Porque é tão difícil realizar um sonho?

Perguntado por: omoura . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Sonhos não têm tamanho e nem mapa de chegada, todos exigem tempo, dedicação e determinação. Mas muitas vezes eles permanecem apenas no papel e quando você percebe, o momento já passou e você acaba desistindo desse sonho ou postergando mais uma vez a realização do mesmo.

Explicação: é preciso ambição e persistência para realizar nossos sonhos. A principal barreira é a insegurança e falta de confiança em si. Nunca desistir pelo fato de que você deve ansiar pelo sucesso ..

Poderia ser que, relacionado com sentimentos de medo e negatividade, os sonhos nos quais não pode correr simbolizem esse sentimento de que algo que lhe importa muito está fora do seu controlo. Outra explicação que poderia ter o feito de não poder correr num sonho é a baixa autoestima.

Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.

Isto sugere que as pessoas que frequentemente se lembram dos sonhos podem dormir menos bem. Resumindo, o facto de uma pessoa se lembrar de um sonho não é indicativo de um sono de qualidade, podendo significar que simplesmente acordou na hora certa para se lembrar, o que pode estar associado a múltiplas doenças.

Os sonhos mais difíceis de serem realizados são aqueles que nos dão mais prazer de alcançar.

Os sonhos são representações de nossa realidade externa e como isso nos afeta internamente. É consequência da ativação cortical que ocorre na fase REM (rapid eye movement, ou movimento rápido de olhos) do sono. N3 (sono profundo, com descanso da atividade cerebral).

O primeiro passo para começar a acreditar na sua força do pensamento é agir como se já tivesse alcançado o seu desejo. Ao imaginar essas situações, você se torna mais confiante e capaz de tornar o seu sonho realidade. Mas lembre-se: se não tiver certeza de que vai conseguir, o seu pensamento não será válido.

Tradicionalmente, para alcançar isso, são sugeridas práticas como meditar frequentemente, recitar frases antes de dormir (por exemplo: "Estou controlando meus sonhos"), anotar os sonhos de que você se lembra, para poder identificar se são recorrentes ou acordar durante a fase de movimentos oculares rápidos (o sono REM, ...

A importância do significado dos sonhos para a psicologia
Segundo ele, os sonhos são considerados mensagens enviadas pelo nosso inconsciente, servindo de ponte entre os processos conscientes e não-conscientes e mantendo o equilíbrio da mente.

Para conquistar seus sonhos, você precisa agir, estabelecer objetivos e realmente fazer algo para atingi-los. Quando os sonhos não vão para o papel e você não cria planos para realizá-los, podem acabar morrendo ou virando frustrações que você leva para o resto da vida.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos.

A incapacidade de gritar, assim como de correr ou de bater em alguém quando estamos a sonhar, parece produzir-se devido ao fato de que as áreas do nosso cérebro que controlam os neurónios motores se desligam durante o sono. Assim o explica Julie Lambert, especialista certificada em sono da Happy Sleepy Head.

Nesse caso também é possível recorrer a ações mecânicas, como apertar o próprio braço. Afinal, nos sonhos não é possível sentir dor. Isso é importante porque, para ter controle sobre os sonhos e realizar coisas impossíveis, é preciso saber que não se está no mundo real.

A isso chamamos Sonhos Lúcidos e é um pouco do que vamos ver a seguir. Os sonhos lúcidos envolvem um estado de consciência no qual a pessoa não está nem totalmente desperta, nem em sono profundo e sim em algum lugar no meio do caminho.

- O quarto é mais raro, são os chamados de 'grandes sonhos'. Eles servem de orientação para toda uma fase da vida da pessoa e incluem os sonhos de infância e também os decisivos. Na opinião da psicanalista, eles não são comuns, mas são bem possíveis.

A resposta curta é sim, é real. Seguindo a definição mais ampla do sonho lúcido – ou seja, percebendo que você está sonhando dentro do próprio sonho – acho que muitas pessoas tiveram essa experiência.

Drauzio – Existem pessoas que não sonham? Flávio Alóe – A não ser que estejam sob medicação ou tenham alguma doença orgânica, todas as pessoas sonham de quatro a seis vezes numa noite normal de sono.