Porque em uma pergunta retórica?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Nessas sentenças, o questionamento está subentendido. Nesses casos, devemos utilizar a expressão por que. ex: Gostaria de saber por que você não veio ontem. Vale relembrar que, por que (separado e sem acento) significa por qual motivo.

Dica fácil: Se tiver dúvida, substitua a palavra por pois, visto que, já que, uma vez que. Se inverter a ordem, é possível substituir por como: Como não concordava com as mudanças, o diretor deixou o cargo. A forma “por que” é um advérbio interrogativo de causa e é usada quando pedimos por uma causa ou motivo.

A resposta da pergunta retórica já é do conhecimento dos diversos interlocutores ou se encontra subentendida. Embora formulada como uma interrogação, uma pergunta retórica não pretende questionar, mas sim afirmar ou insinuar uma informação, utilizando ironia e sarcasmo.

Dicas de retórica

  1. Uso de anáforas e tríades. ...
  2. Fazer pausas estratégicas. ...
  3. Fazer perguntas retóricas. ...
  4. Adaptar a linguagem conforme o público. ...
  5. Demonstre que você é uma pessoa igual às outras. ...
  6. Evite o improviso. ...
  7. Preocupe-se com a linguagem não verbal.

Existem, segundo Aristóteles, três géneros de discurso retórico: o deliberativo, o judicial e o epidíctico. Cada um destes géneros tem características específicas que ajudam a caracterizá-los e, ao mesmo tempo, a distingui-los uns dos outros.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Porque pode ser substituído por:

  1. pois;
  2. visto que;
  3. uma vez que;
  4. por causa de que;
  5. dado que;

Porque: normalmente usado em respostas. Exemplo: "A festa acabou porque houve uma grande confusão." Porquê: tem valor de substantivo e aparece acompanhado de determinanto (um artigo, por exemplo). Exemplo: "Queria saber o porquê de sua tristeza para poder ajudá-lo."

Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

"Porque" junto
O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi. Nesses casos, o “porque” é junto e sem acento.

O porque também é advérbio interrogativo em títulos de livros, como por exemplo: Porque Viemos. Porque Sou Cristão. 2 – Escreve-se por que: a) Quando por é preposição e que é pronome relativo (isto é, por que = pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais).

A retórica é a capacidade de formular pensamentos objetivos, organizados e de fácil entendimento e convencimento. E a oratória é só um dos meios pelos quais a retórica se manifesta. Ela também é presente nas artes, música, pintura…e até na publicidade.

O termo retórica significa “orador” e é usado para definir as técnicas de um discurso expressivo e persuasivo, capazes de destacar um orador dentre outros. O objetivo é estabelecer uma argumentação concisa, que misture racionalidade e emoção, para convencer um público sobre determinada ideia.

Acredite, sua redação não precisa de perguntas retóricas. Uma pergunta retórica é uma interrogação que não objetiva obter uma informação ou resposta, mas sim provocar o destinatário da pergunta. Esse tipo de pergunta EVENTUALMENTE colabora com a argumentação, mas na maioria das vezes são absolutamente desnecessárias.

existam três géneros de discursos retóricos: o deliberativo 42, o judicial 43 e o epidíctico 44. Numa deliberação temos tanto o conselho como a dissua- são; pois tanto os que aconselham em particular como os que falam em público fazem sempre uma destas duas coisas.

Frases com a palavra retórica
A arte sempre foi isto - interrogação pura, questão retórica sem a retórica - embora se diga que aparece pela realidade social.