Porque eu não consigo olhar nos olhos das pessoas?

Perguntado por: enovaes8 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

Geralmente o pouco contato visual está ligado a timidez, insegurança e autojulgamento. O melhor a se fazer seria marcar uma consulta (sessão) com um profissional, para trabalhar autoconhecimento e se entender melhor em situações cotidianas como essa!

estabeleça contato antes de começar a falar com alguém; se a conversa for com apenas uma pessoa, olhar no olho dela intensamente pode deixá-la um pouco desconfortável. Para evitar isso, desvie o olhar lentamente usando a técnica do triângulo. Imagine um triângulo invertido conectando os olhos e a boca da pessoa.

Desviar o olhar é uma atitude que pode tanto demonstrar timidez quanto uma tentativa de não ser descoberto ao contar uma mentira. Vale lembrar que desviar o olhar é diferente de alterar os pontos focais para que o interlocutor não se sinta pressionado.

Existem diversos fatores que podem fazer com que isso aconteça. Em alguns casos, a timidez pode fazer com que não tenhamos um contato social satisfatório. Assim, não nos sentimos à vontade para falar sobre nós mesmos, expor nossos medos e anseios ou até mesmo contar sobre alguns acontecimentos de nossa vida.

Como as crianças com autismo têm dificuldade para transmitir o que querem ou sentem por meio do contato visual, é preciso descobrir qual a melhor forma para interagir com elas. Muitas vezes, são forçadas a olhar nos olhos de alguém, seja para completar uma tarefa ou iniciar uma conversa.

Como manter o contato visual?

  1. Estabeleça contato antes de começar a falar com alguém;
  2. Se a conversa for com apenas uma pessoa, olhar no olho dela intensamente pode deixá-la um pouco desconfortável. Para evitar isso, desvie o olhar lentamente usando a técnica do triângulo. ...
  3. Faça um gesto.

Em outras palavras, para muitas pessoas com autismo, olhar direto nos olhos pode ser aversivo e desencadear uma sensação de desconforto ou ansiedade. Como resultado, eles tendem a desviar o olhar para objetos ou direções periféricas, evitando o contato visual direto.

Como vencer a timidez em apenas 5 passos

  1. Enfrente os seus medos. O primeiro passo para vencer a timidez é baseado em lidar com ações que geralmente deixam uma pessoa desconfortável. ...
  2. Mantenha contatos. ...
  3. Não se diminua. ...
  4. Acredite em você ...
  5. Trabalhe a postura corporal.

Não há dúvida de que pessoas muito atraentes captam mais olhares na rua. Mas isso não se deve apenas à aparência ou à forma do corpo, mas também ao carisma, à atitude e à linguagem não verbal. Assim, é possível que os outros olhem para você porque o acham atraente ou porque você lhes transmite uma sensação agradável.

A principal conclusão desta pesquisa foi que as pessoas olham atentamente para a linguagem não-verbal. Ou seja, quando alguém nos encara é porque precisa obter mais informações sobre nós. E é que a linguagem não verbal, especialmente a do rosto e dos olhos, fornece muitas informações sobre o estado mental da pessoa.

Faça contato visual.
Em muitas culturas, olhar as pessoas nos olhos é visto como um ato intimidador. Pratique olhar diretamente no olha das pessoas ao falar com elas. Você pode sentir-se mais intimidador e perceber outras pessoas reagindo de acordo. Em algumas culturas, o contato visual é um sinal de desrespeito.

A importância do olhar
Se pararmos para analisar, o contato visual é algo primitivo, faz parte do instinto humano, e que não podemos perder. Ao olhar nos olhos de alguém, mexemos com várias áreas cerebrais, em um sistema que integra cognição, emoção e ação.

Para ver o mundo é necessário treinar o senso crítico, para não se manter no senso comum, sabendo assim, enfrentar os problemas e saber enxergar os pontos de vista de cada um, mantendo a moral e a empatia.

A timidez pode ter várias causas, ser tímido em excesso a ponto de não conseguir fazer amizades e se aproximar de pessoas pode estar relacionado a um Transtorno chamado Fobia Social, mas para saber exatamente do que se trata, somente através de uma avaliação psicológica. Não sofra sozinho, busque ajuda.

A dificuldade em expressar os sentimentos por meio de palavras é mais comum do que pensamos. Ela pode ocorrer por diversos motivos, desde a timidez até o medo de ser rejeitado ou ridicularizado. Guardar tudo aquilo que sentimos só para nós mesmos pode levar a uma série de distúrbios mentais e de saúde.

Aqui está um lista de 5 comportamentos de como ser sociável que levam em conta ser sincero, transparente e, principalmente, compreensivo.

  1. 1 – Ouça com atenção. Vamos confessar: nós normalmente estamos ansiosos e temos grandes dúvidas do que falar. ...
  2. 2 – Não faça julgamentos. ...
  3. 3 – Seja sincero. ...
  4. 4 – Memória. ...
  5. 5 – Consistência.

Antes da quinta edição do Manual publicado pela Associação Psiquiátrica Americana (APA), entendia-se o autismo leve como um tipo de autismo onde o paciente tinha um comprometimento menor das funções cognitivas, ou seja, com menos interferência e necessidade de suporte em seu dia a dia.

A etiologia do transtorno do espectro autista ainda permanece desconhecida. Evidências científicas apontam que não há uma causa única, mas sim a interação de fatores genéticos e ambientais.

Tente manter os olhos bem focados ao falar e ouvir.
Por isso, o melhor é olhar para a frente, ainda que se sinta desconfortável e não consiga manter o contato visual por muito tempo. Olhe para a orelha ou o queixo da outra pessoa — em suma, para qualquer lugar que não seja para baixo ou para cima.