Porque é tão difícil esquecer um grande amor?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Porque há lembranças inoxidáveis, histórias e vivências que foram escritas por meio da paixão e daquela magia que deixa marcas indeléveis na memória. Desse modo, independentemente de querermos ou não, é impossível apagar os amores do passado porque eles também nos ajudaram a ser quem somos agora.

Esses resultados, assim como os encontrados nos estudos de Young, indicam uma ligação específica entre separação e aumento do cortisol. Para pesquisadores, isso significa que, no futuro, podem ser desenvolvidas drogas que bloqueiem esse hormônio e ajudem as pessoas a se desligar de um parceiro.

Esquecer um amor é algo impossível porque ninguém pode editar a vontade das próprias lembranças. No entanto, podemos modular o impacto emocional e transformar o luto em um processo básico e necessário por meio do qual podemos, aos poucos, lidar com os sentimentos para aceitar a nova situação.

O responsável por esse efeito é a adrenalina.

Como desapegar de alguém – atitudes que vão fazer a diferença:

  1. 1) Cortar o contato.
  2. 2) Silenciar nas redes sociais.
  3. 3) Tire da sua vista tudo que lembra essa pessoa.
  4. 4) Avise as pessoas próximas a você sobre o que aconteceu.
  5. 5) Encontre-se com você
  6. 6) Respeite seu tempo.

Basicamente um grupo de pesquisadores descobriu que, enquanto as mulheres sentem o fim do relacionamento de maneira mais intensa, os homens são os que ficam tristes por mais tempo. De acordo com o pesquisador Craig Morris, da Universidade de Binghamton, isso ocorre por questões biológicas.

Porque pensamos no ex? Culpa: outra razão pela qual se continua a pensar no ex é a culpa. Embora não se tenha feito nada de ruim durante o namoro, a pessoa se culpa pela separação. Arrependimento: sempre existe um 'e se' e muitas vezes a lembrança do ex se faz presente porque se pensa no como teria sido 'se'.

E passado algum tempo, quando já nos sentimos com vontade de fazer novos amigos e capazes de nos apaixonarmos novamente, é normal pensarmos no ex-namorado? A resposta é: sim, é normal pensarmos nele (simplesmente porque partilhámos muitos momentos).

6 maneiras de tirar da cabeça a pessoa que você não para de...

  1. Começar uma nova atividade. Começando nossa lista, certamente dar um play em novas habilidades pode te ajudar e muito a esquecer aquela pessoa. ...
  2. Sair com os amigos. ...
  3. Conhecer outras pessoas. ...
  4. Iniciar uma leitura. ...
  5. Assistir a um filme. ...
  6. Ir para novos lugares.

Está comprovado cientificamente que todo mundo pode superar! Uma pesquisa da Universidade de St. Louis provou que nosso cérebro está mais preparado para enfrentar a sensação da ruptura que geralmente vivenciamos numa desilusão amorosa.

Então, se você quer esquecer alguém, faça o exercício de lembrar de tudo que você considera como defeitos nele, assim como das situações desagradáveis que ele causou. Lembre-se de todos os momentos em que a pessoa foi grosseira, indiferente, fez você sentir raiva, insegurança ou inferioridade.

Oração para esquecer um antigo amor
"Senhor, ouve a minha oração e escuta o pedido aflito de meu coração que sangra e sofre por perder o amor que o acalentava. Nesse momento, Senhor, minha vida parece desaparecer como fumaça e meu corpo arde como a relva seca.

Quanto tempo dura? Depende. Para cada pessoa pode durar um tempo, mas, sem manipulação de energia, terapias e conscientização, o término pode durar até metade do tempo que durou a relação, ou seja, em uma relação que durou um ano, o tempo para superá-la pode chegar a seis meses.

Sofrer por amor é uma consequência da dependência emocional: quando o indivíduo projeta suas expectativas e deixa toda a sua felicidade atrelada ao outro, acaba se tornando dependente da pessoa amada para ser feliz.

Tudo começa com a incredulidade, protesto e reforço do apego. “O cérebro aterroriza-se e reage como se estivesse frente a uma ameaça. O sistema imunitário enfraquece e sobem os níveis de stress”, o que pode gerar dor física, descreve Espinosa.

As razões para voltar a um antigo amor podem ser muitas, por exemplo, o conforto daquilo que já conhecemos pode ser um grande motivo, assim como o desconforto em abraçar novas relações por medo do desconhecido. Há ainda o perseguir de um projeto de vida, de um sonho, de algo que um dia idealizamos com aquela pessoa.