Porque eu não consigo correr no meu sonho?

Perguntado por: abarbosa9 . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 7 votos

Poderia ser que, relacionado com sentimentos de medo e negatividade, os sonhos nos quais não pode correr simbolizem esse sentimento de que algo que lhe importa muito está fora do seu controlo. Outra explicação que poderia ter o feito de não poder correr num sonho é a baixa autoestima.

Como já explicamos, não é que você não esteja sonhando, apenas não se lembra dele. De acordo com especialistas, essa “ausência de sonho” ocorre durante a parte do sono que acontece entre os episódios de sonhos ou quando nossa experiência consciente é temporariamente desligada no sono profundo.

Sim, dizem os especialistas: é possível tomar a rédea de um sonho e determinar seu enredo, seus cenários, até as pessoas que nele aparecerão. Basta que você tenha o que se convencionou chamar de sonho lúcido.

Crie um diário dos sonhos
Assim que acordar, mantenha os olhos fechados por alguns minutos e tente recordar ao máximo o que sonhou. Logo em seguida, anote tudo em um diário, mesmo os menores detalhes. Isso vai melhorar significativamente a memória dos sonhos, treinando sua mente para perceber quando você está sonhando.

Veja as nossas dicas para te ajudar a tirar os sonhos do papel!

  1. Estipule metas. O “sonho da sua vida” pode ser algo muito poético, mas um tanto vago. ...
  2. Planeje-se. ...
  3. Dê o primeiro passo. ...
  4. Supere o que te desanima. ...
  5. Busque inspirações. ...
  6. Dar o melhor de si. ...
  7. Não ter pressa. ...
  8. Capacite-se na Microlins!

de 10 a 40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos.

Se no sonho você se enxerga correndo em alguma rua, é provável que em algum âmbito da sua vida - amorosa ou no trabalho - você está indo com muita pressa e pulando etapas. É necessário desalecerar o passo e prestar mais atenção no caminho ao redor.

Os sonhos podem indicar uma carência afetiva e emocional
É totalmente normal sonharmos com aquele crush que está na nossa cabeça o tempo todo. Sonhar com uma paquera demostra imaturidade emocional e carência afetiva. Porém, há outras interpretações reveladoras que tem um lado positivo e negativo na relação imaginária.

Drauzio – Existem pessoas que não sonham? Flávio Alóe – A não ser que estejam sob medicação ou tenham alguma doença orgânica, todas as pessoas sonham de quatro a seis vezes numa noite normal de sono. Os antidepressivos podem inibir o sono REM no início do tratamento, mas aos poucos ele vai sendo recuperado.

Os sonhos ocorrem principalmente durante o sono REM, mas são esquecidos quase imediatamente. Somente quando acordamos durante ou logo após o sono REM é que a memória de um sonho ainda se mantém. Há evidência de que certos neurónios que estão ativos durante o sono REM podem suprimir ativamente as memórias dos sonhos.

Os estudos em neurociência, inclusive, têm revelado o sonho como um processo de sedimentação da memória capaz de ressignificar emoções negativas e simular o enfrentamento de ameaças, preparando as pessoas para os desafios que estão por vir.

Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.

A isso chamamos Sonhos Lúcidos e é um pouco do que vamos ver a seguir. Os sonhos lúcidos envolvem um estado de consciência no qual a pessoa não está nem totalmente desperta, nem em sono profundo e sim em algum lugar no meio do caminho.

Essa atividade cerebral intensa também é o motivo da outra teoria: não é que você acorda “na melhor parte” do sonho, é que ao acordar todas as partes parecem ser as melhores porque a narrativa foi construída durante o sono REM, que por si só cria sonhos mais lúcidos e vívidos.