Porque eu devo participar da Ceia do Senhor?

Perguntado por: oalves . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

A ceia do Senhor é um momento de recordação do que ele fez por nós ao morrer na cruz para a remissão dos nossos pecados. Quando a celebramos, estamos anunciando a morte do Senhor Jesus até que Ele volte!

Representando não só o sangue de Jesus, mas também a pureza, no Novo Testamento esta bebida faz parte de passagens como a conversão da água em vinho nas bodas de Caná — o primeiro milagre atribuído a Jesus Cristo.

Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.

(Mt 26:26-28). A Santa Ceia é uma celebração cristã, religiosa, que foi recomendada pelo próprio Jesus na noite em que foi traído, às vésperas do processo de crucificação.

Jesus está no centro da mesa e em cada lado da figura estão seis de seus apóstolos, totalizando os doze: Pedro, João, Tiago (filho de Zebedeu), Tiago (Filho de Alfeu), André, Mateus, Bartolomeu, Simão Zelote, Felipe, Tomé, Judas Tadeu e Judas Iscariotes. Na extensa mesa encontram-se água, vinho, laranja, pão e peixe.

A Última Ceia, também conhecida como Santa Ceia, representa o momento bíblico em que Cristo compartilha sua última refeição com os discípulos. O instante mostrado na pintura é aquele em que Jesus acaba de afirmar que "um de vós me há-de trair", e os discípulos estarão perguntando "Sou eu, Senhor?".

Pode tomar santa ceia e depois tomar um vinho ? PODE ! Pode fornicar e depois cantar com os jovens ? PODE !

Usada como forma de pedir que algo ou alguém permaneça longe de nós, a frase ganha um significado ainda mais forte quando reparamos na semelhança de sonoridade entre "cálice" e "cale-se". Como se suplicasse "Pai, afasta de mim esse cale-se", o sujeito lírico pede o fim da censura, essa mordaça que o silencia.

Jesus, como figura representativa do Cristianismo, transformou a água em vinho, este gesto é conhecido como transubstanciação – ou seja, o símbolo da mudança da água para o vinho -, tornando-o sagrado como sangue de Cristo.

O azeite na Bíblia significa a presença de Deus.
O transbordar do azeite remete especificamente ao Espírito Santo. No Antigo Testamento o azeite era utilizado na unção de reis e sacerdotes.

O vinho da Santa Ceia
O arqueólogo Patrick McGovern, professor do Museu de Arqueologia da Universidade da Pensilvânia diz que o vinho servido na Santa Ceia seria muito parecido com o Amarone, um vinho do Vêneto feito com uvas secas.

A gratidão é um dos caminhos para a felicidade e a paz e, ao praticá-la, você verá que tem muito mais coisas boas em sua vida do que imagina.

O temor a Deus é um sentimento de respeito e reverência praticada pela doutrina cristã, segundo previsto no livro de Hebreus da Bíblia Sagrada: "Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo ...

Ele afirma que “mais bem-aventurado é dar do que receber”: “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, devemos socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: mais bem-aventurado é dar que receber” (Atos 20, 35).