Porque eu não gosto de gente?

Perguntado por: oxavier . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Este incômodo que você sente em se relacionar, quando não consegue gostar de ninguém, revela que sua saúde mental está precisando de atenção. Desse modo, primeiro você deverá entender a si mesmo e quais são as barreiras que lhe impedem de gostar das pessoas.

Ela pode ter dificuldades sim relacionais, mas pode também procurar ajuda psicológica para entender os motivos do isolamento, se derivam de baixa auto-estima, medo de rejeição, ou simplesmente do fato de gostar de estar sozinha. O ponto de equilíbrio é o ideal e pode ser conseguido com terapia.

Existem diversos fatores que podem fazer com que isso aconteça. Em alguns casos, a timidez pode fazer com que não tenhamos um contato social satisfatório. Assim, não nos sentimos à vontade para falar sobre nós mesmos, expor nossos medos e anseios ou até mesmo contar sobre alguns acontecimentos de nossa vida.

Pessoas com fobia social vão além do desconforto de se expor ou falar com outras pessoas, tendo seu dia a dia afetado, pois sofrem com o nervosismo de conviver socialmente.

O isolamento social, o desprezo pelas pessoas, as variações abruptas de humor, o perfeccionismo, a desconfiança, o sarcasmo e o pessimismo são algumas das características comuns de um misantropo.

Algumas dessas causas incluem fatores hereditários, alterações na estrutura cerebral, influência do meio onde vivem, traumas ou experiências negativas, exposição frequente a fatores de risco na infância, temperamento e até mesmo a persistência de novas situações que demandem interação social.

A ansiedade social, também chamada de fobia social, é caracterizada pelo medo excessivo ou nervosismo em situações sociais comuns, em que a pessoa fica sempre receosa em estar sendo julgada, fazer algo que possa ser visto com maus olhos ou sente que está sendo criticada ou avaliada negativamente.

Incapazes de sentir empatia pelos outros, pessoas com essa característica tendem a ser manipuladoras, pouco confiáveis e desprezar os sentimentos e interesses dos demais. Por fim, há o maquiavelismo, que implica em atitudes cínicas e criação de estratégias para beneficiar os próprios interesses.

"Achar que ninguém gosta de você" pode estar relacionado com diferentes quadros clínicos, incluindo quadros de ansiedade, porém você tem duas opções, uma delas é explicar em que situações isso acontece; ou então buscar diretamente um psicólogo para tratar dessas interpretações.

Os psicólogos tem percebido alguns fatores interessantes: As pessoas que se sentem mais privados de carinho podem ser menos felizes; mais solitárias; com mais probabilidade de sofrer de depressão e estresse. Eles têm menos apoio social e menor satisfação com relacionamentos.

5 dicas de socialização para fazer mais amigos

  1. Participar de atividades em grupo. O ser humano não foi feito para viver isolado. ...
  2. Cumprimentar as pessoas. ...
  3. Sorrir com frequência. ...
  4. Tornar-se desprendido. ...
  5. Frequentar uma escola de dança.

Pessoas tímidas têm receio de errar, de serem julgadas por pessoas próximas ou desconhecidas e de se sentirem rejeitadas. Para quem tem fobia social, essas sensações se transformam em aversão e pavor, que tomam conta de todo o organismo. O resultado é a manifestação de sintomas de ordem física e psicológica.

Fobia social, ou antropofobia, se trata de um distúrbio psicológico onde uma pessoa sente medo de estar entre outras pessoas. Esse medo se manifesta de maneira irracional, sem justificativa e de forma extrema.

A ansiedade social pode tornar difícil estabelecer e manter relacionamentos saudáveis. Ela pode afetar todos os níveis de relacionamento, desde aqueles com desconhecidos ou encontros casuais até aqueles com familiares e pessoas mais próximas.

A fobia social pode atingir qualquer pessoa, sem distinção. Pode ainda ter relação com experiências traumáticas ou humilhantes, bullying e até mesmo possuir componentes hereditários. Atualmente os melhores resultados têm sido obtidos por meio de terapia cognitivo-comportamental.

A aversão social é chamada de misantropia. É quando alguém tem repulsa a outras pessoas, é um ser anti social com dificuldades de conviver em sociedade.

Misantropa é o feminino de misantropo. O mesmo que: ermitoa, ermitã, solitária, melancólica.

“O Misantropo” tem como principal característica a estereotipação dos elementos da sociedade.

Teste Fobia Social
Você tem ansiedade ou medo ou evita em participar de conversa em pequenos grupos? Você tem ansiedade ou medo ou evita de comer em local público? Você tem ansiedade ou medo ou evita beber com outros em local público? Você tem ansiedade ou medo ou evita conversar com pessoas de autoridade?

A fobia social não precisa ser uma barreira para o desenvolvimento de sua carreira. Muitas pessoas buscam a terapia para controlar a fobia social no trabalho.