Porque eu não recebi meu PIS?

Perguntado por: imonteiro . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
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Os trabalhadores podem questionar o não pagamento por meio das Superintendências Regionais do Trabalho do ministério, por meio do endereço eletrônico trabalho.uf@economia.gov.br (colocando nos dígitos UF as letras da sigla do estado de domicílio, por ex.: trabalho.sp@economia.gov.br).

Para isso, basta enviar um e-mail para o governo federal, através do seguinte endereço eletrônico: trabalho.uf@economia.gov.br (colocando nos dígitos UF as letras da sigla do estado de domicílio, por ex.: trabalho.sp@economia.gov.br).

Erro no número do PIS/Pasep
Se isso acontecer, ele não conseguirá ter acesso a informações sobre o abono salarial. Para saber se o número está correto, o trabalhador deve acessar a carteira de trabalho digital e verificar o número do PIS/Pasep que consta nos contratos.

Para saber se a empresa declarou a RAIS, basta acessar o Portal RAIS e clicar em “Declaração já entregue''. Em seguida, selecione a opção “Consultar Trabalhador'' e coloque o CPF e o código da imagem. Na próxima tela, você conseguirá ver o CNPJ, a razão social da empresa e a situação da declaração.

Como entrar com o pedido de recurso para receber o abono
Entrar em contato via e-mail no endereço: trabalho.uf@economia.gov.br (no lugar de 'UF', o trabalhador deve colocar a sigla correspondente ao seu Estado).

– Ter seus dados informados pelo empregador (pessoa jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial. Para saber por que não teve direito ao recebimento do abono salarial é possível ligar para o Atendimento CAIXA ao Cidadão, 0800 726 0207 – opção 2 – opção 2.

A penalidade para os casos de atraso consiste no pagamento de uma multa de R$ 425,64 somada à quantia de R$ 106,40 a cada dois meses de persistência no atraso.

Instituída pelo Decreto nº 76.900, de 23/12/75, a RAIS tem por objetivo: o suprimento às necessidades de controle da atividade trabalhista no País, o provimento de dados para a elaboração de estatísticas do trabalho, a disponibilização de informações do mercado de trabalho às entidades governamentais.

Após o trabalhador entrar com recurso, o governo tem o prazo de em média 45 dias para analisar e responder às dúvidas dos trabalhadores. Saiba como realizar o procedimento.

Quais as formas de consultar o PIS?

  1. pela internet, no site do Ministério do Trabalho e Previdência.
  2. pelo CPF, no portal Meu INSS.
  3. pelo Telefone 0800-726-0207 (Atendimento Caixa ao Cidadão)
  4. pela Carteira de Trabalho (só o número)

de 5% a 8,0%: para empresas com 26 a 50 empregados; de 9% a 12%: para empresas com 51 a 100 empregados; de 13% a 16,0%: para empresas com 101 a 500 empregados; de 17% a 20,0%: para empresas com mais de 500 empregados.

A Consulta Trabalhador apresenta os dados da Entrega da declaração RAIS ano-base 2,021, feitas através do GDRAIS e com base nos dados do e-Social. Havendo divergências nas informações entre em contato com o seu empregador. Digite o seu número de inscrição no PIS / PASEP (somente números) e o código da imagem abaixo.

A data final para o envio da declaração RAIS do ano-base 2021, pelos aplicativos GDRAIS e GDRAIS Genérico, será dia 29 de abril de 2022.

No momento, têm acesso ao PIS/PASEP os trabalhadores que ainda não realizaram o saque do saldo do ano-base 2020, que foi creditado entre os meses de fevereiro e março deste ano. O saque estará disponível até o dia 29 de dezembro de 2022.

No Aplicativo CAIXA Trabalhador você se informa sobre o Abono Salarial, o Seguro-Desemprego e o INSS, confere o calendário de pagamentos, consulta a situação das parcelas e emite o seu comprovante do NIS.