Porque eu canso muito quando jogo bola?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

Diversos fatores podem causar a fadiga muscular, como alimentação inadequada, desidratação e o próprio condicionamento físico do corpo. Condições de saúde também podem estar associadas, como a anemia e situações que prejudicam as capacidades musculares e a imunidade, como a fibromialgia.

Creatina: Suplemento indicado para treinos pesados. Ela melhora a força, potência e consequentemente o aumento de massa muscular, pois o atleta começa a treinar com mais intensidade. É o suplemento esportivo mais estudado no mundo. No futebol, a notoriedade do ergogênico não foi diferente.

6 táticas para se livrar do cansaço

  1. Checkups. Se a fadiga não vai embora, o importante é procurar auxílio de um médico. ...
  2. Hidratação. ...
  3. 3 Alimentar-se regularmente. ...
  4. Exercícios físicos. ...
  5. Dormir bem. ...
  6. Atividades prazerosas.

A seguir, algumas opções para este momento: - Isotônico; - Água de coco; - Frutas como banana (escolher bananas mais maduras) e melancia.

"Os carboidratos (cereais, pães, massas, frutas frescas e secas, sucos, torradas, mel, geléia, açúcar e doces, tubérculos, arroz e feijão, etc.), são os combustíveis preferidos do organismo na hora de fabricar energia, por isso, devem estar presentes em grandes quantidades na dieta de um atleta.

O energético é um bom aliado também na prática esportiva. Esse tipo de bebida consumida antes do treino ou prova de longa duração ajuda a melhorar a sensação durante o exercício.

Mantenha seu pé de apoio firme no chão até que a bola vá para a direção que você quiser. Neste exemplo, o pé de apoio é o direito. Em seguida, tome impulso com esse mesmo pé para correr em direção da bola. Antes de fazer um domínio direcionado, observe ao redor se algum oponente está próximo.

Entre os nutrientes que combatem o cansaço físico e mental, 7 se destacam:

  • Vitaminas do complexo B. ...
  • Vitamina C. ...
  • Coenzima Q10. ...
  • Magnésio. ...
  • Óleo de semente de uva. ...
  • Cafeína. ...
  • Fosfatidilserina.

O cansaço excessivo pode indicar, além de falta de tempo para descansar, algumas doenças como anemia, diabetes, alterações da tireoide ou até mesmo depressão. Nesse caso, o paciente se sente sempre cansado e não tem forças para realizar seu trabalho com excelência.

A hidratação é fundamental na hora de jogar futebol. Muitos jogadores bebem energéticos e bebidas isotônicas, mas a boa e velha água mineral é a melhor opção, não tem segredos. Pense no quanto você corre durante a partida e na quantidade de líquido que perde pelo suor.

Alimentos que aumentam a resistência
Grãos integrais (como batata doce, aveia, quinua, etc), frutas, feijão, legumes e vegetais ricos em amido como batatas são boas fontes de carboidratos que mantêm os níveis de açúcar no sangue por mais tempo.

Logo cedo, antes da corrida, a ingestão de aveia é interessante. Rica em fibras e carboidratos, a aveia garante saciedade por mais tempo. Como tem baixo índice glicêmico, esse cereal não gera picos de açúcar no sangue, o que evita a fadiga.

O que um atleta NÃO deve comer: 6 alimentos que devem ser evitar ou limitar

  • Limite de bebidas esportivas. Parece contraditório, mas não é. ...
  • Evite Refrigerante. ...
  • Evite barras de proteína e barras de energia. ...
  • Evite gorduras saturadas e trans. ...
  • Limite a cafeína. ...
  • Evite Álcool.

Prefira uma refeição leve, sem fritos e com poucas fibras, para não estar em plena digestão no momento do jogo, e sem refrigerantes nem outras bebidas açucaradas. Uma refeição equilibrada e leve, à base de açúcares lentos e legumes.