Porque ekedi não raspa?

Perguntado por: shilario . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Sobre a questão de raspar os cabelos, Gracila lembra que quando teve sua cabeça raspada surgiram questionamentos em seu ambiente de trabalho, com pessoas perguntando se ela estava com câncer. A ekedi considera que é importante haver pessoas conhecidas que assumam seguir o candomblé, e que falem sobre o tema.

Ekedi é um cargo feminino, de mulheres que não entram em transe, ou seja, não incorporam os Orixás. Elas são escolhidas especialmente pelos Orixás e recebem a função de cuidar.

A ekedi é aquela que cuida do orixá enquanto ele está incorporado, é aquela que toma conta, que dirige tudo, que toma direção de tudo, então ela tem que ser uma pessoa de extrema confiança. Cada uma tem o seu lugar específico.

Ogan é a pessoa responsável num terreiro de Candomblé por tocar instrumentos de percussão, que podem ser atabaque ou agogô. Ele não entra em transe e auxilia o babalorixá ou a mãe de santo da casa.

A ekedi, na maioria das casas, também é chamada de mãe e exerce a função de dama de honra do orixá regente da casa. É dela a função de zelar, acompanhar, dançar, cuidar das roupas e apetrechos do orixá da casa, além dos demais orixás, dos filhos e até mesmo dos visitantes.

Firme na fé, mesmo sendo vítima de intolerância religiosa, Anitta fala sobre sua devoção livremente nos últimos anos e ajuda a desmistificar o preconceito que ainda existe para religiões de matriz africana. Em 2020 ela revelou ser Ekedi no terreiro que frequenta, que é uma função importante na religião.

DIA 31 DE JULHO

DIA 31 DE JULHO – DIA ESTADUAL DE EKEDI ... Art. 3º.

A assessoria de comunicação da influencer explica à Marie Claire que, dentro do candomblé, raspar a cabeça é uma grande prova do seu amor e devoção ao espírito, é o desprendimento da vaidade, em nome da fé. Ao todo, Flora precisará ficar dentro do terreiro por 21 dias, sem sair para nada.

Existem aqueles que possuem a condição de entrar em transe, de serem possuídos por seus orixás ou por outros espíritos. Diz- se que esses são médiuns rodantes, que “rodam no santo” ou “viram no santo”.

Significado de pataco: Sinônimo de dinheiro, termo usado em terreiros de Umbanda por entidade...

Ogã Suspenso, a pessoa escolhida por um orixá para ser um ogã, é chamado suspenso, por ter passado pela cerimônia onde é colocado em uma cadeira e suspenso pelos ogãs da casa, significando que, futuramente, será confirmado e passará por todas obrigação para ser um ogã.

Via de regra, são:

  • Iyalorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai-de-santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.
  • Iyaegbé / Babaegbé: É a segunda pessoa do Axé. Conselheira, responsável pela manutenção da ordem, tradição e hierarquia.
  • Iyakekerê / Babakekerê: Mãe-pequena / Pai-pequeno do Axé ou da comunidade.

Num entardecer de inverno, ele esperou pela Cigana na porta do puteiro e, na penumbra, lhe deu sete facadas. Assustado, olhou o corpo ensangüentado da morta estirado no chão e reconheceu, no piscar do néon do cabaré, o rosto desvelado de Elisa. Um enfarto o matou ali mesmo.

Ao tentar prever o futuro nas cartas, a cigana é avisada sobre um triste presságio: a morte. Enquanto o toureiro é ovacionado pela multidão, Carmen despreza o amor de Don José e joga violentamente o anel que lhe oferecera. Tomado pela paixão, Don José desfere o golpe fatal e mata sua amada com uma facada na barriga.

No começo, Maria Padilha era apenas um nome nas fórmulas mágicas das feiticeiras da Europa. Mas no Brasil, com o passar do tempo, foi-se criando o ambiente certo para que ela se mostrasse em toda a sua glória.

Esse transe é chamado de "Bolar no Santo" é a declaração em público do Orixá que quer a iniciação de seu filho, nesse caso o babalorixá vai consultar o jogo de búzios para saber qual é o Orixá e suas condições, se pode esperar ou se caso de urgência.

A Saída de Santo é o momento que encerra toda uma jornada de preparos e ritos necessários para se “fazer” um Pai/Mãe de Santo. É um momento de festa, de recompensa para todos os envolvidos.

Após a realização da feitura do santo, o médium passa a ser legitimado como um filho de santo, um iaô, um ogan ou uma ekedi, possuindo, a partir desse momento, um compromisso com o terreiro e com o seu orixá.

As características do Pai de Santo
Um Pai de Santo é um homem atencioso, equilibrado, sereno e disponível. Está sempre estudando e pronto para atender seus filhos da forma mais eficiente possível. Não é rancoroso, não se deixa abalar por conflitos de ego e nem toma atitudes por interesse próprio.

Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.

Para descobrir o seu Orixá de cabeça através da Numerologia dos Orixás, é preciso somar a data completa do seu aniversário. Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31.