Porque eu estudei tanto e vou mal nas provas?

Perguntado por: eantunes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

As horas de estudo, a pressão de não errar questões por desatenção, a alta concorrência, o tempo apertado e a insegurança de não estar preparado o suficiente. Essa pode ser uma combinação explosiva para o seu cérebro, prejudicando a sua memória. Então é fácil! Não fique estressado e o seu cérebro não vai bugar.

No entanto, não se desespere. Não importa se você apenas recebeu algumas notas um pouco mais baixas do que o esperado ou se tirou um zero bem redondo em uma prova ou trabalho: em vez de entrar em pânico, faça um retiro mental para aceitar o ocorrido, encontrar paz interior e seguir em frente.

A boa notícia é que dá para contornar essa dificuldade – mesmo quando surge o branco na hora da prova.
...

  1. Saia do lugar. ...
  2. Banco de ideias ou Mapa Mental. ...
  3. Visualização do seu material de estudo. ...
  4. Exercício de respiração. ...
  5. Pergunte mentalmente.

O ideal é que o vestibulando faça de cinco a seis refeições diárias e, no dia da prova, coma alguma coisa pelo menos duas horas antes de seu início. Caso contrário, os níveis de açúcar no sangue podem ser reduzidos e indisposições físicas, como desmaios, podem ser ocasionadas.

A reprovação é um evento que acontece por diferentes causas, que vão desde dificuldades de ensino, aprendizagem ou mesmo causas de características pessoais, ligadas à família e cotidiano do aluno.

A falta de atenção e concentração pode ter vários motivos: problemas emocionais, quadros psiquiatricos, neurológicos, etc. Devido a isto seria indicado você buscar uma ajuda profissional para entender as causas desses problemas.

A ansiedade é a principal causa de perda de memória em todas as faixas etárias, principalmente em jovens. Nesta condição, ocorre ativação de múltiplas regiões cerebrais e aumento da atenção e hipervigilância a estímulos ameaçadores, levando a lapsos de memória por desatenção e falta de concentração.

Além do “xixi preventivo”, uma ida ao banheiro durante a prova também serve como um momento para se acalmar, espairecer e até se alongar. Dessa forma, garanta que você tenha até 10 minutinhos mais tranquilos para ir ao banheiro e, mais uma vez, aliviar a bexiga, mas também diminuir a tensão da prova.

Diga que esse fracasso não a define.
Não é preciso generalizar e achar que elas são derrotadas em tudo ou que não podem ir bem no resto do curso. Fale: "Sei que parece que você não vai superar, mas não é verdade. Ir mal em uma prova não diz nada sobre você. É só um tropeço no caminho."

Se está estressado, pratique uma atividade aeróbica, como correr, nadar, pedalar ou mesmo caminhar. Os exercícios aeróbicos de intensidade média reduzem o estresse e a tensão, melhoram o sono e elevam o humor. Mesmo se não é fã de atividades físicas, a prática regular o ajudará a sentir-se melhor.

O famoso “branco” ou esquecimento repentino é muito comum, principalmente diante de situações como provas, vestibulares, concursos. Muitas pessoas realmente sofrem com este problema que se repete por várias vezes e causa prejuízos no desempenho de tais exames.

Caso perceba que está enfrentando um branco na prova, foque em respirar fundo para se acalmar e aumentar a concentração. Quanto mais oxigênio entra no seu organismo, mais consciente e seguro de si você fica. Além disso, essa prática ajuda a reduzir o medo e a ansiedade, sendo fundamental para superar o problema.

A alimentação é muito importante para repor suas energias, principalmente do cérebro. Em repouso o cérebro consome 20% da energia do corpo! Portanto, ter uma alimentação balanceada que forneça as vitaminas necessárias é muito importante, sobretudo antes da prova.

Como fazer seu cérebro se concentrar por mais tempo?

  1. Pratique exercícios físicos. A prática de atividades físicas é uma ótima maneira de eliminar as tensões — e não é diferente no caso dos estudos. ...
  2. Controlar a ansiedade. ...
  3. Desconecte-se por um tempo. ...
  4. Faça anotações à mão. ...
  5. Faça pausas periódicas. ...
  6. Crie um ambiente “ideal”