Porque eu como doce e me dá sono?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Embora muitas pessoas ainda acreditem que comer açúcar tira o sono e faz com que elas se sintam mais energizadas, na realidade, o consumo de açúcar tem o efeito oposto. Pesquisas indicam que glicose alta inibe um importante peptídeo chamado orexina, que é responsável pelos sentimentos de alerta.

O carboidrato desencadeia a liberação de insulina, um hormônio indutor do sono. Alimentos ricos em triptofano como leite, aves, carnes magras, arroz, frutas secas, ovos, entre outros, também beneficiam a hora de dormir.

De acordo com Laura Castro, fundadora e psicóloga da healthtech referência no combate à insônia, o diabetes e o sono estão diretamente ligados, isso porque a hiperglicemia, alto nível de açúcar no sangue, tem como um dos seus efeitos a sensação de cansaço excessivo, que pode se associar a muita sonolência.

1- Beba bastante água
Além de manter seu corpo hidratado, a água melhora a circulação sanguínea, estimula os rins para trabalharem e ajuda na formação do bolo alimentar. Como resultado, a ingestão de água ajuda a desintoxicar e purificar o sangue e auxilia na filtragem de todo o açúcar ingerido.

- Os doces elevam a glicemia muito rapidamente podendo oferecer disposição. Mas o efeito passa rapidamente e a sensação de energia é substituída pelo cansaço já que após a liberação de insulina, os níveis de glicose no sangue ficam menores.

Frutas secas (damasco, figo banana, ameixa etc.): opte por frutas sem adição de açúcar e cuidado com excessos! Frutas oleaginosas: o consumo moderado de amêndoas, macadâmia, castanha do Brasil, castanha de cajú, nozes, avelãs controla a compulsão por doces.

Claro que sim, é perfeitamente normal sentir sono depois do almoço. Tal estado de sonolência não está relacionado à quantidade de comida ingerida, afinal, existem pessoas que possuem uma dieta equilibrada e mesmo assim sentem a necessidade de dormir após almoçar.

A intolerância a carboidratos é a inabilidade de digerir certos carboidratos em razão da falta de uma ou mais enzimas intestinais. Os sintomas incluem diarreia, distensão abdominal e flatulência. O diagnóstico é clínico e por teste respiratório com hidrogênio.

Sintomas de glicose baixa
Dor de cabeça, sensação de sono, fome, alterações de humor, são sintomas iniciais de glicose baixa. Com a redução dos níveis de glicose para faixas abaixo de 60mg/dL, os sintomas se agravam e podem causar desmaios, convulsões, coma e até a morte.

A pele pode ficar seca e apresentar prurido, ou seja, coceiras. Verifique também se há manchas escuras na região do pescoço e axilas. O organismo fica mais vulnerável à infecções causadas por fungos e bactérias, como a candidíase. O excesso de açúcar favorece a reprodução e desenvolvimento de microorganismos.

.Hiperglicemia

  • Urinar em grande quantidade e mais vezes;
  • Ter sede constante e intensa;
  • Sensação de boca seca;
  • Fome constante e difícil de saciar;
  • Cansaço;
  • Visão turva.

A fadiga e o cansaço são dois dos principais sinais da vitamina D baixa no organismo. Se você está se sentindo mais cansado do que o normal, uma das causas pode ser a deficiência desta vitamina.

Por que o sono durante o dia pode ser um sinal de alerta? O excesso de sono durante o dia pode ser causado pela Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS). Esse distúrbio é um dos principais causadores do ronco e, apesar de ser um incômodo para muitas pessoas, ele não é a única consequência desse problema.

Se sentir cansado ou com pouca energia pode ser um sinal de algum problema no organismo, e consequência de uma série de fatores, como má alimentação, noites mal dormidas ou, até mesmo, hipotireoidismo.

O fato de beber água após comer um doce não tem nenhuma relação com o desenvolvimento da doença, portanto isto não passa de um dito popular. O ideal para manter a saúde é beber muita água independente de comer doces e diminuir a quantidade dos alimentos ricos em açúcar.

Para promover uma desintoxicação de açúcar, os nutricionistas devem orientar ao paciente que evite o máximo possível da substância nos três primeiros dias – o que inclui frutas. Portanto, a orientação, aqui, é estimular o consumo de água, vegetais amiláceos, grãos, laticínios gordurosos e sem açúcar e carnes.

Tá precisando cortar o açúcar? Comece agora com essas 6 dicas simples no dia a dia

  1. 1) Evite o açúcar adicionado.
  2. 2) Pense duas vezes antes de tomar refrigerante.
  3. 3) Aproveite o doce das frutas.
  4. 4) Opte pelo chocolate amargo.
  5. 5) Evite usar molhos e temperos prontos.
  6. 6) Diminua a quantidade de açúcar aos poucos.

Evitar comer doces, vinho tinto, chocolate e algumas ervas para fazer chá, porque possuem polifenóis e fitatos, que são inibidores da absorção do ferro; Cozinhar em uma panela de ferro é uma forma de aumentar a quantidade de ferro de alimentos pobres, como o arroz, por exemplo.

O que são picos de insulina? Os picos de insulina ocorrem quando, após a ingestão de alimentos, principalmente os mais ricos em carboidratos, o sangue apresenta uma alta concentração deste hormônio. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas.

Você precisa de apenas 72h para deixar seu corpo livre de açúcar – garantimos que você se sentirá muito melhor. Beba muita água antes e depois das refeições.