Porque eu me importo tanto com as pessoas?

Perguntado por: ecastro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

A preocupação crônica também pode ser um sintoma importante do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), um transtorno de ansiedade comum que envolve tensão, nervosismo e um sentimento geral de mal-estar que afeta toda a sua vida. Nesse caso, o ideal é sempre procurar um especialista.

A pessoa que se preocupa de forma excessiva não aproveita o seu presente, pelo fato de sua mente estar sempre querendo desvendar o futuro ou então não sai do passado. Por isso, ela fica nervosa, e não consegue achar uma saída suas preocupações, sendo incapaz de se desfazer do hábito nocivo.

Preocupação excessiva nada mais é que o ato de se preocupar sem parar. Até certo ponto, a apreensão traz uma sensação de conforto. Através dela conseguimos imaginar cenários que ainda não aconteceram e nos prepararmos para eles. Deste modo, corremos menos riscos de sofrer e encontrar imprevistos.

O que o outro pensa sobre mim, é apenas o que ele pensa e somente isso. Não me define, não me limita, não me descreve. Esse poder, apenas eu tenho. Os outros sempre serão espectadores daquilo que acham que sabem...

4 maneiras de se preocupar menos

  1. Renuncie o controle. Pare de querer controlar cada aspecto de sua vida. ...
  2. Acrescente momentos de silêncio em sua rotina. Recebemos muitos estímulos dia após dia. ...
  3. Exteriorize seus problemas. Converse. ...
  4. Acredite em si mesmo.

Há momentos em que pensar demais no ocorrido é inútil e exaustivo; dar um tempo para processar melhor os próprios pensamentos e, assim, resolver a situação de uma vez por todas é a melhor atitude a se tomar.
...
Faça atividades criativas.

  1. Pintar.
  2. Desenhar.
  3. Jardinagem.
  4. Escrever um diário.
  5. Fotografar.

Significado de Indiferente
A quem nada comove; que não se importa: homem indiferente. substantivo masculino e feminino Pessoa que se mostra desinteressada; quem não possui preocupações, interesses ou sentimentos pessoais acerca de algo ou de alguém; insensível. Etimologia (origem da palavra indiferente).

O que as pessoas sabem sobre você diz respeito ao que está sendo divulgado sobre você. É sobre a sua postura, seu comportamento, pela sua forma de falar, de se posicionar e se relacionar publicamente.

Os que pensam demais têm dificuldade em confiar em si mesmos. Você pode ter medo de tomar a decisão errada, por isso, demora muito para fazer uma escolha. Quando você se vê pensando demais em uma escolha de carreira, tende a confiar mais em decisões racionais do que em seus instintos.

Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra.

"Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso. Elas temem o futuro e acham muito difícil evitar esse tipo de preocupação", descreve a pesquisadora.

O que os outros pensam é problema deles. Você não precisa se achar feia porque te disseram isso. A beleza não vem do que os outros pensam e sim do que existe dentro de você. O que os outros pensam de nós teria pouca importância se não influenciasse tão profundamente o que pensamos de nós mesmos.

Minha idade não define minha maturidade, minhas notas não definem minha inteligência e as fofocas que fazem de mim não definem quem eu sou. Eu sou quem eu sou. Sua aprovação não é necessária.

“O êxito de amanhã é a determinação de hoje”. “É a partir da sua determinação que a mudança começa”. “É a minha determinação que me faz ganhar”. “A chave para você que quer conquistar algo, é a determinação”.

Diversas pessoas apresentam um medo constante ao longo de suas vidas, o que pode ser um sinal perigoso. Em geral, essa sensação de que algo ruim irá acontecer pode estar ligada a transtornos psicológicos. Entre eles, destacam-se a depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico.

A preocupação tem o foco verbal enquanto a ansiedade inclui também imagens mentais. A preocupação nos leva a falar o que estamos sentindo, já a ansiedade gera imagens mentais que levam ao aumento de respostas físicas, como a cardiovascular. Essa resposta é mais intensa e pode causar prejuízos para o organismo.

Você já deve ter ouvido a frase: “o que te choca te define”. Isso significa que o que lhe incomoda no outro, é porque o mais provável que você seja assim.