Porque educação a distância não tem crase?

Perguntado por: vevangelista . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA OU EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA? No emprego da locução a distância, não é aconselhável usar a crase quando não houver ambiguidade no discurso. Assim: “Esta modalidade educacional será a distância.”

Com a palavra distância especificada, a expressão deverá ser escrita com acento grave, visto haver a presença da preposição a e do artigo definido a, ocorrendo a crase. Exemplos com à distância (determinada): Meu escritório fica à distância de 200 metros daqui. Por favor, permaneçam à distância de 2 metros dos quadros.

Sim, você deve colocar a crase; e a colocaria mesmo que não houvesse o adjetivo, pelo fato de usarmos o artigo diante dos substantivos abstratos (V. Não Tropece na Língua nº 233 - SUBSTANTIVOS CONCRETOS E ABSTRATOS). Portanto: direito à liberdade, à saúde, à educação, à privacidade sexual etc.

“Esta modalidade educacional será a distância.” “Em tempos de pandemia, em que o isolamento social é a regra, vem aumentando a procura pela educação a distância.” Quando falamos em ambiguidade, referimo-nos, por exemplo, a construções como estas: “Será preciso estudar a distância.”

As seguintes construções, portanto, são consideradas corretas: (1) Educação a distância. (3) Atendimento a distância.

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).

EAD é a sigla para Ensino a Distância, utilizada para identificar a modalidade de ensino ocorrida em ambiente virtual, ou seja, sem a necessidade de presença física em uma universidade para o processo de aprendizagem.

Em geral, se nos referimos a uma distância específica e determinada, temos um caso de crase: O guarda estava à distância de cem metros da cena do crime. A moça estava à distância de um quilômetro da casa.

Educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.

5 dicas simples sobre o uso da crase

  1. Apenas antes de palavras femininas. ...
  2. Em expressões que indiquem hora. ...
  3. Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  4. Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
  5. Casos em que a crase é opcional.

A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.

Sendo assim, se você quiser dizer que compareceu à aula, que acompanhou e viu tudinho = você deve usar sim a crase. Agora, se você está mandando tão bem que preparou o material, auxiliou os outros alunos durante a aula e deu assistência = nesse caso você escreve sem a crase mesmo.

Há contração entre preposição exigida por regência verbal e artigo definido feminino. É obrigatório o emprego da crase em locuções adverbiais como, por exemplo, “à saúde”. É obrigatório o emprego da crase em locuções prepositivas como, por exemplo, “à saúde”.

distancia | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Quando e como surgiu o EAD? No ano de 1728, em Boston, nos Estados Unidos, um anúncio inusitado circulava nos jornais da cidade. O professor Caleb Phillips estava oferecendo um curso de Taquigrafia, uma técnica inovadora para escrever à mão de forma rápida, usando códigos e abreviações.

Decreto Nº. 5.622, de 19 de dezembro de 2005, regualmenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB).

Para os fins deste Decreto, considera-se educação a distância a modalidade educacional que busca superar limitações de espaço e tempo com a aplicação pedagógica de meios e tecnologias da informação e da comunicação e que, sem excluir atividades presenciais, organiza-se segundo metodologia, gestão e avaliação peculiares ...

Pode-se dizer que o marco legal da expansão apresentada foi o artigo 80 da LDB (Lei 9.394 de 1996), cujo caput dispõe que “o Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada”.