Porque Ester fez jejum de 3 dias?

Perguntado por: erebelo . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 15 votos

Então, o que Ester fez? Ela decidiu invocar um poder maior do que o poder do rei: ela decidiu pedir ajuda a Deus. Pediu às suas moças e aos judeus da terra que jejuassem com ela. Depois de três dias de jejum, ela foi até o rei e…

Ester é uma das mulheres mais importantes de toda a história bíblica. Ela se tornou rainha da Pérsia e foi usada por Deus para salvar todo o povo hebreu. Ela era judia, foi criada por seu primo Mordecai na Pérsia, já que era órfã.

3 dias – O jejum de Ester. 7 dias – Jejum pela morte de Saul. 14 dias – Jejum involuntário de Paulo e os que com ele estavam no navio. 21 dias – O jejum de Daniel em favor de Jerusalém.

Ester sabia que dependia do Senhor em tudo o que fazia. Por causa disso, era constantemente movida pelo direcionamento que vinha do Alto, agindo com a sabedoria de Deus, que acrescentava prudência e inteligência ao seu reinado. Em uma igreja, o temor a Deus sustenta todo o trabalho do pastor e da liderança.

Tenha paciência para agir com sabedoria. Ester foi sábia em cada decisão que tomou, isso porque manteve a calma e teve paciência para agir, ela foi estratégica e mais do que isso fez o que agradaria a Deus. Então, antes de agir, peça direcionamento e sabedoria para lidar com a situação da melhor maneira possível.

Ester passou por um processo de embelezamento, de um ano. Um dia também nós, filhos de Deus, salvos por Jesus, seremos levados à presença do Rei e necessitaremos passar por um “tratamento de beleza”, a transformação da alma.

Ester era uma jovem muito bonita e foi escolhida, juntamente com outras jovens virgens, para estar na presença do Rei, já que ele iria escolher dentre elas a sua rainha. Porém, antes de Ester estar na presença do rei, ela passou por um processo de embelezamento, que consistia em um ano de tratamento.

A oração de Ester
Ela orou ao Senhor, o Deus de Israel, dizendo: 28[11] «Ó meu Senhor, nosso Rei, tu és o único Deus. Salva-me, pois estou sozinha; tu és a minha única ajuda e estou prestes a arriscar a minha vida.

O Livro de Ester Palavra-chave: “Providência” Autor desconhecido. Sugestões: Mordecai (9:20) ou Esdras.

O objetivo central do Livro de Ester é justificar a observância da festa do Purim. Isto era muito importante já que se trata de uma festividade que não fazia parte das ordenanças mosaicas (do Pentateuco, livros de Moisés).

A Bíblia diz que as virgens foram levadas ao palácio. E Ester estava no meio delas, mas era diferente, havia uma unção especial sobre ela. Unção determina a essência que está em você. Ester foi ungida com mirra, que vem do hebraico, e tem o mesmo significado do nome Mara, que originou o nome Miriam.

O jejum verdadeiro é aquele em que partilhamos o alimento com quem não tem, a prática da caridade faz parte do jejum. O jejum que agrada a Deus e que nos é proposto como prática quaresmal inclui obra de caridade, é cobrir o que está nu, levar o consolo aos doentes, dar pão a quem tem fome, água a quem tem sede.

A Bíblia fala sobre três tipos principais de jejum de alimentos: o jejum total, o jejum com água e o jejum parcial. Também temos exemplos de abstenção de outras coisas da vida cotidiana, que poderão ser considerados jejum.

Devemos Orar Quando Jejuamos
Nas escrituras, as referências ao jejum mencionam sempre a oração. Nosso jejum deve sempre ser acompanhado de oração sincera, e também devemos iniciar e encerrar o jejum com uma oração.

O jejum de Ester foi um jejum mais radical, que só deve ser feito, no máximo, por três dias. Ficar mais tempo sem comer nem beber é muito perigoso para a saúde. A situação de Ester era muito grave, e pedia medidas drásticas! Sendo judia, Ester também teria experiência de jejuar.

Ela era amável. Todos que a conheciam ficavam com boa impressão dela (Ester 2:15). Sua atitude era amigável e ela se dava bem com outras pessoas. Havia muitas mulheres bonitas competindo pelo lugar de rainha mas foi a atitude de Ester que a destacou de todas as outras.

Assim, antes de pedir o que queria, Ester preparou um banquete para o rei Assuero e para Hamã, cujo objetivo seria examinar o terreno e saber qual era o estado de espirito do rei. Naquela noite, o rei novamente pediu-lhe que dissesse o que desejava, mas Ester simplesmente convidou o rei e Hamã para outro banquete.

Recomenda-se uma sopa de legumes e carne branca. Dieta alimentar do jejum de Ester – Você vai jejuar uma refeição a sua escolha: café, almoço ou jantar, uma dessas refeições você irá jejuar e se conectar em espírito no Jejum.

Ela decidiu invocar um poder maior do que o poder do rei: ela decidiu pedir ajuda a Deus. Pediu às suas moças e aos judeus da terra que jejuassem com ela. Depois de três dias de jejum, ela foi até o rei e… …“alcançou ela graça aos seus olhos” (Ester 5:2).