Porque enterrar animal é crime?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Segundo o “Portal Vaticano”, enterrar esses animais em terrenos baldios e no quintal de casa é crime. Isso se dá porque a decomposição do animal pode gerar danos para a saúde de outros animais e também de pessoas, através da contaminação do solo e lençóis freáticos.

De acordo com a Resolução ANVISA RDC nº 306, de 7 de dezembro de 2004, cadáveres de animais são classificados como resíduos comuns, equiparados aos resíduos domiciliares, portanto, podem também ser encaminhados para o aterro sanitário.

O proprietário deve ensacar o animal morto e levar a um dos transbordos municipais (Santo Amaro ou Ponte Pequena) que recebem GRATUITAMENTE cadáveres de animais para incineração ou entrar em contato com clínicas veterinárias ou cemitérios de animais que realizam este serviço mediante pagamento.

Para alguns espíritas, os cães também estão em evolução, e assim que morrem, reencarnam como nós. Também dizem que, quando compartilham uma conexão muito verdadeira com seus donos, é possível que voltem novamente para eles, no corpo de um cãozinho recém-nascido.

O cadáver de um animal é classificado como resíduo de saúde e deve ter destinação correta. Os geradores deverão acondicionar o corpo do animal em sacos específicos, conforme legislação da Anvisa (RDC 222/2018), dentro de bombonas dispostas em câmara fria até que a empresa especializada no tratamento recolha o resíduo.

A eutanásia não é recomendada em casos em que não há o sofrimento do animal, em que há chances de cura por meio de cuidados paliativos para que o animal conviva bem com a doença ou apenas para a conveniência do tutor. Sacrificar o cachorro deve ser sempre a última opção.

Em alguns cemitérios haverá a opção de um túmulo individual ou um túmulo para grupos. Em um túmulo em grupo, o animal será enterrado com outros bichinhos. Também haverá a opção de um jazigo, mausoléu ou cripta. Em algumas cidades, pode estar disponível apenas a opção de enterro em grupo.

16 E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião segundo a sua espécie, 17 E o bufo, e o corvo marinho, e a coruja, 18 E o cisne, e o pelicano, e a gralha, 19 E a cegonha, a garça segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.

PORQUE COLAM A BOCA DO MORTO? Após o óbito, a boca do cadáver pode permanecer aberta. Com o intuito de restaurar a aparência natural da pessoa em vida, a boca é fechada.

À temperatura ambiente começa geralmente de 12 a 24h após a morte. É causado principalmente devido às atividades das bactérias do intestino que digerem as proteínas e excretam gases (como metano, cadaverina e putrescina) com um forte odor desagradável.

Cemitérios de cachorro e planos funerários são opções
Você pode procurar os mais próximos na sua cidade e se informar sobre valores e serviços, mas, no geral, enterrar seu cão pode custar por volta de R$700 a R$ 800.

Quem não tem condições de arcar com o custo de uma cremação ou enterro particular, podem recorrer as prefeituras do ABC que prestam o serviço gratuitamente. Em algumas cidades, as solicitações de recolhimento do mascote morto podem ser feitas pelo telefone ou no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) do município.

Perto da morte, o cachorro terá diarreia líquida geralmente de odor forte e com cor de sangue. Depois de morrer, seu cachorro vai urinar e defecar pela última vez por causa da total perda de controle muscular.

Enterrar, não!
Corpos em decomposição podem contaminar solos e fontes de água. Se o animal tiver morrido de alguma zoonose ou de doenças contagiosas (cinomose, parvovirose, leptospirose etc.), pior ainda.

Às vezes, a missão desses cães é considerada anjos com um significado especial para a nossa vida. Eles são protetores de energia que absorvem vibrações que não estão em equilíbrio e, através de nossos mimos, é como os ajudamos a se livrar do mal que absorvem.

Segundo o médico-veterinário, os animais entendem a situação na qual se encontram e notam quando seus donos decidem acabar com o sofrimento. Neste momento, os animais de estimação se sentem vulneráveis, por isso, ter seus donos ao lado é importante para acalmá-los e dizer adeus.

O céu dos animais, assim como aquele direcionado a nós, se encontra no paraíso divino. É por causa disso que iremos nos reencontrar com os nossos amigos, os quais aprendemos a amar na vida terrena. Os animais, bem como os seres humanos, são seres dotados de alma.

Não é proibido enterrar o animal no quintal de casa ou em um terreno. Mas, é muito perigoso pois pode trazer riscos para você e toda a vizinhança. O corpo enterrado de forma desapropriada pode contaminar o solo e gerar o risco de proliferação de doenças.

Utiliza-se a cal com frequência para controle do mau cheiro. A adição de cal limita a atividade microbiana que acelera a degradação, e por isso esses cadáve- res demoram mais a degradar.

Destinação irregular para animais mortos é crime
A prática de descarte dos animais é considerada crime ambiental, que tem como pena a reclusão de 1 a 4 anos e multa.