Porque engordo 1 kg por dia?

Perguntado por: tveloso . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Essa variação de peso pode ocorrer por diversas razões: acúmulo de glicogênio muscular, retenção de líquidos, intestino preso, variação normal do dia e até envolver o período menstrual.

Na verdade para ganharmos ou perdermos um quilo de gordura, precisamos fazer um déficit ou um superávit calórico de cerca de sete mil calorias. Portanto, você acha que é possível conseguir em um fim de semana, ou seja, dois dias, comer 14 mil calorias além das que você come normalmente? Certamente que não.

Cerca de 8 mil calorias ingeridas equivalem a 1.000 gramas em nosso corpo. Por exemplo, um homem adulto gasta cerca de 2500 calorias. Para ganhar um quilo, ele teria que comer o dobro do que precisa por cerca de três dias.

O fato, bastante comum, está provavelmente ligado ao inchaço e não exatamente ganho de peso. De acordo com a treinadora física Kindal Boyle, é possível ganhar até 5 kg em um único dia sem engordar.

A seguir, indicamos 6 dicas que são fundamentais para quem está tentando aumentar de peso de forma saudável:

  1. Comer de 3 em 3 horas. ...
  2. Incluir proteínas em todas as refeições. ...
  3. Consumir gorduras boas. ...
  4. Comer pelo menos 3 frutas por dia. ...
  5. Beber pelo menos 2,5 L de água por dia. ...
  6. Realizar atividade física.

Porque você pode 'engordar' de repente
Para que o peso de uma pessoa aumente um quilo de um dia para o outro, é necessário que ela ingira em torno de 7500 calorias a mais do que as que são gastas durante esse período, lembrando que gasto calórico acontece mesmo em repouso.

Como diferenciar inchaço de gordura
Com os dedos em pinça, aperte a pele onde há um edema ou sob a área que está inchada. Se quando você retirar os dedos a pele demorar mais de 3 segundos para voltar à forma normal, é retenção de líquido.

Retenção de líquidos engorda? É importante esclarecermos que a retenção de líquidos não está diretamente associada à gordura corporal. São coisas diferentes. Mas, de qualquer forma, ela pode sim aumentar significativamente o seu peso na balança (algo entre 1 a 3 kg).

Médicos explicam algumas doenças e remédios que podem engordar

  • Hipotireoidismo. Hipotireoidismo é quando os hormônios emitidos pela glândula estão em baixa. ...
  • Diabetes. A diabetes tipo 2 aparece, geralmente, na fase adulta, e está muito ligada à má alimentação. ...
  • Depressão e ansiedade. ...
  • Pílula anticoncepcional.

grelina

grelina. A grelina é considerada o “hormônio da fome”, pois sua principal função é estimular o apetite. Produzida nas células do estômago, é ela quem avisa ao cérebro quando é hora de comer, geralmente quando estamos de barriga vazia.

A melhor hora para se pesar é logo depois de acordar, pois assim é fácil manter o padrão de um bom jejum, evitando as alterações no organismo causadas pelo processo de digestão.

“Nosso peso pode variar até dois quilos de manhã para a noite devido à alimentação, ingestão de líquidos e inchaço por conta do calor e atividades. Dessa forma, não é recomendável se pesar à noite.”

Se esse é o seu caso, precisa saber que há uma regrinha simples para se pesar. Segundo cientistas da Universidade do Colorado, para que o visor da balança mostre o peso mais próximo da realidade, o ideal é se pesar logo no início do dia, depois de ir ao banheiro e antes de tomar café da manhã.

É normal o peso variar ao longo do dia e, em geral, as variações diárias podem ser de até 2 kg. Tal número pode causar espanto. Na verdade, o que determina essas variações (ou flutuações) depende.

Os principais fatores que podem influenciar na alteração do peso ao longo do dia são: jejum, retenção hídrica, treinamento de força, variações hormonais, fase do ciclo menstrual e o uso de alguns medicamentos. Se pesar frequentemente, no mínimo 3 vezes por semana, ajuda muito quem quer e precisa controlar o peso.

Alimentos fritos, congelados, ricos em açúcar e gordura são alimentos que engordam e devem ser evitados se você quer manter a boa forma! Limite sua ingestão desses alimentos e coma mais proteínas magras, vegetais e grãos integrais.

Dependendo do tamanho e da regularidade, o cocô pode variar de 450g a 1,8kg. É provável que esteja no limite superior, se você não faz cocô há alguns dias. ”

Segundo a especialista, a média é acumular até 2,5 kg nessa situação, mas o número pode dobrar, o que depende da alimentação e nível de atividades físicas. “Lembre-se que um número não reflete nada sobre você ou seu corpo. Não lhe diz o quanto do seu físico é músculo ou gordura, não lhe diz o quão bonito você é.

Para as mulheres: não se pese durante o período menstrual
Não é recomendado se pesar no período menstrual, pois durante o mesmo há muita retenção de líquido e, consequentemente, inchaço. As diferenças no peso podem ir de 2kg a 4kg durante a menstruação, portanto, se puder, evite se pesar nesses dias.

De acordo um novo estudo conduzido na Universidade de Oxford, a gordura dos alimentos é armazenada na região da cintura muito mais rapidamente do que se pensava - em apenas três horas após ingerida.