Porque é tão difícil deixar quem amamos?

Perguntado por: rmoreira9 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Porque há lembranças inoxidáveis, histórias e vivências que foram escritas por meio da paixão e daquela magia que deixa marcas indeléveis na memória. Desse modo, independentemente de querermos ou não, é impossível apagar os amores do passado porque eles também nos ajudaram a ser quem somos agora.

O primeiro beijo, abraço ou toque criam um vinculo químico com essa pessoa, o que torna a tarefa de a esquecer muito mais difícil. Para além desta “hormona do amor”, também conhecida por ligar mães e filhos, existem outros químicos que são libertados quando conhecemos uma pessoa nova: a dopamina e a serotonina.

Confira as três principais dicas da ciência para fazer o cérebro parar de gostar de alguém:

  1. Não alimente um fantasma. Recuperar-se de um término é tão difícil quanto superar um vício. ...
  2. Tenha pensamentos negativos sobre a pessoa. ...
  3. Distraia-se com frequência.

Esses resultados, assim como os encontrados nos estudos de Young, indicam uma ligação específica entre separação e aumento do cortisol. Para pesquisadores, isso significa que, no futuro, podem ser desenvolvidas drogas que bloqueiem esse hormônio e ajudem as pessoas a se desligar de um parceiro.

Segundo os especialistas, esse tipo de sentimento pode causar muita dor porque envolve nossos desejos mais profundos e nem sempre é fácil superá-lo. Quando estamos perdidamente apaixonados, idealizamos a outra pessoa.

Esquecer um amor não é um processo fácil, mas é possível. É importante permitir-se tempo para lidar com as emoções, buscar apoio e investir em atividades saudáveis. Lembre-se de que o fim de um relacionamento não significa que você é inferior ou não merece amor e respeito.

Porque pensamos no ex? Culpa: outra razão pela qual se continua a pensar no ex é a culpa. Embora não se tenha feito nada de ruim durante o namoro, a pessoa se culpa pela separação. Arrependimento: sempre existe um 'e se' e muitas vezes a lembrança do ex se faz presente porque se pensa no como teria sido 'se'.

Quando uma pessoa não sai da sua cabeça, isso pode significar amor ou ódio! Ou seja, você pode estar gostando muito dessa pessoa a cada dia mais, ou pode estar com muitas mágoas ou rancores dela.

E passado algum tempo, quando já nos sentimos com vontade de fazer novos amigos e capazes de nos apaixonarmos novamente, é normal pensarmos no ex-namorado? A resposta é: sim, é normal pensarmos nele (simplesmente porque partilhámos muitos momentos).

As razões para voltar a um antigo amor podem ser muitas, por exemplo, o conforto daquilo que já conhecemos pode ser um grande motivo, assim como o desconforto em abraçar novas relações por medo do desconhecido. Há ainda o perseguir de um projeto de vida, de um sonho, de algo que um dia idealizamos com aquela pessoa.

Por que o primeiro amor dói tanto? O primeiro coração quebrado também é poderoso Na maioria das ocasiões, este sentimento de angústia costuma se rodear de lembranças sobre aquela pessoa. Por isso, não é raro que o primeiro rompimento seja mais doloroso do que qualquer outro.

“Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

O responsável por esse efeito é a adrenalina.

Dicas para esquecer e superar

  1. Fuja do clico vicioso. ...
  2. Cuide de você ...
  3. Trabalhe sua autoestima. ...
  4. Aposte na ocitocina e dopamina. ...
  5. Perdoe e encerre a história. ...
  6. Dê tempo ao tempo. ...
  7. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Embora muitos indivíduos se sintam plenamente felizes com a ideia de uma única alma gêmea, amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo é possível. No entanto, essa situação pode ser bastante confusa, principalmente quando já estamos em um relacionamento com alguém.

Qual salmo para esquecer alguém? O Salmo 119 é muito procurado nessas situações.

7 SINAIS DE QUE ALGUÉM ESTÁ INTERESSADO EM VOCÊ

  • Inclinação e proximidade.
  • Lembrar-se dos detalhes.
  • Esforço para manter uma conversa.
  • O “Sorriso de Duchenne”
  • Ficar nervoso perto de você
  • Ter curiosidade sobre você
  • Sempre há tempo para se encontrar.
  • LEIA TAMBÉM.

A voz, o perfume, tudo que ela faz, lhe causam uma sensação inexplicável. Assim, quando você vai embora e chega em sua casa, pronto, aquela mesma pessoa não sai de seus pensamentos. Porém, pode-se dizer que se algum acontecimento negativo lhe marcar, isso provavelmente também ficará em sua cabeça.

Irritação, dificuldade para dormir, aumento de cortisol (hormônio do estresse) e um mal-estar generalizado, claro que em menor intensidade. A saudade abarca um conjunto de sensações e emoções que remetem desde o passado até as sensações do presente.