos em que o suor excessivo é apenas uma tendência natural da pessoa, que ela já apresenta ao longo da vida, algumas mudanças de estilo de vida e hábitos, às vezes, podem ser suficientes para reduzir ou eliminar a sudorese excessiva.

Mas existe um grupo de pessoas que sofre justamente com o contrário: são incapazes de transpirar. Se para você a ideia parece um sonho, é melhor pensar duas vezes. Chamada displasia ectodérmica anidrótica, esta condição é uma doença genética e caracteriza-se pela ausência das glândulas sudoríparas.

O suor que secretam é eliminado através dos folículos pilosos e, além de água e alguns sais, contém restos celulares e do metabolismo que podem produzir odores desagradáveis quando expostos à ação de bactérias e fungos, em ambientes em que calor, umidade e falta de luz sejam predominantes.

Suor frio excessivo e sintomas
Medo. Ansiedade. Situações de estresse ou nervosismo. Estado de choque.

Os suores noturnos devido ao hipertireoidismo muitas vezes são acompanhados por outros sintomas, como diarreia, nervosismo ou aumento da frequência cardíaca, e devem ser discutidos com um médico, pois existem vários tratamentos eficazes.

Continuar lendo Por que eu suo rápido?