Porque espreguiçar dá prazer?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

A endorfina (hormônio do prazer) é liberada ao espreguiçar, conferindo a sensação de bem-estar logo pela manhã. Além disso, o ato ativa a serotonina, hormônio que dá disposição e ajuda na memória.

O alongamento aumenta a amplitude de movimento, mantém os músculos flexíveis, melhora a postura e o equilíbrio, e ajuda a prevenir quedas. Mas à medida que envelhecemos, o alongamento se torna ainda mais importante. Pois suas articulações se tornam menos flexíveis com o tempo.

Espreguiçar-se funciona como uma forma de preparo para as atividades que vamos encarar ao longo do dia. Além disso, o alongamento ativa os músculos, ajuda na circulação sanguínea e contribui para o bom humor.

Ao levantar-se da cama, faça-o com movimentos suaves, espreguiçando-se, pois isso é bom para as articulações e para a musculatura. Faça exercícios de alongamento, quando orientada. No caso de cãibras, friccione o local dolorido e faça compressas quentes na região.

Diferente dos músculos que são paralisados durante a noite, a musculatura do pescoço continua ativa, para que possamos respirar normalmente. A diferença é que a musculatura ao redor da garganta fica mais estreita mesmo, o que pode ter um lado negativo: o ronco.

Ao espreguiçar-se, você libera endorfina e serotonina nos músculos. Esses hormônios são responsáveis pela sensação de prazer e pela memória, respectivamente.

Quando estamos deitados ou sentados, a força que o coração deve fazer para bombear o sangue do pé ao cérebro é uma. Em pé, a força é bem maior. Se levantamos rápido demais, esse bombear pode sofrer um atraso e o sangue chegará em uma quantidade menor ao cérebro.

Segundo o médico ortopedista David Gusmão, os alongamentos são uma ótima forma de iniciar o movimento do corpo e também aquecer e trabalhar a flexibilidade os músculos antes e depois de exercícios físicos.

Com o alongamento, o estresse no fuso muscular aumenta e com a execução de exercícios muito fortes, esse estresse é ainda maior, o que pode causar lesões sérias. Além disso, vários estudos demonstram que dependendo do alongamento muscular, o desempenho em certos movimentos pode diminuir.

Alongar-se com frequência melhora a circulação do sangue, amplia a mobilidade das articulações e fortalece ligamentos e tendões. A prática também auxilia no equilíbrio corporal, importante para o envelhecimento saudável.

Ao bocejar você abre bastante a boca, para inspirar o ar, e os olhos se apertam, o que faz com que a musculatura da face é contraída. Esse movimento pressiona as glândulas lacrimais, localizadas acima do olho e abaixo da testa. Essas estruturas, por sua vez, liberam as lágrimas.

Neste caso a médium teve certeza porque bocejava, um curioso condicionamento. Segundo estudiosos do comportamento humano o bocejo seria uma forma de registro mostrando que estaríamos em situações em que envolvessem sono, cansaço, perigo, ansiedade ou fome.

Segundo os preceitos religiosos, o ato de bocejar ao realizar uma oração significa que as energias estão sendo calibradas conforme se entra em relacionamento com a entidade solicitada. Bocejar é muitas vezes associado ao sono ou cansaço, e muitas vezes caracteriza tais estados nos indivíduos.

Tombos e pancadas são as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. No entanto, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem interferir na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.

O BEBÊ SENTE FOME NA BARRIGA DA MÃE? Não, seu bebê não sente fome quando você está grávida. O feto recebe um fluxo constante de nutrientes, desde o momento da implantação no revestimento do útero até a mãe dar à luz, o feto terá tudo o que precisa através da placenta.

Não sentar em batente de porta
Dizem as mais velhas que sentar no batente da porta durante a gestação antecipa o parto e o bebê pode nascer prematuro. Embora isso não faça o menor sentido, tem muita gente que segue à risca e evita essa atitude a qualquer preço.