Porque estilo gótico?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

O termo foi criado posteriormente, quando o renascentista Giorgio Vassari se referiu de maneira pejorativa à esse tipo arte, no século XVI. Ele traça um paralelo com os godos, povo bárbaro que invadiu e destruiu Roma, em 410. Dessa forma, ele expressa sua rejeição a esse gênero de arte.

Arquitetura Gótica é um estilo arquitetônico que, junto com a arquitetura românica e bizantina, foi predominante na Europa durante a Baixa Idade Média (século X ao XV). Sua principais características são as abóbadas ogivais, a verticalidade das obras, as gárgulas e os vitrais.

O abade imaginou um interior onde fluiria livremente pelo espaço, sem divisões, onde as paredes seriam extremamente delgadas e onde, principalmente, a luz de Deus preencheria a igreja de maneira figurada e literal. Quando Suger reconstruiu o coro, em Saint Denis (1135-44), segundo essa linha, inventou o estilo gótico.

Religião e simbolismo. A subcultura gótica é laica, ou seja, é neutra à qualquer religião. É comum pessoas de fora da subcultura pensarem que os góticos estão diretamente ligados à esoterismo, anticristianismo e satanismo, sendo tal afirmação uma ideia equivocada.

7 elementos que definem a arquitetura gótica

  1. Planta arquitetônica em formato de cruz latina. ...
  2. Torres pontiagudas e esguias. ...
  3. Grande iluminação interior. ...
  4. Uso de vitrais. ...
  5. Uso de paredes mais finas e leves. ...
  6. Grande ornamentação. ...
  7. Abóbodas em cruzaria.

A cruz gótica simboliza o lado sombrio e obscuro da fé, dor e mistério. Ela marca o estilo gótico e é mais uma tendência da moda do que propriamente um símbolo de fé, muito utilizada em tatuagens e, de modo geral, na estética adotada por góticos e punks do fim do século XX, que usam a cruz como adereço de moda.

Assim como a subcultura metal, o estilo gótico tem como base a música.
...
Fuja dos estereótipos.

  1. Góticos só vestem preto. ...
  2. Góticos são depressivos e suicidas. ...
  3. Góticos gostam de drogas, álcool e promiscuidade. ...
  4. Góticos adoram Satã e outros espíritos malignos.

Gótico é uma noção que se associa à obscuridade ou à música dark. Aqueles que se identificam com este movimento tendem a ser andróginos: homens e mulheres maquilham-se da mesma forma, destacando-se a palidez na tonalidade do rosto e usando verniz preto nas suas unhas. O preto também é a cor preferida na vestimenta.

Como a arquitetura gótica foi uma evolução da arquitetura românica, foram desenvolvidos elementos que ajudaram nas construções góticas, como o arco de ogiva (ou quebrado) e a abóbada de cruzaria, que tornaram-se as principais características do estilo arquitetônico.

A pintura teve um papel importante na arte gótica pois pretendeu transmitir não apenas as cenas tradicionais que marcam a religião, mas a leveza e a pureza da religiosidade, com o nítido objetivo de emocionar o expectador.

A subcultura gótica surgiu em Londres, no final da década de 1970 e início de 1980, como decorrência da expansão do gênero musical post-punk para além dos limites fonográficos (GUNN, 1999).

5- GÓTICOS NÃO SÃO VÂNDALOS DE CEMITÉRIO – Valorizamos a arte das esculturas e arquitetura dos cemitérios. Os cemitérios, além de ótimos lugares para um passeio tranquilo, são também ótimos espaços para a reflexão sobre o sentido de nossas vidas em meio a correria e velocidade desumanizante do mundo atual.

Contudo, diz-se que a cor preta é usada para simbolizar diferentes coisas como morte, medo, noite, escuridão, e outras características comuns como crenças góticas, música, belas artes e literatura.

O estilo musical dos góticos é conhecido como o Rock Gótico. Porém, também escutam o Heavy Metal, além de outros estilos dentro do rock and roll. The Cure, The Sisters of Mercy e Bauhaus são algumas das bandas góticas mais conhecidas no mundo.

Os adeptos da filosofia gótica adoram caminhar, à noite, em cemitérios e ir à bares e boates decorados com caixões, velas, caveiras, crucifixos, correntes, facas, e outros objetos relacionados com tortura e morte.

O símbolo mais gótico é o Ankh egípcio.

Emo e Goth são duas subculturas muito diferentes dentro da cena alternativa maior. Emo é frequentemente visto como um estilo mais emocional e pessoal, enquanto Goth é mais escuro e misterioso. Os góticos são mais propensos a se vestirem de preto e abraçarem o oculto.

Vestem-se de preto, usam maquilhagem carregada em tons escuros e ouvem música com letras obscuras e melancólicas. Estas são as principais características dos jovens góticos, estilo que foi agora alvo de um estudo por parte da Universidade de Oxford.

Alguns elementos são comumente identificados e marca a natureza dessa arte como as arcadas, uma sequência de arcos sustentados por colunas, as abóbodas de cruzaria, que são as estruturas côncavas encontradas nos tetos dos templos e o florão, elemento decorativo em forma de flor colocada no alto do exterior das ...

Na época, as construções eram denominadas “obras francesas”. Mas, com o início do Renascimento, a arte assumiu outra classificação, chamada de “gótica”, como uma forma pejorativa em relação ao estilo clássico da cultura greco-romana.