Porque Einstein não ganhou o Prêmio Nobel?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

As desconfianças sobre por que o comitê do Nobel demorou para dar o prêmio a Einstein pela descoberta relacionada ao efeito fotoelétrico e nunca o concedeu para a relatividade vão além das questões científicas e incluem o fato, entre outros, de que ele era judeu.

Veja abaixo que foram os 10 últimos vencedores. 2021: Os jornalistas Maria Ressa (Filipinas) e Dimitri Muratov (Rússia), venceram "por seus esforços para proteger a liberdade de expressão, que é uma condição prévia para a democracia e a paz duradoura".

O americano Barry Sharpless, premiado nesta quarta-feira(5) com o Nobel de Química ao lado de outros dois cientistas, é a quinta pessoa a receber duas vezes o prêmio.

2 + 2 = 4. Indo diretamente ao assunto, muita gente sabe que a grande verdade é que Albert Einstein nunca reprovou em Matemática no seu tempo de escola — pelo contrário, ele era um excelente aluno e chegou a cogitar a hipótese de se tornar um matemático.

Além disso, o contexto da citação faz parecer que Einstein admirava Tesla e o respeitava.

Em 1922, 12 anos após a primeira indicação, ele conquistou um Nobel pela descoberta sobre efeito fotoelétrico. Entre 1910 e 1922, o físico Albert Einstein foi indicado nada menos do que 62 vezes ao Prêmio Nobel de Física, pela sua teoria da relatividade, proposta por ele em 1905 e ampliada em 1915.

Brasil. Apesar de, oficialmente, nenhum brasileiro jamais ter ganhado a maior honraria científica, literária e cultural mundial, há, entre os 975 premiados, uma pessoa que nasceu em solo brasileiro.

Os cientistas atuam como professores nos respectivos países em que nasceram. O valor da premiação é de 10 milhões de coroas suecas que serão divididas igualmente entre os laureados. Mais informações sobre o Prêmio Nobel de Física 2022 podem ser consultadas na página do Nobel Prize.

Marie Curie

Marie Curie
A única mulher da lista, Marie Curie foi a primeira pessoa a receber dois prêmios Nobel e a primeira mulher a ser laureada com ele. Em 1903, ela recebeu junto a Antoine Henri Becquerel e Pierre Curie o Nobel de Física por investigações acerca da radiação.

Uma rápida pesquisa no Google nos mostra que é corriqueiro o questionamento sobre o porquê da ausência de prêmios ao país e as explicações, principalmente quando falamos de ciência, giram em torno da falta de investimentos – ou a má aplicação deste orçamento já apertado.

Contamos aqui brevemente as histórias de cinco cientistas que receberam o prêmio Nobel duas vezes.

  1. Marie Curie. 2 de 6 Marie Curie foi a primeira mulher a ser laureada com um Nobel — Foto: GETTY IMAGES/BBC. ...
  2. John Bardeen. ...
  3. Linus Carl Pauling. ...
  4. Frederick Sanger. ...
  5. Barry Sharpless.

Einstein foi uma das mentes mais brilhantes da ciência, e o seu legado inclui a explicação do efeito fotoelétrico, a formulação da teoria da relatividade espacial geral e restrita, além de grandes contribuições para a Física Estatística, por meio de sua explicação para o movimento browniano.

A Real Academia Sueca de Ciências é responsável pela seleção do escolhido para o Prêmio Nobel de Física e Química. O Instituto Karolinska para o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina. A Academia Sueca para o Prêmio Nobel de Literatura.

O processo de escolha do Nobel começa com os comitês de cada área, responsáveis pelo envio de cartas para cientistas, professores e acadêmicos de diversos países solicitando indicações para a premiação. Anualmente, os comitês recebem entre 200 e 300 indicados.

160

Sua pontuação é superior a de personalidades como Stephen Hawking e Albert Einstein, ambos com um QI estimado de 160.

Poucas pessoas sabem que Einstein pode ter tido TDAH, pois era inquieto e tinha dificuldade em manter o foco em tarefas que não o interessavam. Além disso, não era muito bom em seguir regras e rotinas. Essas características foram fundamentais para suas realizações.

Só parte disso é verdade
Que era mau aluno – ou pelo menos que tirava notas ruins – é verdade. Que tomou pau em matemática é mentira. “O mito de que Einstein era um aluno medíocre definitivamente não é verdadeiro”, diz o físico Michael Shara, do Museu de História Natural dos Estados Unidos.

físico alemão até tentou ser cordial. “Um mendigo envolto em púrpura que pessoas ignorantes tratam como um rei.” — Nikola Tesla, sobre Albert Einstein, em entrevista para o New...