Porque eu sou manso e humilde de coração?

Perguntado por: grodrigues . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

O primeiro significado de “aprende de mim” é: Aprende a me conhecer. Aprendemos a conhecer Jesus Cristo exercendo fé Nele e nos achegando a Ele para nos arrependermos, buscando Seu perdão e Seu poder redentor, e guardando Seus mandamentos.

É uma bem-aventurança descrita em Mateus, capítulo 5, verso 3: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”. Humildade é de dentro para fora e não simplesmente aquilo que mostramos exteriormente; vem da nossa história, de quem realmente somos.

Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba. Em teoria, a humildade é tida como uma qualidade bastante positiva e benéfica.

De temperamento fácil; sossegado, tranquilo, calmo, meigo e/ou delicado: sujeito manso. Em circunstância tranquila; calma: a discussão terminou com uma resolução mansa. Escassez de movimentação; tranquilo: mar manso.

7 passos simples e práticos para ser humilde

  1. Procure descobrir o melhor de cada um. ...
  2. Elogie sinceramente as pessoas. ...
  3. Não demore para reconhecer seus erros. ...
  4. Seja o primeiro a pedir perdão após uma discussão. ...
  5. Reconheça suas limitações e necessidades. ...
  6. Sirva os outros. ...
  7. Reconheça a mão de Deus em suas qualidades.

A palavra “suave” traduz um termo grego que indica algo útil, bom e manejável. Então ao dizer: “Meu jugo é suave”, Jesus está dizendo que aquilo que ele convida o pecador a usar é, de fato, agradável e fácil de levar. Nesse jugo suave, porém, Cristo não coloca um fardo pesado; ao contrário, seu fardo é leve.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim (…), Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. O Salvador não tolera o pecado, mas oferece-nos o Seu amor e perdoa-nos quando nos arrependemos.

Que é calmo, tranquilo (sono manso).

Jesus chamou as pessoas para irem até Ele, pois Ele era manso e humilde (Mateus 11:28-29). Por isso, quando agimos assim, como Jesus agiu, trazemos alegria para nossa vida, pois estamos imitando o agir do Deus encarnado. Além de tudo isso, impactamos nossa sociedade com os valores de Deus.

A Bíblia refere-se ao coração de forma muito clara, mostrando-o como o centro, o âmago de nosso ser, como o “reservatório” de tudo que somos.

“Deus disse: 'Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todos os animais selvagens e todos os animais que se movem pelo chão'. Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou.

Está escrito na Torá que Moisés foi o homem mais humilde que já viveu sobre a face da Terra. Sendo que a Torá foi escrita por Moisés, poderíamos desconfiar desta afirmação. O que ela nos ensina, entretanto, é que a Torá foi ditada a Moisés pelo Criador.

Os 3 tipos de humildade segundo Santo Inácio de Loyola

  • A humildade para a salvação. O primeiro é a humildade necessária para a salvação de nossas almas. ...
  • A humildade de não desejar.. ...
  • A humildade de escolher a pobreza. ...
  • A busca pela humildade. ...
  • Fundamento da santidade. ...
  • Ladainha da humildade.

É aquela que não brota de convicções profundas senão que confunde humildade por “admiração de humildade”. Por notar que os santos desprezavam a si mesmos tenta imitá-lo, mas sem entender a raiz desta virtude acaba sendo algo superficial e, portanto, inconstante.

Pesquisas, no âmbito da educação, demonstram que a humildade promove bem-estar físico, psicológico, social e espiritual para aquele que a desenvolve. Isso porque ela proporciona alívio nas preocupações e no sentimento de vulnerabilidade. Também gera uma diminuição da ansiedade, da depressão e das fobias sociais.

Mansidão é saber se controlar em um momento de ira, ou irar-se no momento certo. Já a temperança está relacionada à questão do impulso sexual, glutonaria e às questões da carne.

O Que Significa Domínio Próprio na Bíblia? Ter domínio próprio significa controlar-se a si mesmo. A Bíblia é muito clara ao advertir que o domínio próprio deve ser uma virtude característica na vida dos seguidores de Cristo. O ensino bíblico mostra que dominar as inclinações carnais é algo fundamental ao crente.

Domínio próprio é o nome do seu site alojado em um servidor da internet, também conhecido como endereço eletrônico ou URL, ou seja, o endereço da sua página na internet, o que as pessoas vão digitar em seu navegador para encontrar o site da sua marca.

Assim, se você quer cultivar um pouco mais de humildade no seu dia a dia, coloque em prática o seguinte:

  1. Evite julgar os outros. ...
  2. Crie vínculos autênticos. ...
  3. Lembre-se de que você não é mais do que ninguém. ...
  4. Leve em consideração outras percepções. ...
  5. Cultive a generosidade.