Porque eu fico imaginando coisas?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

O devaneio excessivo é um transtorno mental relativamente novo, por isso, ainda não conta com um tratamento que seja, de fato, eficaz. No entanto, os psicólogos ponderam que esse distúrbio pode ter muitos efeitos negativos na vida de uma pessoa, a impedindo de estabelecer uma rotina normal de trabalho.

Desvie a atenção da fantasia com uma tarefa diferente ou se concentrando em outra coisa.

  1. Para interromper o devaneio, levante-se e faça um alongamento ou exercícios simples, como polichinelos.
  2. Comece a se concentrar nos objetos ao seu redor, como um peso de papel ou uma xícara.

As fantasias em excesso podem ser categorizadas como transtorno de devaneio excessivo.

O delírio é um sintoma psiquiátrico presente em diferentes transtornos, sendo uma característica típica da esquizofrenia, do transtorno esquizofreniforme, do transtorno delirante, do transtorno psicótico agudo, mas também eventualmente parte do transtorno bipolar e da depressão.

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido.

Quem pode ter esses tipos de pensamentos? Pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), distúrbios alimentares, ansiedade e depressão são mais suscetíveis a terem pensamentos indesejáveis. A ansiedade é caracterizada por uma preocupação excessiva com o futuro.

A despersonalização é um transtorno que faz com que um indivíduo tenha sua percepção sobre si mesmo alterada. Caracteriza-se por sensações de irrealidade, apatia, amnésia, impressão de que está separado do corpo, perda do controle, ataque de pânico, depressão, ansiedade, sono, estresse, cansaço e outros.

Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna. O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno.

Crises de dor de cabeça são comuns em ansiosos pelo fato de o cérebro interpretar o momento de tensão como se fosse uma lesão física. Com isso, ocorre o aumento do ritmo cardíaco e do fluxo de sangue. Essas alterações explicam o surgimento do sintoma, que pode vir acompanhando de enjoo e náuseas.

Alguns dos sintomas iniciais de esquizofrenia incluem:

  1. Isolamento social.
  2. Irritabilidade.
  3. Paranoia.
  4. Tristeza constante ou depressão.
  5. Apatia.
  6. Perda de memória.
  7. Dificuldade de concentração.

O transtorno mental comum (TMC), expressão cunhada por Goldberg & Huxley 1, refere-se à situação de saúde que não preenche critérios formais suficientes para diagnósticos de depressão e/ou ansiedade segundo as classificações do DSM-V (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders - 5ª edição) e CID-11 ( ...

O que é delírio? O delírio é um estado de alteração mental que faz com que um indivíduo apresente uma visão distorcida da realidade, sendo que isso pode ser demonstrado de diferentes formas, por meio de uma confusão mental, de uma redução da consciência e até mesmo de alucinações.

Segundo a psiquiatra Erika Mendonça, delírios são crenças exageradas, irrefutáveis. O paciente tem certeza de algo, mesmo sem nenhuma evidência real disso. Já a alucinação é uma percepção de coisas que não estão lá, sejam elas imagens e/ou sons, mas que o paciente acredita com convicção de que são reais.

A mitomania não tem cura, mas pode ser tratada. O tratamento envolve acompanhamento psicológico e, no caso de pessoas que também apresentem outros quadros psiquiátricos (como depressão e ansiedade), tratamento medicamentoso pode ser recomendado.

Tais problemas surgem por causas multifatoriais e afetam pessoas de diferentes faixas etárias. Além disso, os transtornos mentais também podem surgir em associação com doenças psicossomáticas e físicas. Por isso, manter um cronograma regular de consultas médicas e exames é essencial para a proteção da saúde integral.

O teste farmacogenético para ansiedade analisa 26 genes do paciente e cruza as informações com a análise de 79 medicamentos, que incluem antidepressivos, ansiolíticos e antipsicóticos.

Saiba quando procurar um Psiquiatra

  1. Falta de apetite ou compulsão alimentar;
  2. Apatia constante;
  3. Tristeza profunda;
  4. Irritação excessiva;
  5. Tremores, suor e vertigens pertinentes;
  6. Inquietação e dificuldade de concentração;
  7. Insônia frequente.
  8. Dificuldade de realizar tarefas do dia a dia.

5 atitudes que afastam os pensamentos negativos

  1. Identifique os pensamentos negativos. ...
  2. Acostume-se a ver o lado bom das coisas. ...
  3. Não alimente os pensamentos negativos. ...
  4. Pratique ioga ou meditação. ...
  5. Enfrente os seus problemas e medos.