Porque é tão difícil perder a gordura da barriga?

Perguntado por: areis7 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Por conta do acúmulo de gordura localizada, nosso organismo tem dificuldade em queimar gordura e transformar em energia os alimentos que consumimos regularmente. Ao passo que o indivíduo começa a apresentar um metabolismo lento.

Quer emagrecer apenas uma parte específica do corpo? Infelizmente, não é possível. De acordo com a nutricionista Raquel Rodrigues e o educador físico Antônio Neves, não adianta falar, por exemplo, que quer apenas diminuir a barriga. O emagrecimento acontece em um contexto geral.

A gordura localizada na região abdominal costuma ter relação com alimentação, falta de exercícios físicos, genética e problemas hormonais. Há diversos fatores que favorecem o acúmulo de gordura no abdômen e que dificultam sua perda. Além disso, tanto homens quanto mulheres costumam sofrer deste problema.

Melhores exercícios para perder barriga

  1. Corrida. ...
  2. Aulas aeróbicas. ...
  3. Pular corda. ...
  4. Bicicleta. ...
  5. Caminhada rápida. ...
  6. Natação.

De maneira resumida, em um mês, você pode perder, em média, de 3 a 4 quilos se seguir um plano bastante rígido. Assim, um quilo de gordura corporal é equivalente a 3.500 calorias. Portanto, o cálculo funciona assim: para perder dois quilos por semana (7 mil calorias), você deve perder 1.000 calorias por dia.

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;

As melhores estratégias para afinar a cintura são fazer exercícios moderados ou intensos, comer bem e recorrer a tratamentos estéticos, como radiofrequência, lipocavitação ou eletrolipólise, por exemplo. A gordura localizada na cintura é o resultado do consumo de mais calorias do que se gasta por dia.

Os remédios mais utilizados para emagrecer, receitados pelo médico, são:

  1. Sibutramina. ...
  2. Orlistat. ...
  3. Saxenda (Liraglutida) ...
  4. Cloridrato de lorcaserina (Belviq) ...
  5. Fentermina. ...
  6. Naltrexona e Bupropiona.

Mesmo quando se começa uma dieta ou rotina de exercícios físicos, a gordura abdominal é a última a sumir.

Afinal, o que emagrece primeiro no corpo? O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento.

A mais perigosa é a barriga "dura", como é identificada a gordura visceral, que fica entre os órgãos. Hoje, no Dia Mundial do Combate à Obesidade, vale o alerta: além de ser mais difícil de eliminar, a "barriga dura" compromete o funcionamento dos órgãos, eleva a pressão e pode matar.

Algumas dicas para emagrecer 1 kg por semana são:

  1. Tomar chá termogênico. ...
  2. Evitar líquidos durante as refeições. ...
  3. Evitar molhos nas refeições. ...
  4. Mastigar bem os alimentos. ...
  5. Dormir 8 horas por noite. ...
  6. Evitar alimentos industrializados. ...
  7. Tomar suco detox.

Corrida, ciclismo ou até mesmo natação de alta intensidade são excelentes para acabar com a pochete da barriguinha. 2 - Antes de tentar suar a camisa até ficar esgotada na academia, fique de olho na sua dieta e nos seus hábitos de frequência ao banheiro.

Essa tática chama abdominal hipopressivo. O abdominal hipopressivo – ou ginástica hipopressiva – é um tipo de exercício que foca na tonificação dos músculos do abdômen. Sendo assim, muito utilizado por pessoas que sofrem com dor nas costas e para mulheres no pós-parto.

Para se livrar dele, qualquer exercício regular ajudará. Faça, ao menos, 150 minutos de atividades físicas na semana. Aposte na modalidade HIIT, treinamento intervalado de alta intensidade que é altamente eficaz na redução de gordura. Corridas todos os dias também podem solucionar o problema.

A elevação de quadril, com a pessoa deitada, ajuda a perder barriga e é fácil de fazer mesmo em ambientes apertados. Como realizar: Deitado no chão ou sobre um colchonete, deixe os braços alinhados ao lado do corpo, deixe os joelhos flexionados e as solas dos pés completamente apoiadas no chão.