Porque educar é um ato de amor?

Perguntado por: mmota . Última atualização: 4 de maio de 2023
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Educar é um ato de amor. Educar não é mudar mentes, é deixar transformar-se de forma autônoma, leve e natural. Educar tem seus desafios, seus dias pesados, mas, no fundo, é como um profundo que vem à superfície. O mestre não se vê em outro lugar, de outra forma, vivendo e pensando de outra maneira.

Falar de Paulo Freire nestes tempos obscuros e de medo é assumir que “A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa” (FREIRE, 2019, p.

A Educação Através do Amor permite que o educador se encontre, se perceba, melhore suas práticas e aprenda com os alunos, permitindo que eles se conheçam também, façam escolhas adequadas para si e lidem melhor com as necessidades do mundo, tornando-se adultos mais capazes e bem resolvidos emocionalmente.

"Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor." "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."

12 – “A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática”. — Pedagogia da Autonomia, 1996. 13 – “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”.

Ou seja, é o apreço que uma pessoa sente por ela própria. E esse sentimento é capaz de crescer por meio de ações que sustentem o autocuidado físico, emocional e espiritual. Assim, o amor-próprio representa uma alta consideração pelo seu bem-estar e felicidade pessoais.

Educar é a ação de promover a educação, que compreende todos os processos, institucionalizados ou não, que visam transmitir determinados conhecimentos e padrões de comportamento a fim de garantir a continuidade da cultura de uma sociedade.

Essa frase vem do livro de Provérbios, escrito pelo rei Salomão. Possivelmente ele aprendeu isso com sua própria vida; ele era filho do Rei Davi com Bate-Seba. Cresceu e recebeu orientação na sua casa para temer e amar a Deus.

2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

O amor é o poder que promove amizades, tolerância, civilidade e respeito. É a força que sobrepuja a discórdia e o ódio. O amor é o fogo que aquece nossa vida com alegria inigualável e esperança divina.

Amor é sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outro. Não apenas desejar o bem, mas, fazer com que uma pessoa queira estar com outra, em companhia e em proteção mútuas.

O amor é um sentimento que pode nos provocar sensações contraditórias. Podemos nos sentir alegres e nervosos ao mesmo tempo quando amamos alguém. Através do amor, desejamos o bem à pessoa amada. Damos afeto e carinho sem pedir nada em troca.

Veja cinco ideias indefensáveis que Paulo Freire apoia em seu principal livro, Pedagogia do Oprimido:

  • O mundo se divide entre opressores e oprimidos. ...
  • Che Guevara é um exemplo de amor. ...
  • A educação deve estar a serviço da revolução. ...
  • A família é opressora. ...
  • É preciso combater a “invasão cultural”

10 frases de filósofos e pensadores sobre educação
“O ser humano é aquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant, filósofo alemão. “Educai as crianças e não será preciso punir os homens.” Pitágoras, filósofo e matemático grego. “A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.” Aristóteles, filósofo grego.

Conforme ensina Freire, o estímulo à participação dos estudantes na escola é extremamente importante para a assimilação do que é ser cidadão e cidadã, e para sentir-se sujeito do processo educacional. A escola cidadã deve partir da necessidade dos alunos e das alunas defendendo sempre a educação dialógica.