Porque Ekedi não incorpora?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Mas afinal, o que é uma ekedi? Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.

Ekedis são o exemplo de que, para ser Ìya, não precisa parir, mas sim saber criar potências. Ser Ekedi é nascer com a missão iluminada de conduzir e cuidar do sagrado. É ter a dádiva de ser escolhida, literalmente, apontada pelo orixá e zelar por ele e pelos filhos seus.

Os Ogãs e Ekédis não são apenas iniciantes a espera da manifestação dos Orixás, ou pessoas que possam ajudar de alguma forma a casa. No Candomblé, Ogã e Ekédi, são cargos que já vêm determinados às pessoas.

Ekedi é um cargo feminino, de mulheres que não entram em transe, ou seja, não incorporam os Orixás. Elas são escolhidas especialmente pelos Orixás e recebem a função de cuidar. A palavra "ajoié" é correspondente feminino de ogan pois, a palavra ekedi, ou ekejí, vem do dialeto ewe, falado pelos negros fons ou Jeje.

" A cantora, praticante do Candomblé, é uma 'Ekedi' em sua religião. As Ekedis são suspensas para a iniciação, não precisando raspar a cabeça em sua preparação para servir aos Orixás”, afirmou a assessoria no comunicado.

Ialorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira. Iaquequerê (mulher): mãe-pequena, segunda sacerdotisa do axé ou da comunidade. Sempre pronta a ajudar e ensinar a todos iniciados.

A obrigação de um médium umbandista, popularmente conhecida como “Deitar pro Santo” é um período de retiro dedicado ao Orixá, um período de melhoramento, renascimento e resguardo. Existem diferentes requisitos para que um médium seja escolhido para passar pelo processo de deitada.

27 de maio

A vereadora destacou que a lei 7.455/2023, que instituiu a data 27 de maio como Dia Municipal das Ekedis a partir de um projeto de lei da ex-vereadora Divaneide Basílio (PT), bem como espaços como a Frente Parlamentar dos povos de Matriz Africana, são conquistas que combatem o preconceito e a intolerância religiosa.

Quando se torna ekedi é porque algum orixá escolheu a gente para esse cargo”, explica ela. Essa escolha é chamado de “ato de suspender”, ou seja, a ekedi é suspensa por um determinado orixá.

1. Colheita do feno. 2. Processo de conservação das forragens.

"Fiquei muito frustrada e não queria voltar", contou ela. Por conta disso, a cantora se voltou para o candomblé, religião do seu pai, que ainda sofre muito preconceito. "Quando vem das comunidades pobres, as pessoas veem isso como uma coisa ruim.

As Ekedis (Èkèjí) também podem ser chamadas de Àjòyè, Ìyároba, Makota, a depender da tradição da casa ou nação, não entram em transe, ou seja: não incorporam, pois que, precisam estarem acordadas para exercerem sua função.

“Na Umbanda, um médium pode incorporar um 'santo', ou orixá, que é uma divindade africana, ou uma 'entidade', que é um ente que já viveu em nosso plano”, descreve. A música e a expressão corporal têm muito a ver com o culto umbandista.

O Ogã e a Ekédi, primeiramente são suspensos pelo Orixá e futuramente confirmados em iniciação particular, diferente em alguns aspectos, da iniciação do Omo-Orixá, ou Filho de Santo. Possuem poderes específicos dentro dos barracões, pois são autoridades especiais, sendo considerados pais e mães por natureza.

A Ekedjí é mãe e deve ser chamada de Iyá ( mãe ) por onde passar pois nasceram Mãe e quando se nasce mãe todo o respeito deve ser lhes dado, sendo que a Ekedjí além de nossa mãe, é mãe de todos os filhos do mundo pois a sua voz é O ADJÁ sagrado e com ele que ela fala com os deuses, e elas são escolhidas pelos Deuses.

Ówó = dinheiro. Osogiyan = uma qualidade de Osalá relacionado com o inhame novo.

Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.

Qual o nome da pomba gira da Anitta? Ekedi há dois anos, a socióloga conta que chegou a ter o cabelo raspado como parte do rito de iniciação, que termina quando “o orixá que escolhe traz você para o salão do terreiro e dá seu nome ”. ANITTA interpreta POMBA GIRA em clip.

Porque sou de Yansã e Xangô, porque o Candomblé me traz de volta a um mundo de verdade, de gente de verdade, que ama de verdade, sorri de verdade, canta, goza e chora de verdade e mais que isso, junto dos Orixás.

“Sou cristã, católica, e o que aprendi com minha mãe e meu pai sobre a religião é que a fé habita em você à sua maneira, nas coisas que você acredita. A minha fé se relaciona muito com amor, com paz e energia boa.

Ela negou tudo e pediu respeito a sua religião. A assessoria ainda afirmou que a cantora tem sim papel importante na religião de matriz africana. " A cantora, praticante do Candomblé, é uma 'Ekedi' em sua religião.

Continuar lendo Porque ekedi não raspa?