Porque escapa a quinta marcha?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Isso pode ocorrer pela coifa da homocinética ou retentor do câmbio, que fica no eixo de engrenagens, atrás do rolamento da embreagem. Para resolver o problema, o recomendável é ir em oficinas especializadas em câmbio ou num mecânico de confiança para averiguar a situação do sistema de embreagem e câmbio.

5ª marcha. A quinta marcha é a mais alta nos carros convencionais, normalmente utilizada em estradas e rodovias, porque se a velocidade for menor que 60 km/h, ela faz com que o carro perca a potência.

Desgaste na peça provoca encaixes imprecisos ou impossíveis
Quando sua marcha começar a não encaixar de maneira precisa ao realizar o acionamento, é um grande indício de problemas no trambulador. Portanto, não espere ficar na mão, observe o comportamento do seu carro.

Fique atento à velocidade do carro quando trocar as marchas e a reduções muito bruscas. Esse sistema foi feito para trabalhar em rotações específicas e, se você forçá-lo demais, a possibilidade de quebra ou desgaste prematuro é muito maior. Além disso, os coxins do motor, entre outros componentes, sofrerão bastante.

Para mudar de marcha, é preciso tirar o pé direito do acelerador e só depois pisar com o pé esquerdo na embreagem, até o fundo do pedal. Não pise na embreagem e no acelerador ao mesmo tempo, pois o giro do motor vai aumentar e o carro vai “pular” no momento em que você tirar o pé da embreagem.

Causas típicas de anormalidade na marcha decorrentes de problemas vestibulares são vertigem e labirintite. Sistema nervoso central: doenças cerebrais podem causar problemas musculares, resultando em uma marcha anormal, como esclerose múltipla e a paralisia cerebral.

Se houver diferença, não será possível mover a alavanca de troca de marchas com facilidade — e se o motorista insistir, poderá haver quebra de dentes das engrenagens. Para quem acha ruim ter que pisar na embreagem para trocar de marcha, saiba que poderia ser pior.

Embreagem dura
Pode ser ocasionada por uma tensão excessiva ou desregulada do cabo de embreagem. E esse, se romper, você vai ficar na rua – ou ter de passar a marcha do carro “no tempo”, o que nunca é bom. O pedal duro da embreagem pode indicar também uma folga exagerada dos cilindros de embreagem.

Você pode pular a ordem de uma marcha para outra, por exemplo, de quarta você pode pular direto para a segunda, sem passar pela terceira ou, então, se estiver de quinta ou sexta marcha você pode pular direto para primeira, contanto que a velocidade do carro seja compatível com a velocidade dessa marcha que você vai ...

Mas existe uma dicha excelente: a economia de combustível é mais fácil quando o motorista não pisa fundo no acelerador. De maneira geral, é possível poupar quando o veículo se mantém entre 40 e 70 km/h de forma constante, engatando na quinta marcha e enquanto dirige sobre um terreno plano.

A marcha mais forte de um carro é a 1ª. Isso porque depois de vencer a inércia e que o carro já está em movimento, a 2ª, 3ª até a 5ª marchas, vão precisar de muito, mas muito menos esforço para continuar movendo o carro.

No caso da sede principal, não faltam clientes procurando caixa de marcha recondicionada. A vantagem definitivamente é o preço. É cerca de 50% do valor de uma nova, ou pode chegar até menos. Para um Gol, por exemplo, o valor da peça é de R$ 800,00 a R$ 1.000.

Isso porque, dependendo do modelo de carro e dos reparos que precisarem ser efetuados caso haja algum problema, os custos do conserto podem variar de R$ 4 mil a R$ 30 mil.

Um dos sinais que podem indicar a quebra da caixa é no momento da passagem das marchas, se o encaixe não acontecer de forma suave, ou até mesmo, as marchas não pararem e não entrarem, isso então pode ser um indício de um possível dano no componente.