Porque esfriou tanto hoje?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

A onda de frio ocorreu por causa de uma intensificação do fenômeno La Niña que atingiu o pico máximo nos últimos dias. No entanto, é bem possível que as temperaturas fiquem mais amenas, por causa da redução da força do ar polar. As chuvas ficam mais volumosas nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

Em 2022, o equinócio da primavera no Hemisfério Sul ocorre às 22h04 (horário de Brasília) do dia 22 de setembro. Este é início astronômico da primavera de 2022, que se estende até às 18h48 de 21 de dezembro, pelo horário de Brasília.

Se você é um daqueles que prefere dias mais amenos, sabia quando o frio vai embora em outubro. Segundo meteorologistas, trata-se da chamada “estação de transição” entre o inverno e o verão. Ela se estende entre 22 de setembro e vai até 21 de dezembro.

Estação mais quente do ano vai até março de 2023; chuvas devem ser frequentes em praticamente todo o País. Com início nesta quarta-feira, 21, às 18h48 (horário de Brasília), a estação mais quente do ano é marcada pelo aumento da temperatura em todo o Brasil e chuvas mais frequentes em praticamente todas as regiões.

O Inverno no Hemisfério Sul começou hoje (21 de junho de 2022), às 06h14 e termina no dia 22 de setembro às 22h04 (Horário de Brasília). Por Viviane Samara Barbosa Nonato - publicado 28/06/2022 13h00 .

A previsão é de que até o fim do inverno, no dia 22 de setembro, outras frentes frias atinjam os estados da região. As próximas estão previstas para os dias 7 e 8 de setembro, além de uma para a 2ª quinzena do mês. Nas capitais da região Sul, a maior mudança climática poderá ser feita em Porto Alegre (RS).

A estação de transição entre o inverno e o verão começou oficialmente no mês passado, dia 22 de setembro e vai até o dia 21 de dezembro.

Além de alimentar inundações e secas mortais, as mudanças climáticas são citadas como causa de explosões espontâneas no permafrost siberiano, escassez de mostarda e o planeta ficando mais escuro.As mudanças climáticas podem estar, por exemplo, diminuindo o "brilho" da Terra, de acordo com cientistas do Big Bear Solar ...

De acordo com os dados, não seria um mês de muito frio. O que se projeta é a tradicional alternância de períodos de temperatura mais baixa e temperatura mais alta com alguns dias de frio mais intenso e outros de calor mais forte.

O início de 2023 já está mais quente no Hemisfério Norte. Mesmo no inverno, algumas regiões estão com clima mais ameno, atípico para essa época do ano, segundo a OMM, e países europeus registraram temperaturas acima de 20°C.

De acordo com o Climatempo, as máximas devem chegar próximo aos 30ºC a partir de quinta-feira (10) em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e a semana termina com cara de verão nessas regiões.

Oitavo mês do ano foi marcado por calor, chuva, frio, geadas e até neve. Ao longo do mês de agosto de 2022, o centro-sul do Brasil naturalmente sentiu mais as ondas de frio.

A tendência para a primavera é de chuvas próximas e acima da média histórica em praticamente toda região Centro-Oeste, exceto no centro e sul do Mato Grosso do Sul e no leste do Mato Grosso, onde são previstos totais de chuvas ligeiramente abaixo da climatologia do trimestre.

Sul. As temperaturas entram em gradativa elevação ao longo do mês de setembro na Região Sul. Porém, ainda há previsão de temperaturas baixas, principalmente na primeira quinzena do mês, com a passagem de duas frentes frias e a entrada forte do ar polar.

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Alta probabilid.

De acordo com o Climatempo, a sensação de calor deve retomar a partir de quarta-feira (12). A previsão é de tempo nublado e que ocorra pancadas de chuva à tarde e à noite. No entanto, a temperatura começa a aumentar, com mínima de 18 ºC e máxima de 26 ºC.