Porque estoque e ativo circulante?

Perguntado por: dmodesto3 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

Estoque. As mercadorias que a empresa possui em seu estoque e que ainda não foram vendidas também constituem a conta de ativo circulante. Isso porque elas podem ser vendidas e transformadas em dinheiro rapidamente.

São considerados ativos circulantes:

  • dinheiro em caixa;
  • dinheiro na conta bancária;
  • aplicações financeiras de curto prazo;
  • contas a receber;
  • estoque;
  • matéria-prima;
  • mercadorias;
  • títulos.

Estoques são contas que representam mercadorias ou produtos que a entidade possui para revenda, industrialização ou uso. No entanto, para fins de classificação de acordo com previsto no art.

O denominado "Ativo Circulante" constitui-se no grupo de contas contábil que registra as disponibilidades (caixa, bancos conta movimento e aplicações financeiras), os títulos negociáveis (como duplicatas a receber), os estoques e outros créditos de realização a curto prazo, como adiantamento a fornecedores e empregados ...

O ativo circulante é formado a partir da soma de todos os valores que representam os bens e direitos da empresa. Mas aqui o ideal é considerar aqueles que podem ser convertidos em dinheiro em no máximo um ano.

Os estoques são materiais armazenados por algum tempo, para uso futuro, podendo ser mercadorias, produtos acabados ou inacabados e matérias-primas, por exemplo. Logo, eles são utilizados para regular o ritmo entre os fluxos de material de uma loja.

Como regra básica, os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor, conforme item 9 do CPC 16.

Ele é importante porque o estoque é um ativo circulante dentro do balanço patrimonial, ou seja, é um investimento que precisa dar retorno. Caso contrário, se tornará automaticamente uma fonte de prejuízo.

São contas a receber dos clientes, saldo disponível no caixa da empresa e valores aplicados em fundos de investimento com liquidez diária, por exemplo. Por outro lado, os ativos não circulantes são aqueles que levam muito mais tempo para serem transformados em verba, superando o prazo de 12 meses.

Em suma, vimos que enquanto o ativo circulante é basicamente o capital de alta liquidez facilmente convertido em dinheiro para pagar débitos e obrigações de curto prazo, que, por sua vez, são os passivos circulantes.

Corresponde aos bens e direitos da empresa, ou seja, todos os valores que ela possui em caixa, conta bancária, aplicações, valores que ainda possui a receber de clientes, estoques, máquinas e equipamentos, entre outros.

Por exemplo, ao realizar a compra de matéria-prima, uma conta do ativo deve ser debitada, já que a conta de estoque do ativo é uma conta com natureza devedora.

Um bom controle de estoque permite ao gestor calcular o giro das mercadorias e aperfeiçoar o processo de compras, diminuindo a pressão sobre o capital de giro da empresa.

O estoque físico é a quantidade de produtos que a empresa dispõe fisicamente. Enquanto o estoque disponível é a quantidade de produtos que estão disponíveis para serem vendidos.

  1. Avaliar e reduzir os custos. ...
  2. Monitorar de forma eficiente as contas a receber. ...
  3. Incentivar pagamentos à vista pelos clientes. ...
  4. Buscar estratégias de fidelização. ...
  5. Negociar com fornecedores. ...
  6. Fazer investimentos assertivos. ...
  7. Evitar deixar dinheiro parado. ...
  8. Precificar corretamente os produtos e serviços.

Sua fórmula é a seguinte: ativo circulante = dinheiro + equivalentes em dinheiro + inventário + recebíveis + títulos negociáveis + despesas antecipadas + outros ativos líquidos.

Grau de liquidez - é o maior ou menor prazo no qual os Bens e os Direitos podem ser transformados em dinheiro. Ex.: conta Caixa é a de maior liquidez, por já ser dinheiro.

O ativo não circulante representa os bens e direitos de uma empresa que não são realizáveis no curto prazo, e por isso não trazem liquidez para o negócio.

Os indicadores de liquidez são índices financeiros utilizados para verificar como está o crédito da empresa, sua capacidade monetária para cumprir com as obrigações compreendidas no passivo circulante. Portanto, são índices extremamente importantes para acompanhar a saúde financeira da empresa.

Existem quatro tipos principais de contas de ativos circulantes: dinheiro, contas a receber, estoque e despesas pré-pagas. Cada conta tem seu próprio propósito e é uma parte vital para manter o negócio funcionando sem problemas.

Quais são os tipos de custos de estoque?

  • Custo de pedido. ...
  • Custo de manutenção e armazenamento. ...
  • Custo de produto. ...
  • Custo de falta de estoque. ...
  • Custo de depreciação ou custo de risco. ...
  • Custo de serviço.