Porque escritores usam pseudônimos?

Perguntado por: lzaganelli . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

Uma das questões mais curiosas e interessantes da literatura, a heteronímia e a pseudonímia são artifícios utilizados por alguns escritores para esconder sua verdadeira identidade, proteger a vida pessoal e até mesmo para escrever sob diferentes nomes e diferentes personalidades.

O direito de utilizar um pseudônimo não é absoluto, pois não é protegido se utilizado para atividades ilícitas, como difamar, injuriar, discriminar ou causar danos. Um pseudônimo é definido como um nome fictício usado por um indivíduo como alternativa ao seu nome legal.

No caso do Pseudônimo, utiliza-se para dar publicidade a obra literária, artística ou científica.

Antes de Fernando Pessoa, o caso mais célebre de heteronímia foi o do escocês James Macpherson, autor dos Cantos de Ossian. Outros autores que usaram o recurso da heteronímia: Brian O'Nolan, Kent Johnson, Romain Gary, Soren Kierkegaard, Daniel Handler e Stephen King, que criou o heterônimo Richard Bachman.

Pseudónimo quer dizer «nome suposto ou falso em geral adoptado por um escritor, artista... para assinar as suas obras». Assim, Miguel Torga é o pseudónimo literário de Adolfo Correia da Rocha. Heterónimo (e não "hetenónimo") é «personalidade criada por um escritor, com mundividência e carácter próprios».

Machado comentava os assuntos da semana, de maneira divertida e crítica e assinava os textos com o pseudônimo de Lélio.

Os valores para o registro de nome artístico
O Guia de Recolhimento da União (GRU), que varia de acordo com a natureza. Quando não houver nenhuma pendência e for pré-aprovado, os gastos podem oscilar entre R$ 142 e R$ 530,00. Lembre-se que tudo isso e muito mais pode ser avaliado no site do INPI.

Como escolher um pseudônimo (guia passo a passo)

  1. Faça brainstorming.
  2. Experimente como um nome interage com seu gênero de atuação.
  3. Certifique-se de que o nome seja memorável e fácil de soletrar.
  4. Verifique se o nome já está em uso.

Posso usar pseudônimos para publicar meu livro? Você pode usar um pseudônimo para publicar seus livros. Após a publicação, poderemos solicitar uma cópia dos direitos do seu livro. Quando você usa um pseudônimo, seu nome verdadeiro permanece anônimo e não é publicado em nenhum lugar do nosso site.

Se não houvesse proteção, qualquer um poderia assinar o pseudônimo famoso e o seu criador perderia a credibilidade. Então é essencial que se faça o registro, ainda mais em casos assim, onde a vida de alguém está em jogo. A lei ainda prevê que quem opta por usar um pseudônimo tenha privacidade e sigilo garantidos.

Existe uma solução: O pseudônimo. Por meio de um pseudônimo você consegue publicar o seu livro sem associar o seu verdadeiro nome a ele. Muitos autores usam pseudônimos.

Nome falso adotado por autores: 1 alônimo, criptônimo, heterônimo, onomatópose.

1. [ Literatura ] Nome e personagem inventados por um autor para assinar obras com estilos literários diferentes (ex.: o escritor Fernando Pessoa criou dezenas de heterónimos , mas os mais famosos são Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e Ricardo Reis).

Autor independente é aquele que cria, escreve, revisa, edita, publica e lança seu livro sem passar por uma editora. Mas, é claro que o escritor que opta pela autopublicação não precisa, necessariamente, assumir todas as funções do processo.

O que é Pseudônimo:
Pseudônimo é um nome fictício usado por um indivíduo como alternativa ao seu nome legal. Normalmente, os pseudônimos são nomes inventados por escritores, poetas, jornalistas, artistas e outras pessoas famosas que não querem ou não podem assinar suas próprias obras.

Os principais heterônimos de Fernando Pessoa são Ricardo Reis, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Bernardo Soares, e cada um deles possui características literárias próprias. Os heterônimos de Fernando Pessoa são os autores criados por esse importante escritor português, nascido em 1888.

Alberto Caeiro (1889-1915), o poeta da natureza. Caeiro é considerado o mestre dos outros heterônimos.

Daí o nome arcadismo, pois a arcádia, morada dos pastores, representava o lugar perfeito para a obtenção do equilíbrio e da sabedoria. E por esse motivo os poetas árcades se autodenominavam pastores e adotavam pseudônimos gregos e latinos.

Para expressar os mundos conflitantes que sentia dentro de si, criou heterônimos, poetas imaginários, e sob o nome de cada um deles produziu determinado tipo de poesia. Os principais foram Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Fernando Pessoa ele próprio.

Os Heterônimos de Fernando Pessoa são personalidades criadas por ele próprio e que assinam cada qual as suas obras. Para tanto, esses escritores têm biografia e estilo particular.

1 - Pseudônimo
O nome teria surgido por causa de uma grande reviravolta na vida de Orwell, após vivenciar diversos conflitos armados e internos enquanto servia ao Império Britânico. Seu sobrenome deriva do Rio Orwell, que deságua no sudeste da Inglaterra.