Porque escovar a língua dá ânsia de vômito?

Perguntado por: rsouza4 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Por que temos a sensação de vômito, ânsia quando escovamos a língua, principalmente no fundo ? A região posterior da língua quando estimulada pode deflagrar o reflexo nauseoso. Ele serve de proteção da via aérea, impedindo que algum corpo estranho passe pela garganta exceto que seja por meio da deglutição.

A primeira coisa a fazer é utilizar o fio dental e escovar os dentes. Depois abra bem a boca e coloque o raspador de língua no ponto mais acessível na parte de trás da língua; Aplique pressão suave e puxe o raspador para frente em direção à ponta da língua.

Comece pela parte de trás da língua, e depois vá escovando em direção à parte da frente, na abertura da boca. Você deve escovar toda a superfície superior da língua fazendo uma leve pressão, e depois termine enxaguando com água.

O enjoo constante, ou náusea, é um desconforto no estômago que pode estar relacionado com situações como a gravidez, refluxo gastroesofágico, ansiedade ou o uso de determinados medicamentos, por exemplo.

Use a escova de dente ou um limpador de língua, que é próprio para isso. Para limpar a língua, faça movimentos de raspagem, do fundo da língua até a ponta, e depois termine enxaguando com água.

A ânsia de vômito pode ter várias causas, que inclui as doenças do estômago, gravidez (geralmente causa ânsia de vômito pela manhã), quimioterapia, radioterapia, além de emoções fortes, como ansiedade, preocupação ou estresse intenso.

O fato mais comum é que a ansiedade libere adrenalina e cortisol, fazendo com que o corpo produza ácido do suco gástrico em excesso. A alta acidez deixa todo o sistema digestivo irritado e causa dores, náuseas e vômitos – pode até causar uma úlcera.

A limpeza da língua precisa ser feita duas vezes por dia. Se não for possível, pelo menos à noite antes de dormir. Inicie a higiene bucal pelo fio dental, depois limpe a língua e, por fim, escove os dentes. Os dentistas recomendam esse processo, pois a pasta de dente pode dificultar a remoção da saburra lingual.

1. Enxaguar ou cuspir? Para alguns, essa primeira dica pode surpreender, mas de acordo com Preddy, o ideal é cuspir, não enxaguar. “O excesso de pasta de dente deixada na boca após a escovação forma uma camada protetora em torno dos dentes, por isso é melhor não enxaguar”, explicou ele.

Para remover da língua bactérias e partículas de alimentos que causam odor, pode-se usar uma pequena quantidade de creme dental (ou pasta de dente) para escovar cuidadosamente a parte de cima da língua.

Melhore a saúde geral.
Remover bactérias é a chave para prevenir cáries, doenças gengivais e outras condições que afetam a boca. Lata de raspagem de língua ajuda a limpar essas bactérias da boca, melhorando aparência e sensação geral de sua língua.

Raspar a língua ao acordar
É nesse momento em que acontece a reparação de tecidos e crescimento muscular, por exemplo. Além disso, ocorre uma espécie de detox, que elimina toxinas, bactérias e restos de alimentos. Tudo isso está presente na saburra lingual, bem comum logo após uma longa noite de sono.

Raspar a língua ao acordar, pode melhorar o condicionamento digestivo e consequentemente do intestino. Isso porque a digestão dos alimentos se inicia ainda na boca, devido às enzimas presentes na saliva que facilitam a digestão pelo intestino.

Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Halímetros já existentes no mercado oferecem um diagnóstico mais preciso.